Conciliação de Cartões Linx EMSys3 via Webservice

Conceito


A rotina de conciliação de cartões permite comparar as transações de cartões de crédito e débito realizadas, com as transações existentes no sistema. Isso permite visualizar possíveis diferenças entre as baixas no sistema e a operadora, visualizar pendencias, e comparar as taxas aplicadas. Permite o lançamento de operações não realizadas no sistema através de acertos de débito e crédito.

A Linx disponibilizou uma rotina que permite que os clientes que possuem o DTEF ou Sitef, façam a conciliação de cartões de forma simplificada, utilizando a comunicação por Webservice, o que dispensa a geração de arquivos por parte do cliente, e a contratação de terceiros para fornecer estes arquivos.

Configuração

Para realizar as configurações necessárias acesse o EMSys3.

No menu superior acesse: Sistema >> Parâmetros Empresa >> D-TEF Conciliação.


Deve ser informado os dados para comunicação com o WebService. Clique em confirmar.

Associar a conta corrente a operadora do cartão (sacado)

Devem ser associada(s) conta(s) corrente para o sacado, ou seja, as operadoras dos cartões de crédito. Poderá ser associado mais de uma conta bancária para o sacado.

Para isso acesse o cadastro de pessoas pelo menu superior: Pessoas > Pessoa > Pessoas ou pelho atalho.


Busque a operadora do cartão. 

  1. Em classificação marque a opção "Adm.Cartão"
  2. Marque  opção "PE" - Pesquisa especifica
  3. Clique na lupa para pesquisar.

 Clique em dados adicionais opção "Outras contas bancárias". Faça o cadastro das contas e clique no disquete para "Salvar". 

Importante

Será necessário associar o sacado (Administradora) ao produto (cartão) nas formas de pagamento do PDV. O mesmo deverá ser conciliado em cada conta informada no cadastro da Administradora. Caso não seja informada a conta no cadastro, o sistema irá trazer um erro avisando que não existe mnemônico cadastrado para o sacado específico.

Para associar acesse o menu PDV > Formas de pagamento > Forma de pagamento

Na opção sacado, observe que está sendo informado a operadora do cartão, (cadastrada no cadastro de pessoas). Assim, na hora da conciliação o sistema irá trazer o cartão que está associado ao sacado, e o mesmo por sua vez tem as contas informadas no cadastro de pessoas.


Rotina de Conciliação de Cartões

Acessando a rotina

Acesse Financeiro >> Contas a Receber >> Processa arquivo de baixa de cartões – D-TEF.



Clique em "Selecionar arquivo" . Na tela abaixo é possível escolher as transações que se deseja conciliar. Pode ser por um determinado período, por Autorizadora, por bandeira, ou ainda pelo tipo de lançamento dentro do período (venda, pagamento ou alteração). Informe o filtro que deseja e clique em baixar arquivo.


Neste momento o sistema se conecta via Webservice e apresenta as transações relacionadas.


São apresentadas as transações conforme o filtro selecionado.


Efetuando a Conciliação

É possível visualizar cada transação para identificar possíveis diferenças. No campo em destaque, é possível fazer um filtro das transações que estão com um percentual X de diferença, porém esse campo só fica habilitado quando selecionado o filtro correspondente, como mostra a imagem.


Realizando a baixa dos lançamentos

Para realizar a baixa, utilize o botão Liquidar Títulos. O sistema já irá fazer todo o processo da baixa dos cartões liquidando todas as transações.



Após a baixa dos lançamentos o sistema apresentará a possibilidade de visualizar as transações que não foram baixadas, e que ainda estão pendentes.


Importante

Portal de Conciliação Linx D-TEF

Foi disponibilizado um portal para que o usuário possa visualizar as transações de forma detalhada, permitindo a visualização da informação de diversas formas.

Para acesso ao portal de conciliação utilize o endereço:

https://www9.direcao.com/conciliacao/ 
Informando o usuário e senha recebidos. 
Para maiores informações de como utilizar o portal visualize neste vídeo explicativo 
https://dl.dropboxusercontent.com/u/29130585/Linx%20TEF%20concilia%C3%A7%C3%A3o.mp4


Está com alguma dúvida?

Consulte todos nossos guias na busca de nossa página principal clicando aqui.