Dentro do Softpharma no funcionamento atual do sistema, não é possível realizar a operação de Retorno de Cliente para as vendas realizadas pelo Linx Conecta, devido ao sistema de pontuação, sendo necessário realizar o cancelamento total da venda em Lançamentos > Faturamento > Cancelamentos, para cancelar os pontos, e posteriormente realizar uma nova venda apenas com os produtos que de fato o cliente ficou, ajustando a pontuação do Linx Conecta e o estoque da farmácia.

Cancelamento da venda pela administradora de cartão dentro do prazo de 24h:

Dentro do Softpharma, o processo seria realizar o cancelamento da transação pelo sistema, na tela de Venda NFC-e pressionando Ctrl+O, na opção Administradora D-tef (imagem) já comunica com a adquirente, e realiza o cancelamento do cartão.


Feito isso, pode-se realizar o cancelamento da nota no softpharma, onde desfaz todas as operações no sistema e já ajusta o estoque, posteriormente, passa uma nova venda, e um novo pagamento do cliente, explicando que o estorno do cartão, ocorre em 24 h após a confirmação do cancelamento pelo estabelecimento. Porém, esse prazo pode ser maior, pois tudo depende da empresa responsável pela máquina de cartão. Algumas delas levam até 15 dias para realizar esse procedimento.

Nesse cenário, não terá problema na conciliação, uma vez que o cartão será cancelado tanto no Softpharma, quanto na empresa do cartão, e ficará ajustado com o valor correto, após refazer a venda.

Cancelamento da venda Cartão sem a Administradora de cartão:

Caso ultrapasse as 24 h, é necessário entrar em contato com a administradora do cartão, ligando para o serviço de atendimento ao cliente (SAC), explicar o motivo do cancelamento e aguardar o estorno, como este processo pode ser moroso e o estorno dos valores a cliente não vai receber imediatamente no ato do cancelamento, e se cancelar a venda no Softpharma para refazer a venda, a cliente não irá querer pagar duas vezes para aguardar o estorno, a medida de contorno seria realizar o cancelamento da venda de fato no Softpharma (lançamentos> faturamento> cancelamentos), para cancelar a pontuação do sistema fidelidade e desfazer os pagamentos no Softpharma, e refaz uma nova venda em POS, conciliando manualmente pelo sistema, e ajustando a pontuação do sistema Fidelidade, para registrar a saída do dinheiro do caixa diário para entregar a cliente, equivalente ao valor do item devolvido, é possível registrar por meio de retirada do valor do caixa, em lançamentos> caixa> lançamentos.

Resumidamente, o passo a passo ficaria:

  1. Realiza o cancelamento da venda no Softpharma para ajustar a pontuação e o estoque, em Lançamentos > Faturamento> Cancelamentos.

  2. Posteriormente refaz a venda como POS, e podendo realizar a devolução em dinheiro para a cliente, lançando essa saída no sistema como uma Sangria em (lançamentos > caixa > lançamentos) e posteriormente no Caixa financeiro é possível realizar uma saída de caixa. Este processo não irá dar furo no caixa, uma vez que como o cancelamento é de venda cartão de crédito, o caixa sinaliza a movimentação como cancelamento de lançamento, onde não movimenta o dinheiro em caixa, ele apenas traz a informação no relatório para controle.


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