O que é o Pix?

O Pix é o método de pagamentos para fazer transferências de forma rápida, a qualquer hora, em qualquer dia, além de trazer a possibilidade de fazer pagamentos em estabelecimentos.

Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes; promover a inclusão financeira e preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.

Em linha com a revolução tecnológica em curso, possibilita a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio e a redução do custo social relacionada ao uso de instrumentos baseados em papel.


1. Sempre disponível

Sem essa de só poder fazer transferências em horário bancário ou aguardar 3 dias úteis para que o valor do boleto “caia” na conta. Com o Pix, dá para efetuar pagamentos a qualquer hora do dia (até de madrugada), todos os dias da semana (incluindo finais de semana e feriados) e ter a quantia compensada no mesmo instante – diferente de TEDs, DOCs e boletos.

2. Nada além do celular

O Pix será realizado dentro do aplicativo do banco ou instituição financeira de cada um – assim como você tem a opção de fazer uma TED hoje, terá, no seu APP, a opção de fazer um Pix. Existem três formas de usar o Pix:

  • QR Code: Quem faz um pagamento por Pix precisa apenas ler o QR Code gerado pelo recebedor ou estabelecimento. Isso pode ser feito a qualquer dia ou horário e ser completado em alguns segundos.

  • Chaves Pix: É o dado que será necessário para poder enviar um Pix a alguém – em vez de informar o banco, CPF, nome completo, número da agência e da conta, por exemplo. Para enviar um Pix, basta informar uma das chaves do recebedor.

  • Dados pessoais: Se preferir, você pode informar os dados do banco, CPF, nome completo, número da agência e da conta

3. Operação completa em até 10 segundos

Todas as transferências e pagamentos do Pix serão realizadas de maneira imediata, em até 10 segundos. Isso deverá evitar não só a angústia e incerteza de não saber quando o dinheiro será entregue ou recebido, como também questões práticas, por exemplo: uma conta de consumo atrasada poderá ser paga imediatamente se houver risco de interrupção do serviço.

4. Sem custo para pessoas físicas

O Pix será gratuito para pessoas físicas – ou seja, os pagamentos feitos por este meio não terão custo algum para os clientes. O valor para pessoas jurídicas ainda não está definido, mas deverá ser menor do que as opções que existem hoje – no Nubank, entretanto, o Pix também vai ser gratuito para clientes da conta PJ.

5. Controle maior

Para quem tem empresa e for usar o Pix, o controle do fluxo de caixa e o recolhimento dos tributos vão ficar mais fáceis, já que tudo é registrado de forma digital. O controle também será melhor para pessoas físicas, já que, com um sistema unificado, ficará mais fácil visualizar as movimentações.

6. Segurança

As transações feitas via Pix vão ter as mesmas medidas de segurança das transações via TED e DOC – como forma de autenticação e criptografia. Em relação às informações pessoais dos usuários, o Banco Central garante que todas elas são protegidas pelo sigilo bancário, estabelecido na Lei Complementar número 105, e pela Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em breve.

7. Sem burocracia

Nos pagamentos instantâneos não existem intermediários (bancos e instituições financeiras): o valor das transferências sai direto da conta de quem está pagando para a conta do recebedor.

Importante!

Em caso de dúvidas e/ou problemas, entre em contato conosco!

Informações e Contatos Suporte Linx Itec

Pré-Requisitos

AplicaçãoVersão
(Igual ou superior)
Banco de Dados – PostgreSQL

4.08.077

Banco de Dados – SQL Server22.09.1315
Carga-Loja3.5.1
Carga-Matriz3.5.19
Configuração04.08.0131HF43
Consolidador-Matriz3.0.93.02
Estoque04.08.0131HF43
Financeiro04.08.0131
Loja

04.08.0131HF43

PDV NFC-e

2.0.33.190
PDV-PAF 18.20.2.23

Versões de PINPAD compatíveis:

AplicaçãoVersão
(Igual ou superior)
Gertec PPC9302.03

Verifone Vx820

2.03

Atenção

Para que o PIX funcione corretamente, deve ser feito o cadastro da Administradora de cartão, no módulo Financeiro - Cadastro - Administradora de cartões - Administradora de cartões:

"Tipo cartão (modalidade)" a ser selecionado é "7 - PIX", conforme exemplo abaixo:


  • O funcionamento do PIX no TEF SCOPE estará disponível somente no módulo PDV-PAF.

1 - Após inicialização da venda e seleção da opção Scope (somente no PDV-PAF), o fluxo da venda segue normalmente para recebimento do PIX:


2 - Após Finalizar o recebimento do PIX, segue fluxo de confirmação dos recebimentos:

Para configurar e utilizar o PIX via Scope, acesse o módulo Configuração - Cadastros especiais - Configurações - Filiais:


  • Parâmetro: "CD_EMP_TEF_SCOPE" deve estar configurado com o código da empresa no TEF Scope.
  • Parâmetro: "CD_FILIAL_TEF_SCOPE" deve estar configurado com o código da filial informada no TEF Scope.

Importante

Os dados informados acima devem ser fornecidos pelo TEF Scope.

No módulo Configuração - Cadastros Especiais - Configurações - Filiais, o parâmetro "PIX_TIPO_IMPRESSAO" determina o local de demonstração do QR Code.

Parâmetro: "PIX_TIPO_IMPRESSAO"
Opções: 0 - Monitor, 1 - Pin Pad 2 - Impresso, cupom não fiscal.

  • Com a opção "0 - Monitor", o QR Code será apresentado no monitor do dispositivo utilizado.
  • Com a opção "1 - Pin Pad", o QR Code será apresentado no PINPAD e no monitor utilizado no dispositivo.


Atenção

A opção "2 - Impresso, cupom não fiscal" não foi implementada no momento, pois estaria com cupom aberto no módulo PDV-NFC-e.

Na tela de Fechamento de Caixa (Gestão Financeiro - Fechamento de caixa - Vendas/Fechamento - Fechamento de caixa - Fechamento de caixa), as transações PIX serão informadas no campo "Cartão a vista" e, para melhor detalhamento e impressão de relatório, clique no botão , conforme imagem abaixo:

  • No lado esquerdo da tela de Fechamento de Caixa, serão informados os cupons não fiscais e no lado direito os cupons fiscais.
  • No relatório, as operações PIX via Tef Scope serão classificados como modalidade PIX, diferente das demais.

Ao acessar o Painel Integração Benner, é possível visualizar o status das vendas PIX no Linx Itec:

O Painel Integração Benner evidenciará o número de atualizações de acordo com a quantidade realizada no Linx Itec. As informações são atualizadas a cada minuto.


  • Para ter mais detalhes sobre as pendências, sucessos e falhas nos envios, clique sobre o evento desejado: Pendente, Processando, Sucesso e/ou Falha.
  • Na tela de Eventos, a pesquisa pode ser feita utilizando os filtros de Tópico, Situação e Tipo operaçãoFilial, Código registro e Token Id, além das opções de Data do evento e Data do documento:


  • Ao clicar sobre o evento desejado, é possível visualizar as informações de Filial, Código registro, Tipo de operação, Data do evento, Data do documento, Situação e Detalhes


No menu ao lado esquerdo da tela, em , é possível realizar as configurações de Dados API Dados Bancários: