As pré-vendas realizadas nos terminais são encaminhadas para o Caixa On-line para então serem finalizadas nos caixas da farmácia. Porém, há situações que o cliente desiste da compra da mercadoria antes mesmo dela ser finalizada, nesses casos o usuário poderá efetuar o cancelamento da pré-venda mediante a informação de senha do gerente ou supervisor da loja.

Cancelando pré-venda

Para efetuar o cancelamento deverá acessar o programa Caixa On-line, localizado em Lançamentos > Caixa, onde serão listadas todas as pré-vendas pendentes, selecionar a pré-venda desejada e em seguida pressionar a tecla DEL ou DELETE.

Nesse momento, dependendo da configuração do sistema na loja, será solicitado ”Senha de Liberação” ou “Senha de Colaborador”:

  • A tela abaixo será apresentada quando estiver configurado para "Utilizar senhas de liberação":
  • E, tela abaixo será apresentada quando estiver configurado para "Utilizar senha do colaborador":

Se o cliente vier a desistir da compra depois de a mesma já ter sido finalizada no Caixa On-line, então a venda deverá ser cancelada. Para efetuar o cancelamento de uma venda, acesse o menu “Lançamentos > Faturamento > Cancelamentos”, então localize a nota da venda que deseja cancelar e em seguida após ter listado os dados dessa venda no grid de opções, basta clicar no botão “OK” e confirmar o cancelamento da nota.

Observamos que para vendas em Cupom Fiscal, somente será possível o cancelamento da nota quando este for o último documento impresso na ECF (impressora fiscal), e para as vendas NFC-e e S@T há o tempo de limite de cancelamento, esse tempo é pré-determinado pela SEFAZ, e para atender essas duas situações será solicitada a emissão de nota de “Retorno de Cliente (Devolução de venda)”.

Configurações

Por senha de liberação

Quando o cancelamento é efetuado por senha de liberação o sistema deve estar configuração para "Utilizar senhas de liberação", essa configuração é realizada através do programa Parâmetros, localizado em Parâmetros > Parâmetros > Controle de Filial através do campo Controle de liberação. 


Por senha do colaborador

Quando o cancelamento é efetuado por senha do colaborador o sistema deve estar configuração para "Utilizar senha de colaborador" e configurar as liberações no Cadastro de colaboradores.

No programa Parâmetros, localizado em Parâmetros > Parâmetros > Controle de Filial, deverá selecionar a opção Utilizar senha do colaborador através do campo Controle de liberação. 

E, através do Cadastro de Colaboradores, o usuário deverá estar com permissão para realizar “Liberações de Pré-Venda”. Para isso, acesse o menu “Cadastros > Colaboradores”, selecione o colaborador em questão e clique na guia “Liberações”. No quadro “Operações Liberadas para o Colaborador”, marque a opção “Liberações para Pré-Venda”. Dessa forma, será possível realizar o cancelamento de uma pré-venda em que o cliente desistiu da compra, antes de ser emitida a nota.