Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Atual »


Assunto

(778) Rejeição: Informado NCM inexistente - Como resolver?


Melhor Solução

Quando for emitida uma NF-e (modelo 55) ou NFC-e (modelo 65) e a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) for preenchido com código numérico de 8 dígitos (NCM completo) e diferente de "00000000" e o mesmo não constar na tabela de NCM publicada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC, será retornado a rejeição "778 - Informado NCM inexistente”.

Para conferir a NCM que o cliente informou, basta acessar: Nf-e> Iniciar Nf-e> Informe os dados de pesquisa referente a nota > Pesquisar> Opções no módulo NF-e >Imprimir DANFe, o campo fica ao lado da descrição do produto.



Para realizar a alteração do NCM conforme tabela, é necessário acessar: Suprimentos > Estoque > Produtos ou através do relatório de manutenção: Suprimentos > Estoque > Relatórios> Manutenção.



Informação Complementar

NCM - O que é?

Trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias e promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de facilitar a coleta e análise das estatísticas do comércio exterior.

Qualquer mercadoria, importada ou comprada no Brasil, deve ter um código NCM na sua documentação legal (nota fiscal, livros legais, etc.), cujo objetivo é classificar os itens de acordo com regulamentos do Mercosul.

A NCM foi adotada em janeiro de 1995 pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e tem como base o SH (Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias). Por esse motivo existe a sigla NCM / SH.




  • Sem rótulos