ASSUNTO

Integração com o Novo Sistema Global de Gerenciamento de Garantia GM

Produto

Linx DMS

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Fabrica > GM > Parâmetros > Gerais

Data

 

Autor

Distribuição Linx DMS
[email protected]

Área

P&D DMS


FINALIDADE

Esse Documento tem a finalidade de explicar todos os passos para a correta instalação e utilização da integração entre o Linx DMS e o Novo Sistema Global de Gerenciamento de Garantia GM.

ABRANGÊNCIA

Este documento destina-se a todas as concessionárias da montadora GM que possuem o módulo "Integração Sistema de Garantia GM" (IGG) contratado.

APLICAÇÃO

Introdução


Você está recebendo o Manual com todos os passos necessários para a correta instalação e utilização da Integração entre o Linx DMS e o Novo Sistema Global de Gerenciamento de Garantia GM. A partir das implementações realizadas e descritas neste manual, sua Concessionária terá acesso ao Novo Sistema Global de Gerenciamento de Garantia GM de forma On-Line.

Neste manual está descrito um passo a passo do que foi implementado, bem como os parâmetros que devem ser configurados para que todo o processo funcione corretamente.

Como sugestão, é importante que as configurações necessárias e a leitura do manual sejam realizadas em conjunto com o Gerente de Oficina e o(s) Garantista(s) da Concessionária.


Processo Atual de Garantia – SC-Linhas


Por determinação da GM, após o início da utilização do Novo Sistema Global de Gerenciamento de Garantia, com exceção dos programas de consultas e relatórios históricos, todos os demais programas referentes ao Processo de Garantia via SC-Linhas ficarão bloqueados no Linx DMS de forma que nenhum usuário mais poderá acessá-los. Desta forma, é necessário que todos os Processos de Garantia via SC-Linhas que estejam pendentes sejam devidamente encerrados a fim de evitar trabalhos manuais por parte da Concessionária. Ao tentar acessar um programa do processo via SC-Linhas, será mostrado ao usuário uma mensagem conforme exemplo abaixo da tela de Manutenção de SC-Linhas:


Figura 1 – Mensagem de Bloqueio dos Programas de Solicitação de Garantia GM via SC-Linhas


Importante:

Após mostrar a mensagem, o programa será encerrado automaticamente.

Recall via Integração


Assim como o Processo de Garantia via SC-Linhas, o processo de Recall via arquivos CDGMB.JJJ, CSGMB.JJJ e CTGMB.JJJ não será mais utilizado. Todo o processo de Recall será realizado exclusivamenteatravés da opção de consulta ao Histórico do Veículo, que faz parte do Novo Sistema Global de Gerenciamento de Garantia e que estará disponível em todos os pontos de Abertura de Ordem de Serviço do Linx DMS. Neste manual, está descrito, de forma detalhada, todo o funcionamento do novo processo de Recall via Informações do Histórico do Veículo.


Parâmetros GM Connect


Houve a necessidade de incluir, no programa de parâmetros do GM Connect, algumas opções de configuração que deverão ser cadastradas pela Concessionária. Falaremos sobre cada um destes parâmetros individualmente. Para acessar o programa de parâmetros GM, o usuário deve selecionar o menu Fábrica / GM / Parâmetros / Gerais. O programa apresentará a tela abaixo:


Figura 2 – Tela de Manutenção dos Parâmetros do GM Connect – Aba Geral


Na aba Geral, deverá ser marcado o campo utiliza GWM. Neste mesmo programa, navegue com as setas até a aba Diretórios. O programa apresentará a tela abaixo:


Figura 3 – Tela de Manutenção dos Parâmetros do GM Connect – Aba Diretórios


Na aba Diretórios, deverão ser informados os campos referentes aos diretórios de BACK-UP do Histórico de Veículos e da Solicitação de Garantia. Nestes diretórios serão salvas cópias de cada arquivo XML de Envio e Retorno para consultas futuras, caso seja necessário.

Neste mesmo programa, navegue com as setas até a aba GWM. O programa apresentará a tela abaixo:


Figura 4 – Tela de Manutenção dos Parâmetros do GM Connect – Aba GWM

 

A aba GWM é composta de duas novas abas: Dados Gerais e Configuração XML.


Aba Dados Gerais

Código BAC: Código Mundial que identifica a Concessionária junto a GM e ao GWM.

Categoria de O.S. para Peças Instaladas: Neste parâmetro a Concessionária deverá informar qual a categoria de O.S. que será utilizada para Garantias de Peças Instaladas. Caso não tenha sido cadastrada uma Categoria de O.S. para este fim, é necessário acessar o menu Oficina / Cadastros / Categoria de O.S. e fazer o devido cadastramento.

Categoria de O.S. para Garantia Balcão: Neste parâmetro a Concessionária deverá informar qual a categoria de O.S. que será utilizada para Garantias de Peças no Balcão. Caso não tenha sido cadastrada uma Categoria de O.S. para este fim, é necessário acessar o menu Oficina / Cadastros / Categoria de O.S. e fazer o devido cadastramento.

