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Por que utilizar as Tabelas de Desconto e as Condições de Pagamento?

Principalmente para facilitar o controle de descontos nas empresas, por exemplo, para empresas que só compram em convênio, podemos definir uma tabela de desconto e uma condição convênio e usar em todas as empresas, e quando for necessário mudar um percentual de desconto, muda-se somente na tabela e todas empresas serão atualizadas.

1 - Criando a tabela de desconto

Para se cadastrar uma tabela de desconto, vá ao menu Cadastros > Tabela de Descontos. Verifique se já existe uma tabela de desconto do tipo desejado, se não existir, cadastre-a  clicando no botão   ou tecla de atalho F5. Apenas informe o nome da tabela de desconto e assim que salvar o cadastro pelo botão   ou atalho Ctrl + G serão exibidas algumas regras que podem ser aplicadas a essa tabela de desconto, estas podem ser aplicadas aos grupos dos produtos,  ou nos próprios produtos, .
 

Figura 01 - Cadastro tabela de desconto
 
É possível filtrar os grupos através do botão  e desfazer a seleção através do botão .
Nas regras são possíveis definir as configurações nos campos abaixo:

    • Praticar Preço:  Neste campo é possível escolher o preço a ser praticado: Preço 1, Preço 2, Preço 3 e Preço Fábrica, sendo o último correspondente ao campo "Pço de Compra Un." do cadastro do produto e os outros três respectivamente aos campos: Preço Venda, Preço Venda 2 e Preço Venda 3;

    • Acréscimo %: Nesta coluna da grade de grupos pode-se definir um percentual de aumento do produto no ato da venda;

    • Desc. Automático:  Nesta coluna pode ser definido o desconto para entrar automático no ato da venda para determinado grupo, ou produto caso seja definido;

    • Desc. Máximo %:  Nesta coluna é definido o desconto máximo que o funcionário pode dar para este grupo, ou produto caso seja definido;

    • Permite Promoção:  Esta coluna indica se aquele grupo de produto pode ser vendido com preço promocional, definido no cadastro de produtos;
       
    • Bloq. Desconto:  Esta coluna quando marcada, indica que os produtos não podem ter seus descontos alterados no ato da venda;  

    • Permite Desc. Á Vista: Esta coluna define se este grupo irá aceitar desconto á vista, o qual é configurado no cadastro do produto;

    • Permite Desc. Qtde: Esta coluna define se esta tabela irá aceitar Desconto por Quantidade configurado no cadastro do produto;

    • Pratica Menor Preço: Esta coluna define se no ato da venda irá entrar o menor preço, então será efetuada uma verificação em todos os descontos permitidos e considerado o menor.

 
Nesta mesma tela também podem ser configurados descontos por usuário e supervisor, caso um gerente ou supervisor tenham permissão para conceder um desconto maior. Essas configurações poderão ser encontradas.

 

Figura 02 - Desconto máximo por usuário e máximo supervisor

 
 Clique na descrição lateral Desconto Máximo por Usuário e Máximo Supervisor como destacado na Figura 02, após aparecerá as opções de desconto.

 

Figura 03 - Desconto máximo por usuário e máximo por supervisor
 

  • Desc.Máx%: Defina o desconto máximo para o usuário desejado, ;

  • Desc.Máx.Super%: Defina o desconto máximo para supervisor onde é dado pela tela de Vendas com tecla F6, utilizado somente quando o usúario for supervisor, ;

 

Nota


Dúvidas sobre as configurações de usuário e supervisor ?  Verifique o artigo Cadastro de Usuários - Grupos


 
Abaixo algumas teclas de atalho para replicar os descontos, pois como pode ser notado na parte superior indica qual o grupo está sendo definido esses desconto no campo Descontos válidos para o grupo: e na frente o nome do grupo, como no destaque  , e acima estão os botões de Filtros onde se pode filtrar por grupo de usuários ou também limpar os filtros, .

  • : Com esta tecla de atalho pode-se replicar para outras tabelas de desconto as definições de descontos estabelecidas, ;

  • : Com esta tecla de atalho não é necessário configurar grupo por grupo em caso de desconto fixo para todos os usuários, ;

 
Outra regra que pode ser criada é a desconto por produto, para isso  clique na aba Regras diferenciadas por Produto.

 

Figura 04 - Regras diferenciadas por produto

 
Para diferenciação por produtos observe os passos abaixo:

  •  Clique no botão    destaque  e aparecerá a tela para inclusão.

 

Figura 05 - Pesquisa de produto

 
Na seção Filtros  encontram-se os botões:

  •  

  •  







 
Nesta tela pode-se incluir os proudutos utilizando os filtros acima ou então inclui-los um a um digitando a descrição no campo Descrição Produto e  clicando no botão  ou na tecla de atalho F4 e em seguida no botão .

