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Para segurança sobre o uso do sistema LinxERP, é necessário identificar os usuários, definindo seus direitos e restrições de acesso. Dessa forma, ao iniciar o sistema, informando usuário e senha, o sistema carregará automaticamente toda configuração de permissão de acesso associada.

Somente os usuários do grupo SA (System Administrator no SQL) podem criar novos usuários, pois isto assegura o adequado controle da liberação de acesso ao sistema. Dentre as principais definições do cadastro de usuários, estão:

• Forma de autenticação: via SQL ou Windows
É possível identificar o usuário pelo próprio login do Microsoft Windows dentro do domínio da empresa, tornando desnecessária a autenticação no LinxERP. Se utilizada a autenticação SQL, o usuário obrigatoriamente deverá informar os dados da identificação e senha ao acessar o sistema.
• Nível de acesso
O nível do usuário está diretamente relacionado aos parâmetros "NIVEL_" que possibilitam definir segurança de acesso conforme autonomia definida pela empresa.
• Grupo de usuário
Para agilizar o cadastramento quando utilizada a autenticação Windows, basta incluir o grupo de usuários conforme definidos no Microsoft SQL e seus usuário serão carregados automaticamente no LinxERP.
• Controle de auditoria
Este controle permite gravar um histórico das operações e telas executadas pelos usuários. É possível habilitá-lo por tela e para alguns ou todos os usuários.
• Tipos (direitos) de acesso
Este recurso permite restringir as operações de manutenção de dados que poderão ser realizadas pelo usuário
• Módulos acessáveis
É possível relacionar apenas os módulos aos quais o usuário terá acesso. A área de trabalho apresentará apenas os ícones dos módulos aos quais o usuário tem permissão para utilizar.
• Cubos acessáveis
Os cubos disponíveis para consultas podem ter acesso restringido por usuário.
• Parametrização específica por usuário e Parametrização específica por usuário e empresa
Caso a parametrização padrão deva ser diferente para um usuário e por empresa, é possível defini-la por meio desses recursos.
Por meio do parâmetro GRUPO_MODULOS_SELETOR é possível definir o grupo de módulos que o usuário pode acessar.
• Acesso por Matriz Contábil
Quando a estrutura empresarial possuir diferentes matrizes contábeis, é possível relacionar aquelas que o usuário poderá utilizar nas transações.

▪ Quando um novo usuário é gravado, o LinxERP automaticamente criará um usuário de mesmo nome no Microsoft SQL com acesso ao banco de dados atual.
▪ Somente usuários do grupo SysAdmin podem criar novos usuários e alterar dados de Módulos e Transações.
▪ Apenas usuários com permissão de editar Layouts/Eventos podem manipular as configurações originais dos formulários.

Módulos que exibem a tela 014004

▪ Utilitários

Pré-requisitos

Para criar e configurar usuários, é necessário:

▪ Ser usuário do grupo SA.

Parâmetros

▪ GRUPO_MODULOS_SELETOR

Detalhamento da tela

Verifique a seguir o detalhamento dos principais campos da tela.

Detalhamento da tela

Campos do Cabeçalho

Na parte superior da tela são exibidos os campos para identificação do usuário, preencha-os conforme a orientação a seguir:

UsuárioDigite o nome completo do usuário, e no campo à frente, digite a descrição para facilitar sua identificação.
Usuário SQLAo selecionar o checkbox para utilizar Autenticação Windows, é possível relacionar o usuário a um já criado no SQL. No caso de autenticação SQL, após a gravação, apresenta-se a identificação do usuário criado automaticamente no Microsoft SQL pelo LinxERP.
Autenticação WindowsAo selecionar o checkbox para que a autenticação do usuário seja realizada a partir do login do Microsoft Windows, tornando desnecessária a informação de usuário e senha na tela de Login do LinxERP.
Usuário InativoAo selecionar o checkbox permite inativar um usuário, impedindo o seu acesso ao sistema
Grupo de Usuário

Ao selecionar o checkbox o grupo de usuários é tratado quando utilizada Autenticação Windows; os usuários relacionados em um grupo serão criados automaticamente facilitando o processo de cadastramento.

