Essa funcionalidade está disponível a partir da versão 3.0.6.11 - 16/08/2022.


Devido a necessidade de uma configuração específica para comunicação da impressora foi desenvolvido uma rotina de verificação de comunicação com as portas seriais e USB do computador para a impressora.

NFC-e

Ao executar o Vendas e o sistema não detectar uma impressora conectada, a janela abaixo será executada permitindo ao usuário 2 opções de varredura das portas.

Sendo elas:

  • Automático: será realizado buscar por todas as portas de comunicação Serial e USB disponíveis no PC, que tenham a impressora, previamente configurada, conectada em alguma porta.
  • Manual: será aberto processo onde o usuário pode interagir e realizar os testes selecionando tipo, marca e caminho/porta da impressora.

  

Figura 01 - Assistente de Configuração

Modo Automático

Nesse modo o sistema faz varredura por portas que contém a impressora de modo a estabelecer a comunicação de forma automática.


Figura 02 - Configuração Manual


Caso seja possivel realizar a comunicação, será emitida a seguinte mensagem na tela.


Figura 03 - Conexão Estabelecida


Após confirmar o processo, o sistema segue seu fluxo normal.

Caso não seja possivel realizar a comunicação, será emitida a seguinte mensagem na tela.


Figura 04 - Busca


Informando sobre procedimentos básicos à serem realizados para que em seguida possa optar por:

  • O sistema refaz a busca de forma automática;
  • O sistema abre o processo de busca manual, demonstrado abaixo.


Modo Manual

Nesse modo o sistema disponibiliza as opções abaixo para que seja possível realizar o processo de forma manual, e testar porta a porta realizando teste de impressão.

Outro recurso disponível é a possibilidade de mudar o Tipo de impressora, dessa forma quando por algum motivo não for possível comunicar, será possível mudar para uma impressora comum, impressora do windows, dessa forma pode gerar uma impressão em qualquer dispositivo associado ao windows.


Lembrando que ao realizar essa conversão para impressora comum, o sistema não realizará mais testes na porta de impressão.

Caso o usuário queira retornar a impressora não fiscal, será necessário executar o configurador de impressora do caixa através do suporte.


Figura 05 - Assistente Configuração Manual


Ao clicar em é emitida a seguinte mensagem:


Figura 06 - Mensagem Teste de Impressão


Após essa mensagem o sistema tentará realizar a conexão com base nas informações fornecidas.

 Caso seja o sistema identifique a impressora, será emitida a mensagem.


Figura 07 - Mensagem de Conexão Estabelecida


Caso não seja possivel realizar a conexão será emitida uma mensagem informando os procedimentos à serem realizados.


Figura 08 - Falha na Conexão


O processo permite prosseguir para o Vendas mesmo não sendo configurado uma impressora válida, nesse caso será informada a mensagem abaixo.


Figura 09 - Contato Suporte


Nessa mensagem fica disponibilizado o link para o chat do suporte e também o número para contato.


O sistema permace funcionando, onde é possivel realizar as vendas normalmente, mas ao tentar finalizar a venda o sistema volta a verificar a conectividade com a impressora de forma automática sem sinalização ao usuário, caso o sistema consiga identificar a impressora em outra porta de comunicação, será ajustado e prosseguirá de forma automática, mas se não for possível realizar a comunicação com a impressora, o sistema irá executar o wizard (passo a passo) trazendo as opções como exemplificado no passo acima, com as buscas automática e manual.

ECF

Ao executar o Vendas e o sistema não detectar uma impressora conectada, a janela abaixo será executada permitindo ao usuário 1 opção de varredura das portas.

  • Manual: será aberto processo onde o usuário pode interagir e realizar os testes selecionando o tipo, marca e caminho/porta da impressora.


Figura 10 - Assistente ECF Manual

Modo Manual

Nesse modo o sistema disponibiliza as opções abaixo para que seja possível realizar o processo de forma manual, e testar porta a porta realizando teste de impressão.


Figura 11 - Configuração Porta ECF


Após selecionar a porta de comunicação, e clicar em "Testar Conexão", será emitida a seguinte mensagem.


Figura 12 - Informação ECF


Caso seja possível realizar a conexão, será emitida a seguinte mensagem.


Figura 13 - Conexão Estabelecida


Caso não seja possível realizar a conexão será emitida uma mensagem, informando os procedimentos à serem realizados.


Figura 14 - Informação de Falha na Conexão


Quando estiver em modo de ECF, e o usuário não conseguir configurar uma impressora fiscal, o Vendas será finalizado.