Ao definir os produtos para aplicar as regras diferenciadas também será possível utilizar os filtros conforme destaque  da Figura 04 acima, observando que os botões dos filtros no destaque serão válidos para os produtos constantes na tela, ou seja, que foram incluidos através do processo acima citado.

2 - Criando as formas de pagamento

No Linx Farma Big vá ao menu Cadastro > Tipos e Formas de Pagamento > Formas de Pagamento.

Neste cadastro são definidas as formas de prazo ou parcelamento que a Loja trabalha. Por ex.: 45 dias direto, Entrada + 2 parcelas, ou 40% de entrada e divisão do restante em 3 parcelas.

Crie uma nova forma com tecla F5 ou no botão  e informe uma descrição para a Forma de Pagamento, ao definir dê um Ctrl+G ou no botão   para salvar o registro.

 

Figura 06 - Formas de pagamento

 
O campo "Venci. dia Venda" indica que em caso de parcelamento o sistema manterá o dia de vencimento quando crediário ou pré-data, quando cheque igual ao dia da venda.
Por ex: uma  compra no cheque para 30 e 60, se a venda foi feita no dia 10, o sistema sugerirá sempre a pré-data como dia 10, no caso venda dia 10/09 as pré-datas ficariam como 10/10 e 10/11, caso essa opção seja definida como no sistema somente soma os dias de prazo entre as parcelas;
 
O Campo "Num. Parcelas",  é definido o número de parcelas que a forma de pagamento aceita, ao alterar este campo ao lado esquerdo é adicionado a parcela sendo necessário definir "Dias Prazo" e "Percentual", automaticamente ele será calculado os dias e percentual, somente necessário alterar caso uma forma de pagamento com dias prazo e percentual diferenciados;

Ao lado direto são listados os tipos de pagamentos que contém em seu cadastro sendo necessário marcar quais tipos serão aceitos nesta forma da pagamento,   para marcar  clique na coluna Aceita e aperte a barra de Espaço do teclado. Ao fazer isso ele ficará azul,  modificando de "Não" para "Sim" como os tipos exemplificados acima.

3 - Definindo as tabelas de descontos e condições de pagamento praticadas na empresa e à vista

Acesse menu Cadastros > Empresas  ou  clique no botão   na barra de menu rápido e selecione empresa à qual quer definir a condição e tabela, e  clique no botão   ou tecle F3, em seguida em Edição (F2) para acessar o cadastro, entre na aba Condições de Pagamento e Tabelas de Desconto.

 

Figura 07 - Condições de pagamento


Nesta tela devem ser determinadas quais condições serão aceitas para a empresa;
Antes de definir o Aceita (Sim ou Não), , é necessário definir qual tabela de desconto esta condição poderá ter, para isso  clique na coluna Tabela de Desconto na linha da condição que será utilizada, então  clique no botão   (3 pontos), para definir a tabela, e será direcionado para a tela de cadastro de tabelas conforme Figura 01 acima.
Após selecionar a tabela de desconto defina a coluna Aceita  clicando sobre a mesma e marcando Sim ou Não com a barra de espaço do teclado, . Então a descrição da condição passará de vermelho (Não) para azul (Sim).
Várias condições poderão ser selecionadas para a mesma empresa e uma delas definida como padrão.
No destaque   existem os botões:

  •  - Ao selecionar a condição e  clicar nesse botão será direcionado para a tela de cadastro da tabela de desconto de acordo com a Figura 01 acima.

  •  - Para definir como padrão selecione qual a principal condição e pressione este botão ou pela tecla de atalho F7, então a linha da condição ficará em amarelo, porém se for necessário trocar a condição padrão é somente selecionar a nova condição e pressionar o botão novamente, efetuando assim a troca.

  •  - Caso tenha mais empresas que utilizem a mesma condição e tabela utilize o atalho F12 então aparecerá uma tela para selecionar quais empresas deseja replicar esta mesma configuração.

 
 

Figura 08 - Seleção de empresas
 
Selecione-as de modo que apareçam do lado direito  clicando no botão   e depois no botão . Confirme a replicação e as mesma condições serão definidas para as empresas selecionadas.

3.1 - Regras para vendas a vista

Essas mesmas regras são aplicadas para a venda sem empresa e cliente definidos, no caso, vendas à vista. Para isso, vá ao menu Configurações > Filiais > Venda > Condições de Pagamentos para Venda à Vista, nesta aba o processo deverá ser igual ao processo anterior para definição nas empresas.
 
 

Figura 09 - Configurações filiais aba condições de pagamento para venda a vista

4 - Vendas utilizando condições de pagamento

Para empresas que possuem configurações de condição de pagamento, o vendedor poderá alterar a condição no momento da venda,  clicando no botão , possibilitando assim uma negociação com o cliente, visto que o preço e o desconto são mostrados para cada condição selecionada.
 

  • Sem rótulos