Início de Envio de V1 e V3:Dentro do novo Processo de Garantia GM, todas as Ordens de Serviço V1 (Externa) e V3 (Revisão) serão enviadas para a GM de forma automática junto aos Processos de Garantia. Neste parâmetro deverá ser informada a data utilizada pelo Linx DMS para iniciar o envio destas Ordens de Serviço.

Diretório do Client GWM: Para que o processo de comunicação on-line com a GM funcione corretamente, é necessário configurar um diretório de client no servidor que fará a comunicação com a GM. Este diretório deverá ser informado neste parâmetro.

Atenção! Nesse diretório, geralmente “C:\dmsclient”, fica localizado o arquivo “cacerts”, necessário para a comunicação. Caso o módulo GWM (IGG) não esteja instalado, é necessário obter o conteúdo completo da pasta “dmsclient”, junto ao Suporte Linx.


Dados do Proxy: Se a Concessionária utiliza um servidor de Proxy no acesso a Internet, deverão ser informados os parâmetros de IP, usuário e senha deste Proxy. Caso contrário, esses parâmetros não precisam ser informados.


Configuração XML


Figura 5 – Tela de Manutenção dos Parâmetros do GM Connect – Aba Configuração XML


A aba Configuração XML é composta de duas novas abas: Geral e ProcessMessage.


Aba Geral

Diretório de Esquemas: A integração do Linx DMS com o Novo Sistema Global de Gerenciamento de Garantia ocorrerá através de arquivos no formato XML (Linguagem universal que permite a troca de informações de forma estruturada através da Internet). Desta forma, é necessário informar o Diretório de Esquemas para as informações de Histórico de Veículos e das Solicitações de Garantia. O Diretório de Esquemas será utilizado para a identificação do layout dos arquivos XML.

Para Histórico de Veículos, obrigatoriamente este campo deverá conter a string http://www.gm.com/2006/GWM v1.01/GWM_TI_GetVehicleServiceHistory.xsd

Para Solicitação de Garantia, obrigatoriamente este campo deverá conter a string http://www.gm.com/2006/GWM v1.01/GWM_TI_ProcessRepairOrder.xsd

PayLoadManifest: Algumas seções dos arquivos XML que serão trocados com a GM, deverão ser parametrizadas. A seção PayLoadManifest obrigatoriamente deverá conter a string http://www.starstandards.org/webservices/2005/10/transport

URI para envio de Arquivos: URI que será utilizada para o envio dos arquivos. Este parâmetro deverá obrigatoriamente conter a string https://apimtst.gm.com/api-0221/ProcessMessage durante treinamentos/área teste e https://apim.gm.com/api-0221/ProcessMessage na área de dados oficial da concessionária.

Tempo de Resposta: Neste campo deverá ser informado o tempo máximo de resposta em que a GM deverá retornar a informação para a Concessionária. Obrigatoriamente será preenchido com 5 Minutos (5,00).

Diferença de Horário para Greenwich: Todos os arquivos enviados para a GM deverão estar com o horário de Greenwich. Desta forma, neste parâmetro deverá ser informado o número de horas de diferença para Greenwich em relação ao horário do local onde a Concessionária está situada.


Aba ProcessMessage

Esta aba contém mais algumas seções dos arquivos XML que serão trocados com a GM, conforme ilustra a figura 6 a seguir:


Fig. 6: Tela Manutenção dos Parâmetros do GM Connect, aba ProcessMessage


A seguir, relacionamos os endereços válidos neste momento para a tela ilustrada na figura 6. Eventualmente, podem ser alterados pela Montadora sem aviso prévio. Em caso de problemas de comunicação, verifique junto a Montadora se os endereços ainda são válidos e, se necessário, atualize-os com os endereços fornecidos pela Montadora.

Xmlns: A seção Xmlns obrigatoriamente deverá conter o endereço:

http://www.starstandards.org/webservices/2005/10/transport

Environment: A seção Environment obrigatoriamente deverá conter a string “Production”

Xmlns:gwm: A seção Xmlns:gwm obrigatoriamente deverá conter o endereço: http://www.gm.com/2006/GWM

Xmlns:s: A seção Xmlns:s obrigatoriamente deverá conter o endereço: http://www.starstandards.org/STAR

Xmlns:xsi: A seção Xmlns:xsi obrigatoriamente deverá conter o endereço: http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance


Importante:

Lembre-se de solicitar a Chave de Liberação do módulo de Garantia junto a nossa central de atendimento, pois somente o parâmetro “Utiliza GWM” ativado não garante o funcionamento do processo no Linx DMS.

Cadastro de Vendedores


Em função do Novo Sistema Global de Gerenciamento de Garantia, todos os consultores responsáveis pela abertura de Ordens de Serviço na Concessionária terão acesso interativo a GM para Consulta às Informações Históricas do Veículo. Desta forma, é necessário repassar o Cadastro de Vendedores da Concessionária informando no campo Cód.GM o Código do Consultor cadastrado na GM. Para acessar o programa de Manutenção ao cadastro de Vendedores, é necessário selecionar o menu Faturamento / Cadastros / Vendedores / Cadastro Vendedores. O programa apresentará a tela abaixo:


Figura 7 – Tela de Manutenção do Cadastro de Vendedores


Cadastro de Mecânicos


Em função do Novo Sistema Global de Gerenciamento de Garantia, o Código do mecânico no sistema Pulsar da GM foi incluído no Linx DMS. Desta forma, é necessário repassar o Cadastro de Mecânicos da Concessionária informando no campo Cód. Pulsar GMB o Código do mecânico cadastrado no Sistema Pulsar da GM. Para acessar o programa de manutenção ao cadastro de mecânicos, é necessário selecionar o menu Oficina / Cadastros / Mecânico. O programa apresentará a tela abaixo:


Figura 8 – Tela de Manutenção do Cadastro de Mecânicos


Importante:

O gerente de Oficina deverá ser o responsável pela conferência das informações já cadastradas e pelas alterações necessárias referente ao cadastro dos códigos GM para os consultores e para os mecânicos.


