Sumário


1 Conceito

O Linx Gestor App é um aplicativo que pode ser baixado para Android ou IOS e possui funcionalidades para a gestão de um posto de combustível ou loja de conveniência. Através de relatórios e Dashboards permite a consulta de diversas informações gerenciais apoiando na tomada de decisão.

Na retaguarda existe um serviço que fará a consulta das informações solicitadas pelo Linx Gestor App e retornará ao aplicativo. Existe a possibilidade de se consultar uma única empresa ou informações de todas as empresas da rede de postos.

A seguir, estão documentadas as configurações de integração do Linx Gestor App com o AutoSystem.

2 Requisitos

Para utilizar as rotinas do Linx Gestor App serão necessários alguns requisitos:

  • Liberação do módulo Linx Gestor App na licença do cliente;
  • Renovar a chave de ativação (autosystem.key);
  • Liberar a URL (sb-asph-apis.servicebus.windows.net), porta 80. Conexão http e https para acesso externo do servidor ou máquina onde rodará o serviço;
  • Versão mínima exigida 3.3.1.49 ou superior (AutoSystem);
  • Baixar o app Linx Gestor App nas lojas Play Store ou App Store.

3 Configurações

3.1 Permissões de Usuário

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acesse o menu Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > guia Configurações.


São elas:

  • Linx Gestor App - Aplicativo Gestão Mobile:
    • Acessar Linx Gestor App - Aplicativo Gestão Mobile: permite que o usuário tenha acesso ao Linx Gestor App;
    • Abastecimento por Frentista: permite que o usuário tenha acesso ao relatório de abastecimento por frentista;
    • Caixas Não Conferidos: permite que o usuário tenha acesso ao relatório de caixas não conferidos;

  • Consultas:
    • Comparativo de vendas: permite que o usuário tenha acesso ao relatório de comparativo de vendas;
    • Fornecedores: permite que o usuário tenha acesso ao relatório de fornecedores;
    • Lucro/ Margem/ Mark-up: permite que o usuário tenha acesso ao relatório de Lucro/ Margem/ Mark-up;
    • Projeção de Vendas: permite que o usuário tenha acesso ao relatório de projeção de vendas;
    • Regras de Preço: permite que o usuário tenha acesso ao relatório de regras de preço;
    • Vendas de Combustível: permite que o usuário tenha acesso ao relatório de vendas de combustível; 
  • Consulta de Clientes: permite que o usuário tenha acesso à tela de consulta de clientes;
  • Controle Financeiro:
    • Demonstrativo de Resultados: permite que o usuário tenha acesso ao relatório demonstrativo de resultados;
    • Formas de Pagamento no PDV: permite que o usuário tenha acesso ao relatório de formas de pagamento no PDV;

    • Contas a Pagar: permite que o usuário tenha acesso ao relatório de contas a pagar;
    • Contas a Receber: permite que o usuário tenha acesso ao relatório de contas a receber;

  • Dashboard: permite que o usuário tenha acesso à tela de Dashboard;
  • Descarga de Combustível: permite que o usuário tenha acesso ao relatório de descarga de combustível;
  • Medição de Tanque: permite que o usuário tenha acesso ao relatório de medição de tanque;
  • Pedido de Compra: permite que o usuário tenha acesso à tela de pedido de compra;
  • Preço combustível: permite que o usuário tenha acesso à tela de preço de combustível;
  • Vendas por cliente: permite que o usuário tenha acesso ao relatório de vendas por cliente;

3.2 Serviços

Executar o serviço c:\autosystem\main.exe --appgestao. Este serviço precisa estar sempre ativo e é responsável por realizar as consultas e retornar as informações do aplicativo de Gestão. 

Para inicializar o serviço, poderá ser criado um atalho ou podemos executar o gerenciador.exe e clicar no menu Linx Gestor App. Recomenda-se colocar o atalho na inicialização do sistema operacional para quando o servidor seja reiniciado o serviço seja iniciado automaticamente.

  • A partir da versão 3.3.1.49 o Gerenciador do AutoSystem, na aba Serviços, já possui o botão Linx Gestor App para ativação do serviço


Ao abrir o gerenciador e clicar no ícone Linx Gestor App será demonstrada a mensagem a seguir:



Ao tentar ativar o serviço sem o módulo na chave, irá retornar a seguinte mensagem:


IMPORTANTE!

Caso o cliente possua base multiempresa, basta ativar o serviço na base da Matriz, e ao logar no aplicativo terá acesso às informações de todas as empresas. Caso o serviço esteja rodando apenas na Filial, o app mostrará somente as informações desta Filial. Recomendamos ativar o serviço no servidor para evitar interferências de usuários.


3.3 Login no aplicativo

Após realizar o download e acessar o App será solicitado os dados de login, que devem ser informados conforme abaixo:

  • CNPJ: Informar o CNPJ da empresa local referente a base onde o serviço está executando (CNPJ que aparece no trecho do log abaixo);
  • Usuário: Informar o usuário utilizado para acessar o AutoSystem;
  • Senha: Informar a senha utilizada para acessar o AutoSystem.

3.4 Log de Serviço

O serviço disponibilizará o log c:\autosystem\log\appgestao.log. Neste log é possível analisar todas as chamadas feitas pelo app, assim como o retorno de dados que o serviço disponibilizou ao aplicativo.


4 Funcionalidades do Linx Gestor App - AutoSystem

Para visualizar o manual do Linx Gestor App acesse aqui.



  • Sem rótulos