Como realizo o mapeamento de produtos pelo Gerenciador de notas de entrada?

A opção do Gerenciamento de notas de entrada possibilita realizar diversos processos operacionais em um único lugar, gerando agilidade e praticidade nos lançamentos diários. Durante o lançamento da nota pelo Gerenciador de notas de entrada, caso seja a primeira vez que os produtos estão sendo registrados no sistema, é necessário mapeá-los, ou seja, realizar a vinculação entre os produtos do fornecedor contidos na nota com os produtos cadastrados no Postofácil. Lembrando que as informações são retiradas do arquivo XML das notas geradas pelo fornecedor, portanto para registrar a nota de entrada é necessário a realização prévia da Manifestação.



Como fazer?

O mapeamento realizado pelo Gerenciador de notas de entrada é efetuado durante o lançamento da NF-e através do menu: Planilhas Diárias  Gerenciamento de Notas de Entrada.




Após definir os filtros de busca, clique em Abrir e localize a nota. Considerando que a nota já esteja manifestada, clique com o botão direito e escolha a opção Lançar Entrada ... :



Nesse momento, caso o fornecedor não esteja cadastrado, será apresentado uma mensagem ao usuário informando sobre a necessidade de cadastrá-lo para prosseguir com o lançamento:



Ao confirmar o cadastro do fornecedor, o sistema irá solicitar que os dados do movimento sejam informados, devendo indicar a destinação da nota seguido da data de movimento (data em que a mercadoria chegou no estabelecimento e que foi dado entrada no estoque), turno e centro de custo:




A Danfe da NF-e pode ser verificada através do botão DANFE. Ao confirmar os dados do movimento, caso o transportador não esteja cadastrado, o sistema irá apresentar uma mensagem ao usuário sobre a necessidade de efetuar o cadastro:




O sistema permite que o usuário cadastre ou não o veículo do transportador:


Ao prosseguir, o sistema irá apresentar a tela de mapeamento de produtos:



Detalhes dos campos da tela de mapeamento:

  • Cod. Prod. Forn.: Código do fornecedor no arquivo XML. O valor deste campo não pode ser alterado.
  • Descrição NF-e: Nome/discriminação do produto no arquivo XML. O valor deste campo não pode ser alterado.
  • Und. NF-e: Tipo de unidade do produto no arquivo XML. O valor deste campo não pode ser alterado.
  • Cod. Prod. PFWin: Código do produto no Postofácil. Caso o produto já esteja cadastrado no sistema, basta informá-lo através de seu código ou pressionar F2 para consultar os produtos cadastrados.
  • Descrição Produto: Nome/discriminação do produto no Postofácil. Este campo é preenchido de forma automática ao informar o produto, não pode ser alterado.
  • Qtd. Cx. Cadastro: Indica a forma de compra que está cadastrada para o produto (valor do campo Qtde da Caixa - Nº itens do produto na caixa na compra). Este campo é preenchido de forma automática ao informar o produto, não pode ser alterado.
  • Qtd. Cx. Compra: Quando o produto é comprado por caixa, neste campo deve ser indicado a quantidade de unidades que vem na caixa, caso contrário o valor deve permanecer 1.
  • Qtde. NF-e: Quantidade do produto (de acordo com a unidade de medida comprada) comprada. Esta informação é importada do arquivo XML, não pode ser alterada.
  • Qtde. Total: Quantidade de unidades do produto comprada. Cálculo: campo Qtd. Cx. Compra*Qtde. NF-e


Caso algum produto não esteja cadastrado no sistema, clique no botão Cadastrar Novo Produto:



Ao informar os dados do produto, basta clicar em Gravar (F4). Depois de mapear os produtos e cadastrar os que precisam, clique em Gravar (F4):



Caso houver alteração do preço de custo dos produtos, o sistema irá apresentar uma mensagem informando sobre a atualização:



Ao confirmar a alteração, a nota será lançada permitindo que o usuário vincule a nota ao contas a pagar:



Se o usuário optar por vincular a nota, será aberta a tela de inclusão ao contas a pagar:



Após vincular a nota ao contas a pagar, o sistema retornará para a tela principal do gerenciador de notas:



Ao finalizar o lançamento, a situação de entrada e do contas a pagar são alterados, como pode ser observado na imagem acima.



Outras possíveis situações:


  • Produtos inativados

Caso exista algum produto que já foi realizado o mapeamento, porém foi inativado, durante o processo de lançamento da nota, ao chegar no momento de mapear dos produtos, o sistema exibirá as opções de "Ativar Produto" para prosseguir com o lançamento ou "Prosseguir Lançamento" o sistema direciona para a próxima tela, para que ele possa agir da melhor forma possível, podendo realizar as seguintes ações.

  • Ativar o produto;
  • Selecionar um novo código;
  • Cadastrar um novo produto.


Ao clicar em "Ativar Produtos", os produtos serão ativados e o sistema retornará para a tela de mapeamento:


Ao clicar em "Prosseguir Lançamento" é exibido uma nova tela, onde pode ser ativado o produto, clicando com o botão direito do mouse na linha do produto, como também vincular a outro produto ao Postofácil Retaguarda ou realizar um novo cadastro de produto, apagando o código do produto no Postofácil no campo “Cód.Prod.PFWin” e posteriormente clicando no botão “Cadastrar Novo Produto”.


  • Dados cadastrais divergentes

Após finalizar o mapeamento, ao clicar em Gravar para prosseguir, se houver divergência dos dados cadastrais do produto registrado no sistema com os dados da nota, o sistema irá apresentar a existência de conflitos entre as informações, permitindo que o usuário as atualize de acordo com os dados da nota ou continue o lançamento sem atualizar o cadastro:



Detalhes dos campos da tela de apresentação de conflitos:

  • Produto: Produto que apresentou divergência dos dados.
  • Tipo de dado: Tipo de informação que está diferente.
  • Consta NF-e: Informação que está registrada na nota.
  • Consta PFWin: Informação que está cadastrada no sistema.


Observe que na tela de conflitos (imagem acima) é apresentado uma mensagem sobre a atualização das informações divergentes, orientando o usuário a verificar com o contador do estabelecimento a necessidade de atualizar as informações. Depois de escolher uma das opções, o lançamento será finalizado, permitindo que a nota seja vinculada ao contas a pagar.