Importação Tabelas de Defeitos, Débitos e Reclamações do Cliente


Para atender ao Novo Sistema Global de Gerenciamento de Garantia, três novos cadastros foram criados: Defeitos, Motivos de Débito e Reclamações do Cliente. Estes cadastros serão disponibilizados para a Concessionária em formato TXT. Um programa de importação para estes cadastros foi desenvolvido no Linx DMS.


Importante:

Junto com este manual, você está recebendo os arquivos defeitos.txt, reclama.txt e debitos.txt. Estes arquivos contêm a carga inicial referente aos cadastros de Defeitos, Motivos de Débito e Reclamações de Cliente.


Importação das Tabelas


De posse dos arquivos TXT, o usuário deverá então acessar o programa de importação através do menu Fábrica / GM / GWM / Cadastros / Importa Tabelas. O programa apresentará a tela abaixo:


Figura 9 – Tela do Programa de Importação das Planilhas em formato CSV


Neste momento deverá ser selecionado o diretório/nome do arquivo onde os arquivos TXT foram salvos. Esta opção é individual, ou seja, a importação dos três arquivos ao mesmo tempo não é obrigatória. O programa então mostrará a tela abaixo:


Figura 10 – Tela de Importação após seleção dos arquivos a importar


Neste momento basta clicar no botão Importa Arquivos, que a importação das informações será realizada nos cadastros de Defeitos, Reclamações do Cliente e Motivos de Débito.


Cadastro de Defeitos, Motivos de Débito e Reclamações do Cliente


Mesmo com a opção de importação dos Arquivos TXT, foi criado, no Linx DMS, um programa de cadastro manual para Códigos de Defeito, Motivos de Débito e Reclamações do Cliente. Neste programa de manutenção é possível, incluir, alterar, consultar e excluir informações. Estes programas deverão ser acessados através do menu Fábrica / GM / GWM / Cadastros e serão apresentados de acordo com as seguintes figuras:


Figura 11 – Tela de Manutenção ao Cadastro de Códigos de Defeito


Figura 12 – Tela de Manutenção ao Cadastro de Códigos de Motivo de Débito


Figura 13 – Tela de Manutenção ao Cadastro de Códigos de Reclamações do Cliente


Cadastro de Perguntas Adicionais


Em função do Novo Sistema Global de Gerenciamento de Garantia, foi desenvolvido um cadastro de Perguntas Adicionais que deverão ser feitas pelo consultor para o proprietário do veículo no momento da abertura da ordem de serviço. Estas perguntas estão diretamente vinculadas ao Código da Reclamação descrito pelo proprietário do veículo.

Este cadastro de perguntas adicionais será disponibilizado pela GM via integração através do arquivo WQGMB.JJJ, onde JJJ é a Data Juliana do dia do arquivo. Para importar este arquivo, é necessário selecionar o menu Fábrica / GM / Oficina / Processamento de Arquivos. O programa apresentará a tela abaixo:


Figura 14 – Tela de Exportação/Importação dos Arquivos GM referentes à Oficina


É necessário informar a Data de Referência do Arquivo ou a Data Juliana e clicar no botão . O programa apresentará a tela abaixo:


Figura 15 – Tela de Exportação/Importação após identificação do Arquivo WQGMB.JJJ

 

Após a identificação do arquivo de Perguntas Adicionais pelo Linx DMS, basta clicar no botão . Após a importação, será gerado um relatório de acordo com o conteúdo do arquivo, indicando no campo ocorrência algum problema que possa ter ocorrido com algum registro durante o processo de importação. O relatório será apresentado de acordo com o modelo abaixo:

Figura 16 – Exemplo de Relatório de Log de Importação do Arquivo WQGMB.JJJ

 

Importante:

Este relatório poderá ser visualizado antes da importação do arquivo. Para isso, é necessário utilizar a opção de Emissão de Relatórios, existente no mesmo menu da opção de Processamento, conforme padrão já existente para integração do Linx DMS com arquivos GM.

O arquivo WQGMB.JJJ deverá obrigatoriamente estar no diretório configurado nos parâmetros do Fabrica GM Connect como sendo o de entrada para arquivos do GM Connect. Caso contrário, o programa não permitirá a sua importação para o Linx DMS.

Caso o arquivo WQGMB.JJJ, onde JJJ é a Data Juliana do arquivo, já tenha sido processado, lembre-se que, a partir da segunda vez, é necessário utilizar a opção de reprocessamento existente no mesmo menu, conforme padrão já existente para integração do Linx DMS com arquivos GM.

