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FUNCIONALIDADE DISPONÍVEL NO HF005 DO LINXPOS 7.7.1SPK3

⚠️ IMPORTANTE

  • Essa implementação foi feita a partir do HF005 do Linx POS 7.7.1SPK3
  • Confira a parametrização clicando aqui!
  • Até o HF009 do Linx POS 7.7.1SPK3, uma vez que o pedido foi finalizado e inserido na tela de venda do Linx POS, não será possível alterá-lo, será necessário cancelar a venda e refazer o pedido. Isto se aplicará em todas as modalidades do Showrooming. No HF010 Linx POS 7.7.1SPK3 foi implementada a possibilidade de inclusão e remoção de itens dos pedidos do Showrooming. Na versão 7.8SPK3, foi implementada essa opção para ambientes que utilizam MF-e. Tanto na inclusão de itens como na remoção de itens, se faz necessário realizá-los na entrega inteira.

⚠️ ATENÇÃO

Para utilizar a funcionalidade, é imprescindível entrar em contato com ECS da conta para verificar a disponibilidade comercial dessa oferta.

📑 CONCEITO

O processo de inclusão de pedidos do Showrooming diretamente no Linx POS funcionará de forma integrada ao processo de Venda e Orçamento (DAV), uma vez que o consumidor pode desejar levar alguns produtos do estoque da loja e adquirir outros via pedido.

Todo o pedido de showrooming é um pedido tipo DAV, cujo os itens não serão incluídos no documento fiscal da venda presencial que está sendo realizada, uma vez que serão faturados em um momento futuro, pelo estabelecimento que realizar a entrega.

  • Um mesmo orçamento pode conter itens físicos da loja e itens de showrooming (para entrega).
  • Uma pré-venda não pode conter itens de showrooming, por limitações da legislação fiscal.

O vínculo do pedido com o ticket de venda será feito da mesma forma que já ocorre com os pedidos de Showrooming criados no Linx Mobile.


Para possibilitar a consulta e quantificar a utilização ou tentativas de utilização do showrooming pelas lojas, foi implementado o Log de Utilização do Showrooming.
Esta funcionalidade combina os produtos: o Linx ERP (Linx ERP 8.1 HF 01.22.050), o Linx POS (Linx POS 7.9 / Linx POS-e 7.9 Service Pack 2) e Datasync Retail e ETL (versão que será entregue futuramente)

No Linx POS, foi criada uma tabela para gravação do log de consulta de frete por item no Showrooming.

Nome: LOG_OMS_HISTORICO_CONSULTA

Ela é gravada no momento do lançamento do item na etapa de verificação de frete.
O campo RETORNO_CONSULTA grava "SIM" quando é possível entregar e "NAO" caso não seja possível.

A informação estará disponível no ERP, e será acessada pela tela 300151.

A Consulta de Estoque foi alterada passando a validar o estoque de acordo com o CEP do cliente informado.


Esta funcionalidade foi contemplada no Linx POS - versão Linx POS 7.9 / Linx POS-e 7.9 Service Pack 2 e no ERP - versão Linx ERP 8.1 HF 01.22.050

Observação:

Apesar da liberação da melhoria da tela 300151 - Log de Utilização Showrooming no ERP e da gravação pelo Linx POS, as informações só estarão disponíveis após a liberação do Datasync Retail e ETL.

✔️ PASSO A PASSO   

A tela de consulta tem apenas a finalidade de consulta, não é possível incluir pedidos.
É possível classificar os filtros por meio dos campos: Cliente, CEP e o Código de Barras dos produtos. 

No Linx POS 7.8SPK3 foi retirada a obrigatoriedade da foto do produto em vendas com itens Showrooming

🎞️ VÍDEO COMO EXEMPLO:


No Linx POS acesse a opção Vendas, informe o Vendedor e o Cliente.

Clique no botão do Showrooming

O endereço do cliente informado anteriormente será exibido.

Prossiga para próxima tela ==>.

Escolha a opção de retirar na loja o produto.

Informe o código ou código de barras do produto e sua(s) respectiva(s) quantidade(s).

Nesse momento, o sistema irá verificar o estoque dos produtos de acordo com o endereço de entrega que foi selecionado anteriormente.

O sistema apresentará as opções de escolha de retirar na loja ou endereço de entrega do produto.

Neste exemplo, iremos escolher Retirar na Loja

Ao finalizar, será criado o pedido.

Ao consultar os tickets por meio do botão Tickets, PDVs e DAVs (F4) o pedido estará com o status de pendente. Selecione-o para efetivá-lo.

Informe a Forma de pagamento (F3) e Finalize (F2).

Aguarde a emissão do comprovante fiscal.



No Linx POS acesse a opção Vendas, informe o Vendedor e o Cliente.

Clique no botão do Showrooming

O endereço do cliente informado anteriormente será exibido. Escolha o endereço de entrega:

Para prosseguir para próxima tela clicando na seta.