Ao marcar esta caixa, serão disponibilizados os campos Analista e Cópia do Usuário, que permitem copiar os direitos de acesso de um usuário já cadastrado para o grupo.

Os grupos de usuários são criados na tela 011016 - Grupo de Usuários, porém também é possível criá-los marcando esta caixa.

Auditoria

Ao selecionar o checkbox este campo habilita o controle de Log deste usuário nas telas cujo controle de auditoria também está ativado.

Para habilitar o controle de auditoria nas transações, utilize a tela 014002 - Controle de Transações, as atividades do usuário serão registradas nas tabelas de Log, como telas acessadas e operações executadas.

Auditoria Geral

Ao selecionar o checkbox este campo habilita o controle de Log para este usuário, registrando todas as telas acessadas e as operações realizadas.

É possível habilitar o controle de auditoria geral das transações para todos os usuários por meio da tela 014002 - Controle de Transações.

Usuário envia E-mail

Ao selecionar o checkbox preencha também na página Dadoso e-mail do usuário selecionado.
Nível de Acesso

O direito sobre a execução de alguns processos pode ser restringido pela definição do nível de acesso do usuário, que pode variar de 0 a 100, considerando que 0 é o maior nível.

O nível do usuário será confrontado com os definidos para os processos, por meio dos parâmetros identificados com o prefixo NIVEL_.

Exemplo: NIVEL_ALTERAR_PRECO - nível para alteração o preço no faturamento.

Página Dados

Observe a seguir os principais campos para preenchimento da página:

Depto / Ramal / Nº funcional / Endereço / E-mailInforme os dados para localização do usuário.
Acessa todos os módulosMarque essa caixa para permitir que o usuário acesse todos os módulos. Caso o usuário deva acessar apenas alguns módulos, desmarque esta caixa, e na página Módulos, relacione os que poderão ser acessados.
AdministradorSe o usuário for marcado como administrador, poderá criar e configurar os acessos dos usuários.
EspecialIdentifique se este usuário possui algum acesso diferenciado.
Incluir / Alterar / Pesquisar /Pesquisa Especial / ExcluirMarque as operações de manutenção de dados e pesquisas que poderão ser executadas pelo usuário. A pesquisa especial permite um filtro de informações que não estão disponíveis  nos campos das telas.
Imprimir/Criar RelatórioMarque se o usuário poderá imprimir relatório e modificá-los, criando novos.
Editar Layouts dos FormuláriosInforme se o usuário tem permissão para alterar o layout das telas de formulários, incluindo, desabilitando ou movendo campos.
Editar Eventos dos FormuláriosInforme se o usuário tem permissão para modificar os eventos dos formulários, com edição de códigos.
Acessa todas as empresas

Marque essa caixa para que o usuário possa acessar todas as empresas, quando utilizado o controle multiempresa.

Consulte a tela 001034 - Cadastro de empresas, para detalhes sobre o controle multiempresa.

Empresa PadrãoCaso existam vários grupos empresariais, pode-se configurar a empresa que será aberta automaticamente sempre que o LinxERP for iniciado.
Cadastro de ContatoO sistema permite a associação na tela 011028 - Cadastro de Contatos, ao cadastro de usuário, para isso, basta selecioná-lo nos campos indicados.

Página Módulos

Esta página somente será habilitada se o checkbox Acessa Todos os Módulos na página Dados, estiver desmarcado. O menu de módulos mostrará somente os ícones dos módulos com acesso liberado.

Inclua apenas os módulos que o usuário deve acessar.

Módulos

Na caixa de listagem, selecione o módulo que o usuário pode acessar.

Pesquisar / Incluir / Alterar / Excluir / Pesquisa EspeciaMarque somente as operações de manutenção de dados e pesquisas que poderão ser executadas pelo usuário.
Imprimir / Criar RelatórioMarque essa caixa apenas se o usuário poderá imprimir relatório e modificá-los, criando novos.

Página Transações

Esta página é destinada a restringir as operações que poderão ser realizadas em cada tela.