Acessando as Perguntas Adicionais na Abertura da Ordem de Serviço


Após a importação do arquivo de perguntas adicionais, este poderá ser consultado em todos os pontos de abertura de Ordem de Serviço do Linx DMS. Para acessar o cadastro basta clicar no botão . Veja abaixo um exemplo na tela de abertura de Atendimento de Oficina:

Figura 17 – Tela de Abertura de Ordem de Serviço via Atendimento


Ao clicar no botão , o programa mostrará a tela abaixo:


Figura 18 – Tela de Seleção de Perguntas Adicionais


Ao selecionar as opções de filtro por Código de Reclamação do Cliente, o programa apresenta uma tela de filtro com todos os códigos já previamente cadastrados no Linx DMS:


Figura 19 – Tela de Filtro por Códigos de Reclamações do Cliente


Depois de selecionados os Códigos de Reclamações do Cliente, é necessário clicar no botão Procurar que o programa apresentará todas as perguntas adicionais vinculadas ao Código de Defeito, como mostra a figura abaixo:


Figura 20 – Tela com as Perguntas Adicionais por Código de Reclamação do Cliente


Importante:

Caso algum Código de Reclamação do Cliente não esteja cadastrado ou não contenha as informações corretas, basta acessar a manutenção dos Códigos de Reclamações do Cliente através do menu Fábrica / GM / GWM / Cadastros / Reclamações de Cliente e realizar as manutenções desejadas.

Registrando Solicitações pelo Código de Reclamação do Cliente


Junto ao Novo Sistema Global de Gerenciamento de Garantia, foi implementado em todos os pontos de Abertura de Ordem de Serviço do Linx DMS o Registro de Solicitações através dos Códigos de Reclamações do Cliente. Veja abaixo um exemplo a partir da tela de Atendimento de Oficina:

Figura 21 – Tela de Abertura de Ordem de Serviço via Atendimento


Ao lado do nome do Cliente está a opção referente à Pesquisa por Reclamação do Cliente. Basta então selecionar esta opção e clicar no botão de Pesquisa . Ou seja, quando for selecionada a opção de Pesquisa por Reclamação de Cliente, será pesquisado o Cadastro de Reclamações do Cliente. Caso contrário, será acessado o cadastro de solicitações da Concessionária. Ao clicar no botão de Pesquisa, será apresentada a tela abaixo:


Figura 22 – Tela de Seleção de Solicitações para a Ordem de Serviço


A seleção de solicitações pelo Cadastro de Reclamações do Cliente será realizada somente por descrição. Após informar a descrição desejada e clicar no botão , o programa apresentará como resultado todos os Códigos de Reclamações do Cliente vinculados à descrição informada, conforme a figura abaixo:


Figura 23 – Tela de Resultado da Pesquisa de Solicitações por Reclamações do Cliente


Em seguida, é possível selecionar os códigos desejados que serão incluídos nas Solicitações do Atendimento.


Importante:

Caso o usuário conheça o Código da Reclamação do Cliente, é possível marcar a opção de Consulta por Reclamação do Cliente e informar o Código da reclamação no campo Nro.

Consulta as informações Históricas do Veículo


Entre as novidades do Novo Sistema Global de Gerenciamento de Garantia, está o acesso interativo às informações históricas do veículo do Cliente. Esta opção estará disponível em todos os pontos de abertura de Ordem de Serviço do Linx DMS e no programa de Montagem da Solicitação de Garantia. Veja abaixo um exemplo a partir da tela de Atendimento de Oficina:

Figura 24 – Tela de Abertura de Ordem de Serviço via Atendimento


Para acessar as informações referentes ao Histórico do Veículo, é necessário clicar no botão . O programa apresentará a tela abaixo:


Figura 25 – Tela da Solicitação de Usuário e Senha


Nesta tela deverão ser informados o Código e a Senha do Usuário de acesso ao Novo Sistema Global de Gerenciamento de Garantia. Após informar o usuário e a senha, é necessário clicar no botão . Neste momento, será iniciada a comunicação com a GM. Ao receber o retorno, o programa apresentará a tela abaixo:


Figura 26 – Tela de Retorno da Solicitação de Informações do Histórico do Veículo


Nesta tela serão apresentadas todas as informações existentes na GM referentes ao veículo do Cliente, tais como: Garantias Processadas, Prazo de Garantia, Opcionais Instalados no Veículo, Recall em Aberto, Boletins para o Veículo, Concessionária de Entrega do Veículo, Concessionária de venda do Veículo, além de outras informações referentes às características do veículo e dados de fabricação. Caso este veículo esteja vinculado a algum Recall, serão apresentadas na tela as informações referentes a este Recall e o mesmo será incluído automaticamente nas solicitações da Ordem de Serviço.


Importante:

Para que a comunicação com a GM funcione corretamente, verifique os parâmetros existentes na aba GWM, do programa de Parâmetros do GM Connect, existente no menu Fábrica / GM / Parâmetros / Gerais. As informações corretas deverão estar devidamente cadastradas, conforme descrito neste manual.

A tela de usuário e senha será solicitada uma única vez enquanto a sessão do Linx DMS estiver aberta. Sempre que o Linx DMS for fechado, o programa irá solicitar o usuário e senha novamente.