Informe o Código do(s) produto(s) desejado(s) e sua(s) respectiva(s) quantidade(s).

Nesse momento, o sistema irá verificar o estoque dos produtos de acordo com o endereço de entrega que foi selecionado anteriormente.

E também o valor do frete.

O sistema apresentará as opções de escolha de retirar na loja ou endereço de entrega do produto.

Prossiga para próxima tela clicando na seta .

Prossiga para próxima tela ==>.

Finalize a compra. Então, será criado o pedido.

Informe a Forma de pagamento (F3) e Finalize (F2).

Aguarde a emissão da nota fiscal e a conclusão do processo.



No Linx POS acesse a opção Vendas, informe o Vendedor e o Cliente.

Clique no botão do Showrooming

O endereço do cliente informado anteriormente será exibido. Escolha o endereço de entrega,

Prossiga para próxima tela clicando na seta .

Insira o Código de Barras do(s) produto(s) desejado(s) e sua(s) respectiva(s) quantidade(s).

Prossiga para próxima tela ==>.

Escolha uma das opções Receber no endereço ou Método do Envio.

Prossiga para próxima tela ==>.

Confirme a adição dos produtos no carrinho.

Escolha entre adicionar nova entrega, finalizar a compra ou acessar o carrinho:


Ao finalizar, será criado o pedido.

Ao consultar os tickets por meio do botão Tickets, PDVs e DAVs (F4), localize-o para efetivá-lo.

Informe a Forma de pagamento (F3), os tipos de pagamento e Finalize (F2).

Aguarde a emissão da nota fiscal e a finalização do processo.



No Linx POS acesse a opção Vendas, informe o Vendedor e o Cliente.

Clique no botão do Showrooming

O endereço do cliente informado anteriormente será exibido.

Insira o Código de Barras do(s) produto(s) desejado(s) e sua(s) respectiva(s) quantidade(s).

Prossiga para próxima tela clicando na seta .

O endereço do cliente informado anteriormente será exibido.

Prossiga para próxima tela ==>.

O sistema apresentará as opções de escolha da loja a retirar na loja ou endereço de entrega do produto.

Como exemplo, escolha retirar na loja e prossiga para próxima tela ==>.

Escolha entre as opções nova entrega, finalizar a compra ou acessar o carrinho:

Finalize a compra para que o pedido seja criado.

Novamente clique no botão do Showrooming .

Será exibida a mensagem: "Somente pode ser gerado um pedido na venda".

É obrigatório que seja cancelada a venda e, caso necessário, novamente criar um novo pedido.



No Linx POS acesse a opção Vendas, informe o Vendedor e o Cliente.

Clique no botão do Showrooming

O endereço do cliente informado anteriormente será exibido. Prossiga para próxima tela ==>.

Para prosseguir para próxima tela clicando na seta .


Insira o Código de Barras do(s) produto(s) desejado(s) e sua(s) respectiva(s) quantidade(s).Escolha a opção que o cliente irá retirar na loja. Prossiga para próxima tela ==>.

Escolha se deseja adicionar nova entrega, finalizar a compra ou acessar o carrinho.

Confirme a adição dos produtos no carrinho:


Agora, clique na seta (para voltar) e, em seguida, clique em Sim para criar uma nova entrega.

Insira o Código de Barras do(s) produto(s) desejado(s) e sua(s) respectiva(s) quantidade(s).

Pressione o botão e escolha a opção endereço de entrega do produto.

Escolha a opção desejada e novamente adicione ao carrinho.

Ao finalizar, será criado o pedido.

Na opção de consulta pelo botão Tickets, PDVs e DAVs (F4), encontre o pedido.

Caso necessário, adicione ou exclua a quantidade de peças dos produtos.

Informe a Forma de pagamento (F3), os tipos de pagamento e Finalize (F2).

Aguarde a emissão da nota fiscal e a finalização do processo.



Foi implementado no HF010 do Linx POS7.7.1SPK3, o procedimento de inclusão e/ou remoção de itens dos pedidos do showrooming após os itens do Showrooming serem incluídos na venda. O tratamento consiste na inclusão de mais itens na própria entrega já criada ou na remoção dessa entrega. Na versão 7.8SPK3, foi implementada essa opção para ambientes que utilizam MF-e. Tanto na inclusão de itens como na remoção de itens, se faz necessário realizá-los na entrega inteira.

🎞️ EXEMPLO:

Conclusão do pedido showrooming no Linx POS e adicionando mais itens no mesmo pedido.

*vídeo sem som


🎞️ EXEMPLO:

Remoção de itens no pedido showrooming com o procedimento automático do cancelamento da venda.

*vídeo sem som

No cadastro de clientes do Showrooming, será permitida a inclusão de um novo endereço para entrega e/ou alterar um endereço já existente do cliente para entrega. Essa funcionalidade foi disponível no Linx POS 7.7.1SPK3HF010.

