Conceito

O aplicativo Smart POS agora conta com integração com o app Abastece Aí da Ipiranga, sendo possível a realização de pagamentos pelo cliente direto pelo app Abastece Aí e fazer a validação deste pagamento no app Smart POS. 

Configuração

Para ter acesso a essa funcionalidade no Smart POS, será necessário ter:

  • O módulo Integração Ipiranga habilitado no CNPJ do estabelecimento;
  • Estar na versão do AutoSystem 3.3.1.79 ou superior;
  • Estar na versão do Smart POS 1.0.42 ou superior.

As configurações dos motivos de movimentação e formas de pagamento deverão ser realizadas na retaguarda AutoSystem e serão chamadas de Forma de Pagamento Dinâmica. 

Para realizar essa configuração, acessar Configurações> Módulos> TEF> Integrações POS> Smart POS TEF.


Será aberta a janela SmartPOS TEF - Configuração, e na guia Formas de pagamento deverá selecionar as formas de pagamento que irão ficar disponíveis no Smart POS. No quadro Relação das outras formas de pagamento, serão mostrados os motivos de movimentação já cadastrados anteriormente, e entre eles, as formas de pagamento para o Abastece Aí, conforme a imagem abaixo. 




Funcionalidade

Conforme as formas de pagamentos cadastradas na retaguarda AutoSystem, quando o cliente realizar o pagamento do abastecimento via aplicativo Abastece Aí, no Smart POS ao selecionar o abastecimento para baixa, na tela de Formas de Pagamento, o operador irá selecionar a forma de pagamento Outras para realizar a baixa desta transação. 



Ao pressionar o botão Outras, serão apresentadas as formas de pagamento cadastradas no AutoSystem e selecionadas para ficarem disponíveis na tela do Smart POS. 



As formas de pagamento utilizadas para realizar a baixa dos pagamentos realizados pelo Abastece Aí serão a ABASTECE AI (PEDIDO DIGITADO), ABASTECE AÍ - PIX (em desenvolvimento) e ABASTECE AÍ - QRCODE. 



Pedido Digitado

A forma de pagamento ABASTECE AI (PEDIDO DIGITADO) será utilizada quando o estabelecimento não faz uso de QRCode ou Pix.

No Smart POS, para realizar a validação do pagamento deverá ser selecionada a forma de pagamento Outras e na sequência a opção ABASTECE AI e clicar em Efetuar Pagamento




  • No app Abastece Aí o cliente irá selecionar a opção Posto não aceita QR Code, conforme a primeira imagem; 
  • Na sequência informar o valor da venda que será efetuado o pagamento, conforme segunda imagem;
  • Neste pagamento não será utilizado o saldo em conta, mas será realizado o pagamento via cartão de crédito, conforme terceira imagem a seguir. 


Selecionar a opção Posto não aceita QR Code


Informar valor que será efetuado o pagamento

Informar a forma de pagamento


  • Na sequência o app Abastece Aí irá solicitar o que o cliente deseja ganhar, conforme a primeira imagem;
  • E após processar o pagamento será gerado o número do pedido, como mostra a segunda imagem. 




  • Neste momento deverá ser informado na tela do Smart POS, no campo Número o número do pedido apresentado pelo app Abastece Aí e clicar em Validar.
  • Na sequência será apresentada a mensagem no Smart POS para aguardar a criação do pagamento, como mostra a segunda imagem;
  • E retornará a mensagem de pagamento realizado com sucesso, conforme a terceira imagem. 


O código tem o prazo de 1 minuto para ser validado ou expirará e a transação deverá ser realizada novamente. 



Informar o número do pedido

Aguardar a geração do pagamento

Pagamento realizado com sucesso


  • No app Abastece Aí o cliente deve clicar em Finalizar o Pedido.
  • E receberá a mensagem de que ganhou a quilometragem, conforme escolhido mais acima, 


Finalizar o pedido

Informação de KM ganho na transação


QR Code

A forma de pagamento ABASTECE AÍ - QRCODE poderá ser utilizada quando o estabelecimento estiver com esta opção ativa.

  • No Smart POS, deverá ser selecionada a forma de pagamento Outras e na sequência a opção ABASTECE AI - QRCODE e pressionar o botão Efetuar Pagamento
  • Na sequência será apresentada uma tela de geração do QR Code, como mostra a segunda imagem;
  • Em seguida será exibido o QR Code para ser escaneado pelo app Abastece Aí. 

    Este QR Code terá o prazo de 5 minutos para a realização do pagamento, após expirar, a transação deverá ser realizada novamente. 



Selecionar ABASTECE AI - QRCODE

Aguardar a geração do QR Code

QR Code pronto para ser escaneado


  •  No aplicativo Abastece Aí deverá ser escolhida a opção Sim, pagar com QR Code, conforme a primeira imagem;
  • Ao pressionar esta opção será acionada a câmera do smartphone para escanear o QR Code na tela do Smart POS, como mostra a segunda imagem.



  • Na sequência da leitura do QR Code, o app Abastece Aí direcionará o cliente para a tela de formas de pagamento, conforme apresentado na primeira imagem;
  • Após conferir o valor e selecionar a forma de pagamento, o cliente deverá pressionar o botão Pagar e escolher benefício, como mostra a terceira imagem. 



  • A seguir o pagamento será aprovado e aparecerá na tela do app Abastece Aí a mensagem de que o pagamento foi realizado com sucesso. 



  • Após o pagamento ser confirmado no app Abastece Aí, no Smart POS serão apresentadas as mensagens para imprimir o recibo do Abastece Aí via do estabelecimento e na sequência a via do cliente.


  • E por fim, a mensagem de pagamento realizado com sucesso no aplicativo Smart POS, a possibilidade de imprimir o comprovante e iniciar um novo atendimento. 



As vendas com Abastece Aí também poderão ser canceladas normalmente no app Smart POS, basta seguir os passos a seguir:

  • No app Smart POS pressionar o botão Consulta, conforme primeira imagem;
  • Na sequência na aba Vendas, escolher a venda que deseja cancelar e selecioná-la;
  • E em Detalhamento da Venda, pressionar o botão Cancelar Venda, conforme mostra a última imagem. 



  • Realizar o cancelamento da venda, conforme a primeira imagem;
  • E na sequência a venda aparecerá como cancelada. 



  • No app Abastece Aí a compra poderá ser consultada em Conta> Últimas transações, conforme primeira imagem;
  • E após ter sido cancelada no app Smart POS, aparecerá como cancelada na consulta, conforme a segunda imagem. 


  • Sem rótulos