Preços de Itens em Garantia


Em função do Novo Sistema Global de Gerenciamento de Garantia, foram incluídos, no Cadastro de Itens, dois novos campos de Preços: Preço Base de Garantia e Preço de Garantia Balcão. Estes campos serão atualizados através da importação do arquivo CPGMB.JJJ, onde JJJ é a Data Juliana do dia do arquivo.

Por determinação da GM, o Preço Base Garantia obrigatoriamente será o Preço à Vista referente à Região de São Paulo, independente da opção que estiver marcada no campo Região do programa de parâmetros de importação de Peças.

Em hipótese alguma o usuário deve alterar o campo Região, pois todos os demais preços (à Vista, a Prazo, entre outros) deixarão de ser atualizados corretamente.

Caso a Concessionária utilize a opção Distribuidora nos parâmetros de importação do Cadastro de Itens, o Preço Base Garantia será o Preço Distribuidora à Vista São Paulo. Caso contrário, o Preço Base Garantia será o Preço Concessionária à Vista São Paulo.

O preço de Garantia Balcão, por determinação da GM, será o Preço à Vista da Região de São Paulo (utilizando os mesmos critérios já informados anteriormente para considerar Preço Concessionária ou Distribuidora). A este preço será multiplicado o índice referente à Garantia Balcão existente no cadastro de Grupos de Desconto. Este campo é novo e, por isso, deverá ser repassado todo o Cadastro de Grupos de Desconto a fim de informar, de forma correta, os índices que serão aplicados durante a atualização do arquivo CPGMB. Para acessar o Cadastro de Grupos de Desconto, é necessário selecionar o menu Peças / Cadastros / Grupo de Desconto. O programa mostrará a tela abaixo:


Figura 27 – Tela de Manutenção do Cadastro de Grupos de Desconto


Os novos campos de Preços estão disponíveis no Cadastro de Itens e na Consulta de Itens, conforme nos mostram as telas abaixo. Para acessar o cadastro de Itens, é necessário selecionar o menu Peças / Cadastros / Itens. Para utilizar a consulta de Itens, acesse o menu Peças / Consultas / Itens do Estoque.


Figura 28 – Tela de Manutenção do Cadastro de Itens


Figura 29 – Tela de Consulta de Itens


Garantia Balcão


A partir da utilização do Novo Processo Global de Gerenciamento de Garantia, as Garantias Balcão GM obrigatoriamente deverão ser realizadas através de um processo de Abertura de Ordem de Serviço. Desta forma, na requisição dos itens será considerado o Preço de Garantia Balcão e não o Preço de Garantia Oficina. Para isto, é necessário que, na Abertura da Ordem de Serviço, seja informada a Categoria de O.S. configurada nos parâmetros do Fábrica GM.


Solicitação de Crédito em Garantia (Transação)


A Integração do Linx DMS com o Novo Sistema Global de Gerenciamento de Garantia permite que a Concessionária reúna as informações necessárias em processos que chamamos de Transação e submeta de forma on-line, à GM, estas informações. O retorno por parte da GM também será de forma on-line, agilizando todo o negócio de garantia dentro da Concessionária. Esta integração permite que a Concessionária envie os seguintes tipos de transações:


    • ZREG – Garantia Normal de Veículos;
    • ZFAT – Ações de Campo (Recall e Atendimento Especial);
    • ZPTC – Garantia de Vendas de Peças Balcão;
    • ZPTI – Garantia de Peças Instaladas;
    • ZSSP – Atendimento Especial de Vendas;
    • ZSET – Vendas a Cliente (enviada de forma automática sem a intervenção do usuário).


Todos os dados serão extraídos das ordens de serviço de garantia. Uma Ordem de Serviço poderá gerar mais de uma transação. As informações que irão gerar uma transação devem ser agrupadas pelo Código de mão-de-obra (TPMO) que define o serviço principal que foi efetuado. Cada TPMO deve ser relacionado com a peça causadora do defeito (caso exista). Associado a este agrupamento, deve-se vincular as demais peças que foram substituídas em conseqüência da peça causadora do defeito e os serviços efetuados adicionalmente para a mesma transação (caso exista).


TPMO Principal = E7780

            Peça Causadora = 93285849

                        Peça Conseqüência = 12345678

                        Peça Conseqüência = 87654321

                        Peça Conseqüência = ABC12345

                        Serviço Adicional = B4352

Seleção de Ordens de Serviço para Montagem da(s) Transação(ões)

O processo de Seleção das Ordens de Serviço de Garantia para a montagem da(s) transação(ões) no Linx DMS ficou semelhante ao que existia para o processo referente às SC-Linhas, ou seja, somente estarão disponíveis para montagem as Ordens de Serviço que estiverem Fechadas para Lançamento, com a devida Data de Conclusão preenchida automaticamente pelo Linx DMS. Para acessar o programa de Seleção de Ordens de Serviço de Garantia para Montagem da(s) Transação(ões), é necessário selecionar o menu Fábrica / GM / GWM / Seletor de O.S. de Garantia. O programa apresentará a tela abaixo:


