Conceito

Neste guia serão apresentadas as permissões de usuários do AutoSystem necessárias para que passa ser realizado o lançamento, alteração e exclusão de despesas no PDV. Será apresentado também, como configurar os tipos de despesas na retaguarda AutoSystem para serem sincronizadas e disponibilizadas na tela do PDV. 

Permissões de Usuário

A seguir serão apresentadas as permissões de usuário configuradas na retaguarda em Configurações> Usuários> Grupos de Usuários.

A primeira permissão de usuário a ser validada será a de Exibir guia saídas na tela de caixa, que quando habilitada mostra a guia saída no menu financeiro e quando não habilitada ocultará a guia, impedindo que o usuário tenha acesso a rotina de lançamento de despesas no caixa. 


Na permissão de usuário Exibir total de saídas na guia Saídas da tela de caixa, quando o valor for igual a Sim mostrará a coluna de valor e os totais de vendas, documentos e dinheiro na tela. 

Guia Saídas com permissão igual a Sim


Quando a permissão for igual a Não a coluna de valor e os totais de venda, documentos e dinheiro serão ocultados da tela, conforme a imagem abaixo:


Na permissão de usuário Adicionar saídas no caixa, quando igual a Sim permitirá que o operador realize o lançamento de despesas na guia Saídas do PDV.  

Quando a permissão for igual a Não, será apresentada na tela do PDV a mensagem abaixo: 


Na permissão de usuário Alterar saídas no caixa, quando igual a Sim, permitirá que o operador modifique o lançamento de despesas. 

Quando a permissão for igual a Não, será apresentada na tela do PDV a mensagem abaixo: 


Na permissão de usuário Deletar saídas no caixa, quando igual a Sim, permitirá que o operador realize a exclusão do lançamento de despesas. 

Quando a permissão for igual a Não, será apresentada na tela do PDV a mensagem abaixo: 


Na permissão de usuário Imprimir saídas no caixa, quando igual a Sim, permitirá que o operador realize a impressão do lançamento de despesas. 



Esta ultima permissão diz respeito ao cadastro do Tipo de Despesas, possibilitando o acesso do operador a inclusão, exclusão, alteração e visualização.


Cadastro dos Tipos de Despesas

Na retaguarda deverão ser cadastrados os tipos de despesas que irão ser apresentados ao clicar no botão Adicionar da guia Saída no PDV. Este cadastro irá associar o tipo de despesa à conta de despesas do plano de contas, vinculando também o motivo de movimentação para lançamento da despesa. Para a realizar esse cadastro ir em Cadastros> Tabelas> Geral> Tipos de Despesas.


Conforme a demonstração acima, ao clicar em Novo será apresentada a tela de cadastro com os campos abaixo.

  • Código: gerado automaticamente pelo sistema;
  • Descrição: texto livre a ser informado pelo usuário;
  • Motivo: Relacionar ali os motivos de movimentação que são referente a despesas no sistema. Para isso, apresentar os motivos de movimentação que movimentam as contas filhas de Despesas na operação Débito (E), observando a indicação da configuração abaixo no sistema, realizada em Configurações> Parâmetros> Contas.

  • Conta Débito: Relacionar a conta Débito filha do motivo de movimentação selecionado.

Com esse cadastro realizado, no PDV Linx Postos POS será selecionado o motivo de movimentação e o tipo da despesa, para que quando houver o lançamento no PDV a sincronia do AutoSystem identifique o motivo de movimentação a ser lançado, assim como a conta débito respectiva. 



  • Sem rótulos