Através da funcionalidade Convênio, localizada no menu Convênio, é possível realizar o cadastro e manutenção de convênios com empresas, bem como acompanhar o fechamento das faturas.
Cadastro
Para realizar o cadastro de um convênio clique em e será direcionado para a tela abaixo e informe a descrição, o tipo de convênio e a classificação do desconto (marcar como Não Definido).
Figura 01 - Cadastro
Os tipos de convênio são:
- Prazo: são os convênios realizados com as empresas, para que os colaboradores efetuem compras a prazo e no final do período será efetuado o faturamento via fechamento.
- PBM: esse cadastro é utilizado quando as farmácias efetuam vendas vias PBMs, como por exemplo Farmácia Popular.
- Conecta: utilizado para efetuar vendas Linx Conecta.
- ObjectPro: utilizado para efetuar vendas com a integração Object Pro.
Figura 02 - Pagamento
Em forma de fechamento selecione se:
- Dia do mês: quando selecionada essa opção deverá selecionar o dia de fechamento das vendas no convênio, podendo ser até três fechamentos no mês.
- Dias após a compra: permite informar no campo prazo dias quantos dias após a venda será realizado o fechamento.
Através do campo mês vencimento sob mês atual o usuário definirá quando será o vencimento da fatura podendo ser:
- Mês corrente
- Mês seguinte ao mês corrente
- Mês posterior ao seguinte
Na sequência informe o dia do vencimento da fatura e a quantidade máxima parcelas que serão aceitas durante a venda via Convênio no Linx Farma Cloud - PDV
Figura 03 - Cliente
Nos dados do cliente para faturamento do convênio, deverá selecionar a empresa que está sendo convêniada e a mesma deve estar previamente cadastrada em Cadastro > Cliente.
Após preenchimento dos dados necessários clique em .
Pesquisar convênios
Através da tela Convênio é possível realizar a pesquisa por nome, código ou CPF/CNPJ dos convênios cadastrados.
Figura 05 - Pesquisar convênios
Manutenção
Para editar o cadastro, localize o convênio desejado e clique em , então será direcionado para tela de cadastro para efetuar as manutenções desejadas.
Figura 06 - Editar convênios
Vinculando clientes
Para que os colaboradores da empresa conveniada possam realizar compras a prazo e também receber descontos é necessário cadastrá-los como clientes e posteriormente vincular ao convênio.
Esse vínculo é realizado através da tela Cadastro de Clientes, selecione o cadastro do cliente e marque a opção utilizar convênio, então serão habilitados os campos do menu Convênio.
Figura 07 - Vinculando clientes
Selecione o convênio desejado, em situação é possível definir se o cliente está liberado ou bloqueado para vendas, informe também o limite para compras.
Quando o cliente pertencer a convênios Linx Conecta preencha informações referente ao número do cartão.
É possível visualizar quais clientes foram vinculados através do cadastro de Convênio na aba Colaboradores.
Vinculando descontos
Com uma lista de descontos do tipo convênio previamente cadastrada no programa Listas de Descontos (Preço), acesse o cadastro do Convênio na aba Dados do convênio > Descontos, e através do campo Regra de desconto selecione a lista criada e clique em .
Figura 08 - Vinculando Descontos
Fechamento de Convênio
Para as lojas que utilizam vendas do tipo convênio, o sistema permite gerar uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para acerto financeiro e também cobrança junto ao conveniado.
Para mais informações sobre o Fechamento de Convênio, clique aqui.
Duplicatas
Após o fechamento do convênio é possível gerar a duplicata, para isso acesse Convênio > Duplicatas, pequise que pelo convênio desejado e clique em , será listados todos os fechamentos realizados, então localize o fechamento desejado e clique em
Figura 09 - Duplicatas