Cód. TransaçãoSelecione a transação cujas operações serão restringidas.
Controle SistemaApresenta o código da tela.
DescriçãoApresenta a descrição da tela.
Acesso BloqueadoSe marcada, esta tela não poderá ser acessada.
Pesquisar / Incluir / Alterar / Excluir / Pesquisar EspecialMarque as operações de manutenção de dados e pesquisas que poderão ser executadas pelo usuário.
Imprimir / Criar RelatórioMarque se o usuário poderá imprimir relatório e modificá-los, criando novos.
Item ExcluirMarque se o usuário poderá excluir itens da grade apresentada na tela.
Item IncluirMarque se o usuário poderá incluir itens da grade apresentada na tela.

Página Cubos

Esta página é destinada a restringir o acesso e as operações específicas dos cubos de consultas. Trata-se de uma ferramenta para Business Intelligence ainda em desenvolvimento.

Cód. TransaçãoNa caixa de listagem, selecione a transação em que o cubo está disponível.
Título TransaçãoApresenta o título da transação.
Layout CubosSelecione o layout gravado para o cubo cujo acesso deve ser restrito.
Modifica FiltrosMarque se é possível modificar os filtros do cubos de consultas.
Modifica LayoutMarque se é possível modificar o layout do cubo de consultas.
Incluir DadosMarque se é possível incluir dados no cubo de consultas.
Incluir DimensõesMarque se é possível incluir novas dimensões para o layout do cubo.

Página Senha

Esta página é destinada a definir a senha para login do usuário.

SenhaDigite a senha de acesso do usuário, para maior segurança, é possível digitar combinações de letras maiúsculas e minúsculas. A quantidade mínima de caracteres para senha será validada conforme política de segurança do Microsoft Windows, por padrão no mínimo 6 caracteres. Pressione TAB para avançar.
Repita sua senhaDigite novamente a senha para confirmação. Pressione ENTER para finalizar.  Os dados do usuários serão gravados.

Página Parâmetros

Esta página é destinada a indicar os parâmetros que devem ter valores diferentes do padrão para este usuário.

ParâmetroSelecione o parâmetro que terá um valor diferenciado para este usuário, que pode ser consultado na tela 014005 - Parâmetros.
Valor Atual por UsuárioInforme o valor diferenciado para este usuário.
Valor AtualÉ preenchido automaticamente através da seleção do Parâmetro.
Descrição por parâmetroÉ preenchido automaticamente através da seleção do Parâmetro.
Range Valor AtualValor entre intervalo.
Tipo DadoÉ preenchido automaticamente através da seleção do Parâmetro.
Últ. AtualizaçãoÉ preenchido automaticamente através da seleção do Parâmetro.
Por UsuárioSe for habilitado por usuário é só marcar o checkbox.

Página Parâmetros por Empresa

Para cada empresa, é possível definir diferente valores de parâmetros para um mesmo usuário.

Exemplo: O Usuário pode alterar o limite de crédito na empresa 1, porém não pode modificá-lo na empresa 2

ParâmetroSelecione o parâmetro que terá um valor diferenciado para este usuário, que pode ser consultado na tela 014005 - Parâmetros.
EmpresaSelecione no combobox a empresa cujo valor do parâmetro será diferente para este usuário.
Valor Atual por Usuário

Informe o valor diferenciado para este usuário.

Valor AtualÉ preenchido automaticamente através da seleção do Parâmetro.

Página Contatos Relacionados

Ao associar um contato na página Dados, o sistema exibirá as informações nesta página.

Página Grupos Relacionados

É possível cadastrar um Grupo e agrupar diversos usuários com o mesmo tipo de acesso, sem a necessidade de configurá-los individualmente.

Página Matriz Contábil

Nessa página, é possível restringir as matrizes contábeis que o usuário pode utilizar nas operações do sistema.

Código da MatrizSelecione a matriz que o usuário tem acesso permitido para seleção nas transações.
Matriz contábilApresenta o nome da matriz selecionada.

Página E-mail

O parâmetro CONFIG_EMAIL_USUARIOS habilitará  a aba e-mail que deve ser configurada corretamente para o envio do e-mail.

  • Sem rótulos