Figura 30 – Tela de Seleção de Ordens de Serviço para o Processo de Garantia


Nesta tela o usuário poderá informar alguns filtros de seleção ou utilizar a opção Selecionar Todas. Depois de informar os filtros, basta clicar no botão . Caso tenha Ordens de Serviço para montagem de transação(ões), o programa irá retornar uma tela de resultado, conforme a figura abaixo:


Figura 31 – Tela de Resultado de Seleção de Ordens de Serviço para o Processo de Garantia


A partir desta tela de resultado, será possível selecionar a Ordem de Serviço desejada. Ao clicar no botão , automaticamente será chamado o programa de Manutenção de Transações para que os Processos de Garantias possam ser montados pela Concessionária. O programa de montagem das transações apresentará a tela abaixo:


Figura 32 – Tela de Manutenção da Solicitação de Garantia


Nesta tela, clique no botão para salvar as informações principais para a Solicitação de Garantia. Após salvar, clique com o botão direito sobre o grid principal. O programa deverá mostrar algumas opções conforme a tela abaixo:


Figura 33 – Tela de Opções referentes à Manutenção da Solicitação de Garantia


Nova Transação: Esta opção deverá ser utilizada para incluir uma nova transação para uma Ordem de Serviço de Garantia.

Manutenção Transação: Esta opção deverá ser utilizada para efetuar manutenção em uma transação já existente.

Exclui Transação: Esta opção deverá ser utilizada para excluir uma transação já existente.

Desmarca Transação: Esta opção deverá ser utilizada para desmarcar uma transação já transmitida para a GM.

Manutenção de Peças Conseqüência / M.O. Adicional: Esta opção deverá ser utilizada para informar Peças Conseqüência e Mãos-de-obra Adicionais.

Ao selecionar as opções Nova Transação ou Manutenção Transação, será aberta uma nova tela, conforme a figura abaixo:


Figura 34 – Tela Principal de Manutenção das Transações


Esta tela é semelhante àquela utilizada atualmente para o processo referente às SC-Linhas. As informações estão separadas por abas. Dependendo do tipo de transação selecionada, algumas informações serão obrigatórias e outras opcionais. Abaixo, descrevemos cada aba.


Peça Causadora


Nesta aba estão os dados relacionados à Peça Causadora do Defeito. Nesta tela também serão informados os dados referentes à Conjunto sem Débito, além dos dados referentes à Primeira Instalação da Peça.


TMO Principal


Nesta aba estão os dados referentes ao Serviço Principal. Também poderão ser informados outros campos, como: Horas Extras e comentários do serviço em Garantia que foi realizado.


Figura 35 – Tela Principal de Manutenção das Transações – Aba TPMO Principal


Causa do Defeito


Nesta aba poderão ser informados o Código do Defeito referente à transação e um comentário referente à utilização deste Código de Defeito.


Figura 36 – Tela Principal de Manutenção das Transações – Aba Causa do Defeito


Reclamação


Nesta aba poderão ser informados o Código de Reclamação do Cliente referente à transação e um comentário referente à utilização deste Código de Reclamação.


Figura 37 – Tela Principal de Manutenção das Transações – Aba Reclamação


Correção


Nesta aba poderá ser informada a correção efetuada no veículo de forma descritiva.


Figura 38 – Tela Principal de Manutenção das Transações – Aba Correção


Extras


Nesta aba poderão ser informados dados extras referentes à transação, como Serviços de Terceiros, Valores Diversos e Tipos de Ajustes.


Figura 39 – Tela Principal de Manutenção das Transações – Aba Extras


Autorizações


Nesta aba deverão ser informadas as opções referentes às Autorizações da Transação.


Figura 40 – Tela Principal de Manutenção das Transações – Aba Autorizações


Opções por Transação


Após a Montagem das Transações de Garantia, o usuário terá acesso as seguintes opções:

O botão Consiste S.G. deverá ser utilizado sempre que uma transação for montada e se a Concessionária desejar enviar para a GM. Ele verifica se existe alguma incompatibilidade de informações durante a montagem da transação, pois, conforme descrito anteriormente, algumas informações são obrigatórias e outras opções dependem do Tipo de Garantia selecionado. Não é possível enviar uma solicitação de garantia para a GM sem que o botão Consiste S.G. seja utilizado.

O botão OK deverá ser utilizado para sair do programa de Manutenção de Transação. Poderá ser usado caso se deseje montar as transações sem enviar para a GM.

O botão Cancelar deverá ser utilizado para cancelar a manutenção de uma transação.

O botão Enviar S.G. deverá ser utilizado para enviar uma Transação de Garantia para a GM. Este botão somente é habilitado após a consistência da transação sem retorno de mensagens de erro.

O botão Hist. Veíc.deverá ser utilizado para consultar as informações Históricas do Veículo. Esta opção é idêntica à existente nos pontos de Abertura de Ordem de Serviço do Linx DMS.


Totais


Para cada transação, é possível visualizar seus valores totais. São eles:

Mão-de-Obra: Valores de Mão-de-Obra de Garantia multiplicados pelo total de horas informadas na transação e que foram cobrados da GM.

Peças: Valores das Peças informadas na transação e que foram cobradas da GM.

