Essa funcionalidade está disponível a partir da versão


Para utilização do Bus Carrier será necessário realizar a conferência do pedido da entrega, para isso vá ao menu Configurações > Filiais > Entregas e habilitar a conferência (caso ainda não utilize essa funcionalidade).

No momento da conferência o sistema enviará para o commerce a notificação que o pedido foi conferido, informando que poderá ser retirado, sendo nesse momento realizada a comunicação interna entre os sistemas sobre o fluxo do pedido.


O fluxo de venda no site do commerce permanece inalterado, sendo informado o pedido na tela de controle de entregas do Linx Big Farma, porém a concretização da entrega no Linx Big Farma passa por algumas mudanças.


Ao realizar a conferência do pedido na entrega o sistema vai aguardar a resposta de comunicação entre o Commerce e o Bus Carrier para informar que o pedido já está disponível para coleta.



Na tela de Controle de Entregas foram adicionados os tipos de ocorrências de entrega que poderão ser filtrados através do botão :

  • Para Envio
  • Aguardando Coleta ou Envio
  • Não Coletada
  • Não Realizada
  • Extraviada
  • Enviada
  • Concluída


Somente será possível prosseguir com a entrega (emissão de documento fiscal) depois de haver a comunicação entre os sistemas, caso contrário será exibida a mensagem:




Após haver a comunicação entre os sistemas e estiver liberado para continuar com a entrega utilize o atalho Ctrl + T  e será enviado a solicitação ao transportador para que seja coletada a entrega, que poderá ser marcada uma apenas ou selecionada várias dependendo da necessidade.

Ao selecionar essa opção o sistema fará uma varredura nos pedidos que estiverem prontos para serem recolhidos para entrega e apresentará em tela conforme abaixo:



Selecione o transportador e se houver o número de pré-lista de postagem, e em seguida clique em .


Essa tela depende da configuração do transportador, onde se houver apenas 1 (um) transportador cadastrado, essa tela anterior será suprimida e irá direto para a figura abaixo.




Nessa tela serão listados todos os pedidos aptos à coleta .

É possível definir o código de rastreio através do botão correspondente.




Lembrando que os pedidos que estiverem com a marcação já possuem o código de rastreio gerado pelo Commerce, dispensando assim a inclusão manual.

Selecione os pedidos através das teclas de seleção padrão do sistema, e avance.




Nesse passo ainda é possível definir o código de rastreio (caso não tenha sido gerado pelo Commerce).

Os campos em amarelo são editáveis e são essenciais para o transportador.

Na seção volumes é possível mesclar, para que possa ser realizada a entrega para apenas um código de rastreio, caso contrário pode ser definido um código de rastreio para cada volume.

Para mesclagem basta selecionar os volumes através das teclas padrão do sistema e clicar no botão




Defina o código do rastreio para o volume gerado a partir da mesclagem, o tipo do volume e a soma dos pesos, comprimento, largura e altura, porém pode ser utilizado o preenchimento automático através do atalho F2.

Caso haja alguma mudança e seja necessário desfazer a mesclagem basta utilizar o botão .

O preenchimento correto é imprescindível pois o transportador as terá em mãos e se utilizará delas para realizar a coleta.



Ao concluir o processo a solicitação terá sido gerada e o transportador receberá essa solicitação para realizar a coleta.

Nesse momento o status da entrega será modificado para "Aguardando Coleta ou Envio" e a opção de F11 (destaque na Figura 01 acima), passa a ser automático, não necessitando ser registrado de forma manual.

A partir desse ponto o processo de entrega no Linx Big Farma permanece como de habitual, passando pelos status de Enviada e Concluída, onde essa comunicação é totalmente via sistema, o Bus Carrier e o Transportador vão comunicando o trâmite para o Linx Big Farma.

Ao ser comunicado o status CONCLUÍDA a loja poderá realizar a finalização da entrega com o F3 e a entrega será retirada do controle de entregas na tela de vendas. 

Situações de Falha na Entrega

Existem 3 situações de falha na entrega:

  • Existe o extravio da mercadoria, onde por algum problema a mercadoria foi extraviada pelo transportador e o consumidor final não recebeu a entrega e é comunicado através do Bus Carrier e a loja deverá finalizar a entrega no F3 para realizar o devido tratamento posteriormente.
  • Não realizada - onde esse status será atualizado de acordo com a comunicação entre o Bus Carrier e o Transportador, onde a ação da loja será finalizar a entrega com o F3 e lidar com a situação informada pelo transportador.
  • Não coletada que poderá ser registrada através do atalho Ctrl+U (destaque  da Figura 01 acima). Com o status de Aguardando coleta ou envio, basta selecionar com as teclas de seleção padrão do sistema e utilizar o atalho Ctrl+U que mudará o status do pedido para Não coletada. Ao utilizar essa opção poderá ser realizado a opção F11(destaque na Figura 01 acima) e realizar o acompanhamento manual, não passando pelo bus carrier e ao mesmo tempo concluindo a entrega para o consumidor final.
  • Sem rótulos