Com o objetivo de reembolsar o consumidor pelo valor total pago na compra, foi implementado no PDV a funcionalidade que permite informar o valor do frete ao efetuar a devolução de itens OMS.

O parâmetro OMS_TIPO_DEVOLUCAO_FRETE foi criado para ativar e flexibilizar o processo, de acordo com a necessidade de cada cliente.

Confira as regras da parametrização:

ValorDescrição
0Não permite devolução de frete 
1Permite devolução do frete somente quando a quantidade de produtos devolvidos for total
2Permite digitar o valor do frete

Passo a passo

1 - No menu principal, abra o módulo Atendimento;

2 - Em seguida, ative o modo Devolução, pressionando ALT + H;

3 - Identifique o cliente e em seguida, no menu geral selecione a opção Devolução OMS (ALT + O);

4 - Em seguida, informe o canal e o número do pedido OMS;

5 - A tela de Indicação de troca será exibida com o valor do frete apresentado. Informe o código de barras dos itens devolvidos e selecione a opção Reembolsar frete (Será possível efetuar a devolução do frete parcial ou total, de acordo com a parametrização configurada);

Caso o valor do parâmetro OMS_TIPO_DEVOLUCAO_FRETE  = 0, o campo destacado abaixo não será exibido.

6 - Desabilite a opção do documento eletrônico caso queira, e preencha os campos seguinte informando o número do documento fiscal que foi emitido para a venda em questão, ECF e o preço de origem;

7- Note que um item financeiro será inserido na tela de atendimento, juntamente com os itens que serão devolvidos. Clique no botão Pagar ou aperte F3;

8 - Na tela de Troca ou Devolução, escolha a forma que será feita a devolução para o cliente, conforme as opções disponíveis.

9 - Ao confirmar a operação escolhida, o sistema emitirá a nota de devolução.

Funcionalidade disponível a partir da versão Linx OmniPOS 9.7 SPK7 HF011.