Adicional de Peças: Valores de Mark-up de todas as peças informadas na transação e que foram cobradas da GM. O Mark-up é a diferença de valores entre o preço enviado pela GM no arquivo CP (Preço Base de Garantia) e o adicional informado pela concessionária (Índice de Majoração do Grupo de Desconto).

Outros Itens: Totais de valores informados em Outros Itens como, por exemplo: Serviços de Terceiros e Diversos.

Total: Somatório de Valores de Mão-de-Obra, Peças e Outros Itens.


Envio da Solicitação de Garantia


Para enviar uma Solicitação de Garantia para a GM, é necessário, após a Consistência da S.G., clicar na opção .O programa apresentará a tela abaixo:


Figura 41 – Tela da Solicitação de Usuário e Senha


Nesta tela deverão ser informados o código e a senha do usuário de acesso ao Novo Sistema Global de Gerenciamento de Garantia. Após informar o usuário e a senha, basta clicar no botão . Neste momento, será iniciada a comunicação com a GM. Dois tipos de retorno poderão ser recebidos:


Retorno sem Erros


Caso a solicitação retorne sem erros, o programa mostrará a tela abaixo:


Figura 42 – Tela da Manutenção da Solicitação de Garantia sem Erros


A única diferença em relação à tela anterior à solicitação é o Número da Transação que aparecerá automaticamente para o usuário, informando, desta forma, o Número da Transação dentro da GM.


Retorno com Erros


Caso a solicitação retorne com erros, o programa retornará uma tela conforme abaixo:


Figura 43 – Tela da Manutenção da Solicitação de Garantia com Erros

 

O programa habilita uma nova aba chamada Erros, onde é possível consultar os retornos enviados pela GM. Em seguida, é necessário corrigir, consistir e enviar novamente.

 

Importante:

Independente da Solicitação de Garantia voltar ou não com Erros, a GM sempre disponibilizará o Número da Transação.

Relatório de Peças para Devolução


Este relatório é semelhante ao já existente para o processo antigo, referente à SC-Linhas, ou seja, através das opções de filtro serão selecionados todos os itens marcados para devolução à GM. Para acessá-lo, é necessário selecionar o menu Fábrica / GM / GWM / Relatório de Peças para Devolução. O programa apresentará a tela abaixo:


Figura 44 – Tela de Parâmetros do Relatório de Peças para Devolução à GM


Após a seleção do(s) filtro(s) desejado(s), basta clicar no botão que será impresso um relatório de acordo com o exemplo abaixo:

Figura 45 – Exemplo de Relatório de Peças para Devolução à GM


Relatório de Peças em Garantia


Um programa de Relatório das Peças em Garantia foi desenvolvido para auxiliar o garantista no processo de conferência das informações de crédito junto à GM. Para acessar o programa, é necessário selecionar o menu Fábrica / GM / GWM / Relatório de Peças em Garantia. O programa apresentará a tela abaixo:


Figura 46 – Tela da Seleção de Parâmetros para o Relatório de Peças em Garantia


O usuário poderá selecionar os itens para emissão do relatório de acordo com o filtro apresentado na figura 46. Os itens serão mostrados no relatório, agrupados e totalizados por Categoria de Peças. Após a seleção, basta clicar no botão que será impresso um relatório de acordo com o exemplo abaixo:

Figura 47 – Exemplo de Relatório de Peças em Garantia


Recebimento de Peças Defeituosas


Todas as Peças selecionadas pela GM para devolução deverão ter uma Nota Fiscal de Entrada e uma Nota Fiscal de Saída. A Nota Fiscal de Entrada será por Número de Ordem de Serviço, enquanto a Nota Fiscal de Saída (Remessa) terá o seguinte agrupamento:


    • Uma Nota Fiscal para cada Conjunto sem Débito;
    • Uma Nota Fiscal para todas as Transações de Garantia Balcão e Opcionais Instalados;
    • Uma Nota Fiscal para os demais Tipos de Garantia.


O programa de Recebimento de Peças Defeituosas (Entrada) está localizado no menu Fábrica / GM / GWM / Recebimento de Peças Defeituosas. Ao acessar esta opção, será apresentada a tela abaixo:


Figura 48 – Tela de Recebimento de Peças Defeituosas


No campo Nro.OS/NF deverá ser informado o número da Ordem de Serviço onde se encontram as peças para emissão da Nota Fiscal de Entrada. Após informar o número da O.S., basta clicar no botão . O programa mostrará alguns dados referentes à Ordem de Serviço conforme abaixo:


Figura 49 – Exemplo de Recebimento de Peças Defeituosas


Após a seleção da Ordem de Serviço, o usuário deverá clicar no botão . Neste momento, o Linx DMS mostrará uma tela com todas as transações referentes a esta Ordem de Serviço e que tenham peças disponíveis para devolução à GM. Abaixo está um exemplo da tela que será exibida:


Figura 50 – Exemplo de Tela de Seleção de Transações para o Recebimento de Peças Defeituosas


Após a seleção das transações, será mostrado no grid principal do programa os Itens a Devolver, conforme mostra a figura abaixo:


Figura 51 – Exemplo de Tela com os Itens para o Recebimento de Peças Defeituosas


A partir deste momento, basta então clicar no botão e emitir a Nota Fiscal, conforme processo já existente para as SC-Linhas.


