Essa funcionalidade estará disponível a partir da versão 3.0.6.14 - 02/09/2022.


A partir da versão 3.0.6.14 o Linx Big Farma passou a ter uma configuração para verificar se no momento do cadastro de um novo cliente vindo pelo Web Service, possuir um CEP corresponde ao endereço no cadastro de rotas, a rota será cadastrada automaticamente.

É possível habilitar a senha do supervisor para garantir um controle da loja em Configurações > Filiais > Vendas >Configurações de Descontos Senhas e Permissões > Senha de Sup. ao Atu. Rota, essa configuração definirá se será exigida a senha do supervisor no comportamento de atualização do endereço.


Figura 01 - Configurações Filiais


Por padrão essa configuração de Senha de Sup. ao Atu. Rota, vem marcada como Não, e não é obrigado a utilização , apenas se a loja quiser ter um controle de quem realiza as atualizações


Além de habilitar essa configuração é preciso habilitar no Usuários>Permissão Supervisor.

Localize o usuário supervisor e vá até a aba Permissões Supervisor.


Figura 02 - Permissão Supervisor


Coloque "S" na opção em destaque e seta para cima ou para baixo do teclado para registrar a alteração.

Em algumas rotinas do sistema quando o cliente é identificado e o CEP que estiver sendo utilizado for diferente do CEP cadastrado na rota vinculada ao cliente, será realizada a atualização.

Quando um cliente novo é cadastrado através do PEC, se tiver como pré requisito uma rota e essa rota cadastrada possuir CEP corresponde ao do cliente que está sendo cadastrado será realizada a alocação da rota automaticamente,

Cadastro de Rotas 

Como pré-requisito para essa funcionalidade é preciso ter rotas cadastradas.

Para cadastrar um rota vá em Cadastros > Rotas será aberta a tela de Cadastro de Rotas, aperte a tecla F5 para abrir o tela de cadastro.


Figura 03 - Cadastro de Rotas


Preencha os campos  corretamente.


Figura 04 - Cadastrando Rota


Os campos para o cadastro são:

  • Nome da Rota - É o nome que deseja dar a rota;
  • Tempo Máx.(min) - Tempo máximo em minutos para a entrega;
  • Tempo Min.(min) - Tempo mínimo  gasto pra realizar a entrega em minutos;
  • Tempo Médio(min) - É o tempo médio realizado nas entregas em minutos;
  • CEP Inicial - É o inicio da faixa do CEP ;
  • CEP Final - É a faixa de CEP até onde a rota irá ser identificada;
  • Entrega por - Define se a entrega será feita por motoqueiro ou pelo Correio;
  • Valor de Entrega - Define a partir de que valor será realizada entregas.


Quando for cadastrar uma nova rota e a faixa de CEP já existir será exibido uma mensagem informando que tal rota já existe.


Figura 05 - Faixa de CEP Existente


Não é possível cadastrar uma nova rota com uma mesma faixa de CEP já existente.


Após concluir o preenchimento de todas as informações clique em para salvar as informações.


Cadastrando Clientes Novos

Quando um cliente não possuir cadastro no Linx Big Farma e for realizada um venda para esse cliente que já esteja no Web Service, o sistema busca os dados desse cliente no cadastro do PEC, e  realiza o cadastro no Linx Big Farma, onde possui uma rotina que realizará uma comparação do CEP vindo do Web Service com os CEP's cadastrados no Cadastro de Rotas e alocará essa rota ao cadastro.

Na tela de vendas, quando pesquisar um cliente e este estiver cadastrado no PEC, ao busca-lo serão exibidas as informações.


Figura 06 - Vendas Caixa


Com isso a partir do momento em que clicar no botão Linx Big Farma já realiza uma cópia do cadastro desse cliente em sua base, e realiza uma rotina de comparação do CEP vindo do Web Service com os CEP's alocados no cadastro de rotas, e realiza automaticamente a locação a rota correta.


Figura 07 - Informações do Cliente


O Linx Big Farma já cadastra o cliente e aloca a rota correspondente.


Figura 08 -Cadastro de Rotas


A rota é alocada de acordo com as rotas cadastradas no Cadastro e Rotas e seguindo a faixa de CEP do cliente.

Clientes com Rotas Cadastradas

Se o cliente já possui cadastro no Linx Big Farma e já existe uma rota alocada, mas essa rota é diferente da faixa de CEP do cliente, o sistema exibirá uma mensagem perguntando se o usuário deseja atualizar a rota para a rota correspondente dentro do cadastro.


Figura 09 - Mensagem 


Clicando em o cadastro será atualizada e rota adequada será alocada automaticamente.


Essa mensagem será exibida exclusivamente no caso da rota estiver errada, e será controlada pela senha supervisor (vide Figura  02).