Como gerar notas de entrada - Nota Fiscal de Produto?

A opção do Gerenciamento de notas de entrada possibilita realizar diversos processos operacionais em único lugar, gerando agilidade e praticidade nos lançamentos diários, dentre eles o lançamento de entrada de notas de produtos. Lembrando que as informações são retiradas do arquivo XML das notas geradas pelo fornecedor, portanto para registrar a nota de entrada é necessário a realização prévia da Manifestação.




Como fazer?


Dica!


Os procedimentos descritos nesse documento, também estão disponíveis através do vídeo Gerenciamento de Notas de Entrada - NF Produto Revenda (Clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube).


Para realizar a entrada da nota de produto, o acesso pode ser feito através do menu: Planilhas Diárias  Gerenciamento de Notas de Entrada.




Após definir os filtros de busca, clique em Abrir e localize a nota. Considerando que a nota já esteja manifestada, clique com o botão direito e escolha a opção Lançar Entrada ... :



Caso o fornecedor não esteja cadastrado, ao clicar na opção Lançar Entrada, o sistema irá solicitar se o usuário deseja cadastrá-lo:



Ao confirmar o cadastro do fornecedor, a inclusão dele será feita de forma automática, pois o sistema utiliza os dados do arquivo XML para efetuá-la. A nota não poderá ser lançada enquanto o fornecedor não for cadastrado. Em seguida o sistema irá solicitar que os dados do movimento sejam informados, devendo indicar a destinação da nota como NF Produto Revenda, seguido da data de movimento (data em que os produtos chegaram no estabelecimento e a qual será dada entrada no estoque), turno e centro de custo:




Observações:


O lançamento da entrada de notas com a destinação NF Produto Revenda gera registros na geração do arquivo Sped (Fiscal e Contribuições).


Danfe da NF-e pode ser verificada através do botão DANFE. Ao confirmar a identificação do movimento, caso os produtos não estejam mapeados, será necessário mapeá-los:



Detalhes dos campos da tela de mapeamento:

  • Cod. Prod. Forn.: Código do fornecedor no arquivo XML. O valor deste campo não pode ser alterado.
  • Descrição NF-e: Nome/discriminação do produto no arquivo XML. O valor deste campo não pode ser alterado.
  • Und. NF-e: Tipo de unidade do produto no arquivo XML. O valor deste campo não pode ser alterado.
  • Cod. Prod. PFWin: Código do produto no Postofácil. Caso o produto já esteja cadastrado no sistema, basta informá-lo através de seu código ou pressionar F2 para consultar os produtos cadastrados.
  • Descrição Produto: Nome/discriminação do produto no Postofácil. Este campo é preenchido de forma automática ao informar o produto, não pode ser alterado.
  • Qtd. Cx. Cadastro: Indica a forma de compra que está cadastrada para o produto (valor do campo Qtde da Caixa - Nº itens do produto na caixa na compra). Este campo é preenchido de forma automática ao informar o produto, não pode ser alterado.
  • Qtd. Cx. Compra: Quando o produto é comprado por caixa, neste campo deve ser indicado a quantidade de unidades que vem na caixa, caso contrário o valor deve permanecer 1.
  • Qtde. NF-e: Quantidade do produto (de acordo com a unidade de medida comprada) comprada. Esta informação é importada do arquivo XML, não pode ser alterada.
  • Qtde. Total: Quantidade de unidades do produto comprada. Cálculo: campo Qtd. Cx. Compra*Qtde. NF-e.


Caso algum produto não esteja cadastrado no sistema, clique no botão Cadastrar Novo Produto:



Ao informar os dados do produto, basta clicar em Gravar (F4). Como o destinação da nota é NF Produto Revenda, ao realizar o cadastro do produto, esse será classificado como REVENDA em seu cadastro. Depois de mapear os produtos e cadastrar os que precisam, clique em Gravar (F4):



Caso houver alteração do preço de custo dos produtos, o sistema irá apresentar uma mensagem informando sobre a atualização:



Ao confirmar a alteração, a nota será lançada permitindo que o usuário vincule a nota ao contas a pagar:



Se o usuário optar por vincular a nota, será aberta a tela de inclusão ao contas a pagar:



Após vincular a nota ao contas a pagar, o sistema retornará para a tela principal do gerenciador de notas:



Ao finalizar o lançamento, a situação de entrada e do contas a pagar são alterados, como pode ser observado na imagem acima.



Como fazer?


Mapeamento de produtos

O cadastro é realizado através do menu Cadastro > Tabelas Diversas > Mapeamento de produtos para importação da NF-e.


Deve ser indicado um fornecedor através botão ou tecla F2. Após selecionar o fornecedor, clique em Abrir para que sejam exibidos os produtos já mapeados (caso tenha).





Detalhes dos campos
  • Cód. Prod. Forn.: Código do produto que consta no DANFE acima, indicado pelo fornecedor.
  • Descrição NF-e: Nome/descrição do produto no DANFE acima.
  • Und. NF-e: Tipo de unidade do produto no DANFE acima.
  • Cód. Prod.: Código do produto no Postofácil. Basta informar o código ou pressionar F2 para consultar os produtos cadastrados.
  • Descrição: Nome/descrição do produto no Postofácil. Este campo é preenchido de forma automática ao informar o produto, não pode ser alterado.
  • Und.: Tipo de unidade em que o produto foi cadastrado, não pode ser alterado.
  • Qtde. Cx. Cadastro: Indica a forma de compra que está cadastrada para o produto. Este campo é preenchido de forma automática ao informar o produto, não pode ser alterado.
  • Qtde. Cx. Compra: Quando o produto é comprado por caixa, neste campo deve ser indicado a quantidade de unidades que vem na caixa, caso contrário o valor deve permanecer 1. Ao lançar as notas de entrada, esse campo será multiplicado pela quantidade de itens que foram comprados.


Após preencher os dados do produto, basta clicar em Gravar. Dessa forma, o produto será identificado de forma automática.




Ao dar entrada na nota pelo Gerenciamento de Notas de Entrada, o sistema vai verificar se já tem informações salvas no Mapeamento de produtos para importação de NF-e, caso não tenha, vai orienta-lo a adicionar.