O que é a ferramenta? 

Aqui nessa tela temos as opções de ver a situação de produtos que foram enviados ao defeito e também controlar estes produtos, podendo definir se vão ficar em uma análise de loja, análise de fábrica, conserto e defeito. 

Dúvidas frequentes (FAQ)

Qual é a principal função da ferramenta Controle de defeitos? 

R.: A ferramenta tem como principal objetivo controlar os produtos que foram marcados por algum motivo como defeito, podendo nela fazer nela além da gestão dos produtos também a gestão dos clientes e créditos. 


Quais as filtragens que a tela de Controle de defeitos permite que eu faça?

R.: A ferramenta permite filtrar entre produtos em defeito, análise de loja e análise de fábrica. Além disso, permite que seja filtrado os status dos produtos entre na loja, enviado e baixado. 


Vídeos da ferramenta


Manual de uso da ferramenta


Acesse o módulo de retaguarda > Estoque > Controle dos Defeitos

Vamos aprender sobre os menus laterais:

Operação: 

  • Analise de Fábrica: Utilizamos esse filtro para localizar o que foi feito com esse produto quando o mesmo foi adicionado ao defeito.
  • Analise de Loja: Essa operação é utilizada quando o defeito não é identificado na loja e assim terá que ser enviado para a fábrica e ser realizada uma análise, para que seja definido se realmente é um defeito ou mau uso do cliente.
  • Conserto: Essa operação é utilizada quando a loja pode realizar o conserto de um produto que foi identificado como defeito ou ate mesmo um ajuste no produto.
  • Defeito: Essa operação é utilizada quando a loja não faz a análise de loja e nem de fábrica e este produto é colocado no estoque defeitos e assim ser devolvido para a fábrica.
  • Todos: Esse filtro é para visualizar os produtos com todos os filtros colocados acima. 

Status: Utilizamos esse filtro para identificar o status desse produto adicionado no defeito.

  • Na Loja: O produto fica nesse status, quando somente é adicionado no defeito e ainda não foi realizada nenhuma ação com ele.
  • Enviado: Esse status significa que o produto foi enviado para uma análise de fábrica e está aguardando um retorno.
  • Baixado: O produto vai ficar com o status baixado quando o fornecedor que fizer a análise de fábrica, recusar ou autorizar gerando um crédito para o cliente.
  • Todos: Esse status vai apresentar todos os produtos com os status acima.

Comunicado: Utilizamos esse filtro para identificar os clientes que foram comunicados, durante o processo de adicionar o produto ao defeito.

Crédito: Esse filtro é utilizado para verificar os produtos que tem crédito gerado. 

Empresa: Utilizamos esse filtro para filtrar a empresa em que está o produto com defeito.

Data: Podemos filtrar um período em que os produtos foram enviados ou baixados. 

Cliente: Podemos buscar o cliente que devolveu o produto com defeito.

Vendedor: Você pode filtrar um Vendedor em específico cujo o produto foi marcado para defeito

Código do produto: Você pode filtrar um produto em específico cujo o produto foi marcado para defeito

Devolução / Conserto: Você pode inserir o código da devolução ou do conserto para poder encontrar o produto em específico

Defeito: Aparece a lista de defeitos que foram cadastrados e que é possível selecionar uma e filtrar o mesmo.

Podemos acessar os detalhes dos defeitos dando dois cliques em cima de qual desejamos visualizar, nessa tela podemos realizar algumas operações de acordo com a situação do defeito. 


ANALISE DE FÁBRICA:

  • Quando filtra por Analise de Fábrica você pode selecionar o cliente, clicar em ocorrência, clique em Nova e registre alguma anotação do produto.

  • Caso você clique em Comunicado, você pode registrar uma ocorrência do tipo comunicado 

  • Caso você queira gerar um crédito para o cliente, clique em gerar crédito e será criado um título que poderá ser usado em uma venda.

Obs.: Lembrando que você deve ter permissão de acesso

Gerar Crédito: Essencial no processo de análise de fábrica, pois será gerado o crédito referente ao valor para que futuramente seja utilizado para abater o valor em uma nova nota de entrada. 

Seguindo o processo de análise de fabrica o produto precisa ser devolvido ao fabricante. Será necessário sair da tela de controle de defeitos e acessar a tela de devolução ao fornecedor. 

Na tela de Devolução ao Fornecedor realize os filtros: 

Produto: Cód. do produto.  

Operação: Análise de Fábrica.  

Status: Na Loja. 

ANÁLISE DA LOJA

  • Essa operação é utilizada quando temos um setor ou um responsável na loja que faz a análise do produto, para que seja identificado se realmente foi um defeito de fábrica. 

  • Quando você filtra por Analise da loja, há possibilidade de gerar novas ocorrências, alterar o status para Análise de Fábrica, Defeito ou Conserto
    • Analise de Fábrica: A loja não conseguiu constatar que o produto é um defeito e precisa de uma analise mais criteriosa, então pode ser alterado para este status;
    • Defeito: Foi confirmado pelos responsáveis da analise que o item é um defeito e precisa ser enviado à fábrica. Será gerado um crédito.
    • Conserto: Há situações que a loja não quer entrar em contato com a fábrica e entende que se encaminhar para um sapateiro ou costureiro será resolvido a situação.

CONSERTO

  • Você pode registrar um ocorrência. 

  • Após enviar o produto para conserto, a tela para controle desses consertos fica no módulo caixa em seu menu lateral: 

  • Ao clicar irá abrir a seguinte tela:  

  • Clicando no botão pesquisar temos acesso aos concertos pendentes. 

Ao clicar 2x no conserto desejado, podemos “Concluir” para definir o status de entregue o conserto, após ser realizado os procedimentos com o produto. 


DEFEITO

  • Você pode registrar um comunicado e um ocorrência


  • Sem rótulos