Remessa de Peças Defeituosas


O programa de Remessa de Peças Defeituosas (Saída) está localizado no menu Fábrica / GM / GWM / Remessa de Peças Defeituosas. Ao acessar esta opção, será apresentada a tela abaixo:

Figura 52 – Exemplo de Tela para Remessa de Peças Defeituosas


No Novo Sistema Global de Gerenciamento de Garantia GM, o Número da Notificação de Crédito (no processo por SC-Linhas, as Notas Fiscais de Saída – Remessa – das Peças Defeituosas eram agrupadas por este número) não será utilizado. Desta forma, o botão mostrará ao usuário todas as transações disponíveis para a emissão da Nota Fiscal de Saída e fará a separação dos Tipos de Transação de forma automática. Após a seleção das transações, basta clicar no botão e emitir a Nota Fiscal, conforme processo já existente para as SC-Linhas.


Consulta Transações


Um programa de consulta de transações foi desenvolvido para permitir que sejam informados filtros distintos. Para acessar o programa, é necessário selecionar o menu Fábrica / GM / GWM / Consulta Transações. O programa apresentará a tela abaixo:


Figura 53 – Tela de Consulta de Filtro de Consulta de Transações


Seleção de Informações:

Após a informação dos filtros selecionados, basta clicar no botão . Neste momento, o programa selecionará todas as transações existentes no programa de acordo com o(s) filtro(s) informado(s). Esta seleção será mostrada na aba Transações, existente no programa, conforme a tela abaixo:


Figura 54 – Tela de Filtro de Transações Selecionadas


Com um duplo clique sobre uma das transações selecionadas pelo programa, será mostrada uma tela com as informações referentes a esta transação. Veja abaixo um exemplo da tela de consulta às informações de uma transação selecionada:


Figura 55 – Exemplo de Tela de Consulta de uma Transação Selecionada


As abas de informações existentes neste programa são semelhantes as que já foram vistas no programa de Manutenção da Transação, com destaque para a aba Créditos da Transação, onde poderão ser visualizados todos os valores enviados e recebidos da GM, e a aba Erros, onde poderão ser acessadas as rejeições indicadas pela GM (quando houver).


Figura 56 – Exemplo da Aba Créditos da Transação


Figura 57 – Exemplo da Aba Erros da Transação


Consulta Transações por Chassi


Um programa de Consulta de Transações por Chassi foi desenvolvido para permitir consultas às Transações de Garantia referentes a um determinado chassi. Para acessar o programa, é necessário selecionar o menu Fábrica / GM / GWM / Consulta Transações por Chassi. O programa apresentará a tela abaixo:

Figura 58 – Tela Principal do Programa de Consulta de Transações por Chassi


Seleção de Informações:


Ao clicar no botão , o programa selecionará todo(s) o(s) chassi(s) que possui (em) alguma Transação de Garantia já montada. Esta seleção será mostrada ao usuário, conforme a figura abaixo:


Figura 59 – Tela de Filtro de Transações por Chassi


Com um duplo clique sobre o(s) Chassi(s) selecionado(s) pelo programa, será mostrada uma tela com as transações selecionadas referentes a este Chassi. Veja abaixo um exemplo da tela de Filtro de Transações por Chassi:


Figura 60 – Exemplo de Tela de Consulta de uma Transação Selecionada


Com um duplo clique sobre a transação desejada, o programa mostrará as mesmas abas de informações existentes no programa de Consulta de Transações.


Figura 61 – Exemplo da Tela Principal de Consulta de Transações por Chassi


Relatório de Transações


Um programa de emissão de relatório de transações foi desenvolvido para permitir que sejam informados filtros distintos. Para acessar o programa, é necessário selecionar o menu Fábrica / GM / GWM / Relatório de Transações. O programa apresentará a tela abaixo:


Figura 62 – Tela de Filtro do Programa de Emissão de Relatório de Transações


Seleção de Informações:


Após a seleção do(s) filtro(s) pelo usuário, basta clicar no botão . Neste momento, o programa selecionará todas as transações existentes e que estejam de acordo com o(s) filtro(s) informado(s). Esta seleção será mostrada no grid do programa conforme mostra a figura abaixo:


Figura 63 – Seleção de Transações para Impressão


Todas as transações selecionadas serão impressas. Para isto, basta clicar no botão . Um relatório será gerado, conforme mostra a figura abaixo:


Figura 64 – Exemplo de Relatório de Transações


Reorganiza Tabelas de Garantia:


Com o passar do tempo, as tabelas referentes às Solicitações de Garantia vão acumulando informações desnecessárias, que não necessitam ser armazenadas. Em função disto, foi desenvolvido um programa de limpeza para estas tabelas, que poderá ser acessado através do menu Fábrica / GM / GWM / Reorganiza Tabelas de Garantia. Ao acessar o programa será mostrada a tela abaixo:


Figura 65 – Tela do Programa de Reorganização das Tabelas de Solicitação de Garantia

 

Após a confirmação, serão excluídas das tabelas das Solicitações de Garantia todas as transações referentes às Ordens de Serviço cuja Data de Conclusão for superior a 02 (Dois) anos, a contar da Data de Execução do Programa.


DÚVIDAS

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