Desenvolvimento Millen-5277 – NFSe – Município de Manaus - AM
Release 95
Versão 5
Autor Jaciara Silva
Processo: Fiscal
Nome do Processo: Emissão de NFSe
Acesso
Vendas\Movimentações
Motivação
Possibilitar a impressão de notas fiscais eletrônicas de serviço no município de Manaus - AM.
Este processo permitirá:
- Emissão das Notas Fiscais de Serviço;
- Visualização do DANFE da Nota Fiscal de Serviço;
- Cancelamento das Notas Fiscais de Serviço.
Atenção! Para emissão de NFSe neste município, é necessário que a empresa obtenha o certificado junto ao órgão competente.
Importante! Cada município deve ser homologado no sistema para que possa fazer emissão de notas de serviço, de acordo com suas características fiscais e legislação vigente.
Parâmetros
Instalar o certificado de emissão das NFSe na máquina onde as notas serão emitidas.
Em Utilitários\Administrador:
- Configurações Gerais\Nota Fiscal Eletrônica, na guia Danfe:
Selecione o certificado digital instalado para emissão de NFe
- Eventos
Cadastrar um evento para faturamento de serviço, sendo:
- Na guia Geral, no campo Tipo de Produto, selecione a opção Serviço
- Na guia Fiscal, no campo Modelo NF Padrão, deve ser selecionado o modelo 00 Nota Fiscal de Serviço
- Na guia Logística, no campo Influência no Estoque, selecione a opção N. Infui.
Em Produtos e Serviços\Serviços, ter serviços cadastrados no sistema, na guia Fiscal, localize o campo Município Homologado e selecione a opção Manaus.
Os demais campos deste cadastro devem ser preenchidos de acordo com as características fiscais da empresa emitente, de acordo com a prefeitura do município de Manaus.
Em Utilitários\Empresa\Filiais, selecione a filial responsável pela emissão das NFSe, na guia Tributação:
Ligar o parâmetro Utiliza Nota Fiscal Eletrônica de Serviços
No campo Ambiente, selecione a opção Produção (Após a realização dos testes de emissão)
Entradas
Emissão de NFSe em ambiente de homologação
Antes de iniciar a emissão das notas fiscais de serviço, é interessante realizar testes de emissão no ambiente de homologação disponibilizado pelo próprio município de Manaus.
Para emitir notas fiscais de testes sugerimos que o usuário lance valores bem baixos, por exemplo, R$ 1,00.
Após a realização dos testes de homologação, se tudo estiver correto, a empresa poderá passar a emitir as notas em ambiente de produção.
Validações e Saídas
Emissão da NFSe referente ao serviço prestado.
No site https://nfsev-prd.manaus.am.gov.br/nfsev/servlet/hlogin, será possível validar a emissão da nota. Para acessar será necessário ter o usuário e a senha da empresa.
Opções da Operação
Cancelamento de NFSe
O cancelamento da NFSe será efetuado normalmente pelo sistema, na tela de Status de NFe\Cancelar NFe, porém não iremos consumir WebService. Quando se tratar de um cancelamento de NFSe, o sistema irá efetuar o cancelamento da NFSe apenas no e-Millennium, deixando comentário "NOTA FISCAL CANCELADA SOMENTE NO MILLENNIUM", no campo "MENSAGEM ERRO" que é único texto visível na tela para o cliente.