🎞️ EXEMPLO

*vídeo sem som



É possível efetuar o cancelamento de pedidos de vendas criados e finalizados no Showrooming do Linx POS e que ainda não foram integrados com o Linx OMS. Essa nova função utilizará o parâmetro OMS_TEMPO_ENVIO_SHW, que deve ser preenchido com o tempo em que o Serviço do OMS irá aguardar em minutos o envio do pedido Showrooming. Funcionalidade disponível no Linx POS 7.7.1SPK3HF010.


A partir do Linx POS 7.7.1SPK3HF010, na tela do Showrooming, passou a ser possível consultar os itens por meio do código dos produtos.

Além disso, foi criada a tela de seleção de Cor e Tamanho, com a quantidade dos produtos disponíveis no OMS. Para isso, foi criado o parâmetro OMS_SHW_EXIBE_ESTOQUE_OMS.

🎞️ EXEMPLO:




No Linx POS 7.7.1SPK3HF010, foi adicionado o bloqueio na edição das quantidades de itens de produtos Showrooming, com intuito de orientar o operador que, a edição deve ser realizada pela tela de Showrooming.

🎞️ EXEMPLO:


A partir da versão Linx POS 7.8SPK3, foi implementada tela de aviso, na qual será exibida ao acessar a tela de vendas caso houver pedidos Showrooming não integrados com o OMS.

É possível customizar a mensagem que será apresentada ao operador, para isto basta habilitar e configurar os parâmetros: OMS_MSG_SHW_PENDENTE1 / OMS_MSG_SHW_PENDENTE2 / OMS_MSG_SHW_PENDENTE3.

Na prática o PDV exibirá a mensagem: “Existem XX pedidos Showrooming que não foram integrados, verifique!”. Caso os parâmetros estejam preenchidos, a mensagem configurada será apresentada nas linhas abaixo.

🎞️ EXEMPLO:


Implementada a possibilidade de inserir desconto manual em pedidos Showrooming, podendo ser aplicado na venda ou item, mediante ativação do parâmetro OMS_SHW_DESC_MANUAL.

O pedido deverá ser criado na tela de Showrooming e os descontos serão aplicados diretamente na tela de venda. Anteriormente, o sistema não permitia esse tipo de desconto.

Os limites de descontos nessa operação também serão de acordo com a definição da operação de venda.

🎞️ EXEMPLO:

Seta direita Ícone grátis

Funcionalidade disponível a partir da versão Linx POS 7.8 SPK3.


Na versão Linx POS 7.8 SPK3, foi Incluída a validação do estoque OMS, considerando os itens adicionados no carrinho. Desta forma, o estoque OMS será atualizado em tempo real, considerando os itens do carrinho e não permitindo a venda do mesmo item, em outro local, caso não haja estoque disponível. Essa melhoria será aplicada mediante ativação do parâmetro OMS_SHW_EXIBE_ESTOQUE_OMS. Quando o parâmetro estiver com o valor false (falso), será exibida a quantidade do estoque da loja, mas não irá abater do estoque.

🎞️ EXEMPLO:


Com a finalidade de identificar campos obrigatórios sem preenchimento, no Linx POS 7.8 SPK3, foi implementado um bloqueio solicitando ao operador os dados do campo. Essa validação ocorrerá antes da criação do pedido.

🎞️ EXEMPLO:


Além disso, implementada validação na finalização da venda, com a obrigatoriedade do cliente da venda ser o mesmo do pedido. Caso o cliente não seja o mesmo, será exibido o bloqueio não permitindo a conclusão da venda.

🎞️ EXEMPLO:


Implementado o parâmetro OMS_SHW_TEMPO_ESTOQUE, com o intuito de melhorar o retorno na exibição de dados da consulta de produto no e-commerce e no estoque do OMS.

No parâmetro, deve-se informar o tempo máximo da consulta de produto no e-commerce e estoque OMS, assim quando houver uma demora no retorno, essa consulta será interrompida com uma mensagem ao usuário sobre a indisponibilidade da informação em tempo hábil e permitirá a utilização do Linx POS.

A causa do tempo maior de lentidão ocorrerá ao bipar o produto, na qual é exibida a grade e também a validação dos SKUs da grade.

O valor padrão do parâmetro OMS_SHW_TEMPO_ESTOQUE é 0 (zero - sem limite de tempo) e deve ser preenchido com o tempo em segundos, no qual o sistema irá aguardar durante a consulta do produto no e-commerce e o estoque no OMS. No procedimento de bipar o produto, faz-se necessário estar com o parâmetro OMS_SHW_EXIBE_ESTOQUE_OMS ativo.

Funcionalidade disponível na versão Linx POS 7.8 SPK5.

🎞️ EXEMPLO:

*vídeo sem som


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