SUMARIO

Introdução

O relatório de inventario anual é obrigatório para todos os usuários, todo começo de ano a contabilidade faz a solicitação do relatório para realizar a conferencia e encaminhar para o fisco. O Registro de Inventário é o Relatório emitido no livro de inventario no EMSys Fiscal, seguir as informações deste manual.

Livro Registro de Inventário

O livro Registro de Inventário é obrigatório para todas as empresas, e tem o objetivo de registrar todas as mercadorias em estoques quando do levantamento do balanço da empresa.

As pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real deverão escriturar o Livro Registro de Inventário ao final de cada período: trimestralmente ou anualmente quando houver opção pelos recolhimentos mensais durante o curso do ano-calendário, com base na estimativa.

As demais empresas (optantes pelo Lucro Presumido ou Simples Nacional) escrituram o livro no final de cada ano calendário.

Devem ser arrolados, pelos seus valores e com especificações que permitam sua perfeita identificação, as mercadorias, as matérias-primas, os produtos intermediários, os materiais de embalagem, os produtos manufaturados e os produtos em fabricação, existentes no estabelecimento à época de balanço.

Ausência de escrituração do livro

A lei fiscal determina que, além dos livros de contabilidade previstos em leis e regulamentos, as pessoas jurídicas devem possuir um livro de registro de inventário das matérias-primas, das mercadorias, dos produtos em fabricação, dos bens em almoxarifado e dos produtos acabados existentes na época do balanço. Nessas condições estará a autoridade tributária autorizada a arbitrar o lucro da pessoa jurídica sujeita à tributação com base no lucro real, quando esta não mantiver escrituração na forma das leis comerciais e fiscais.

A ausência de escrituração do Livro de Inventário implica também em infração, perante a legislação do IPI e do ICMS de cada estado, sujeita às penalidades dos respectivos regulamentos.

Prazo

A escrituração deverá ser efetivada dentro de 60 (sessenta) dias, contados da data do balanço ou, no caso de empresa que não mantém escrita contábil, do último dia do ano civil.

Fonte: https://www.portaldecontabilidade.com.br/obrigacoes/livroregistroinventario.htm

Para gerar o Relatório é preciso ter o livro gerado e confirmado, abaixo teremos o passo a passo mostrando como fazer a geração do livro.

Procedimentos

Acesse o Módulo EMSys Fiscal e o menu: EMSysFiscal →  Livro Fiscal →  Livro Fiscal.

Selecione a opção Inventario e informar a Competência (Mês/Ano) | Exemplo: 12/2022 , preencher com o ano referente a solicitação (Caso o livro não esteja gerado).

Clique em Incluir Livro.

 Observação: Geralmente é selecionado o 01 no final do período mas o usuário que ira definir juntamente com o seu contador, após selecionar se deixa ou não gerar inventario com informações de estoques desativado.


Gerar Relatório

Para gerar o Relatório temos duas opções, quais são elas? Primeiro tem a opção dentro do livro de inventário e a segunda é pelo relatório customizado.

Relatório no Livro de inventário

A primeira opção é gerar dentro do próprio livro de inventario.

Clique na opção Imprimir Livro.

O Relatório será gerado com sucesso.

Relatório Customizado

A segunda opção

Com o livro de inventario gerado, acesse o menu: Relatório → Customizados → Fiscal - Registro do inventário.

  • Informe a Seq. Livro conforme a imagem abaixo.
  • Opção trazer itens com quantidade zerada, selecione Sim ou Não.
  • Clique em OK.

O Relatório será gerado com sucesso.

Salve com a opção PDF e faça o envio para sua contabilidade.

Qualquer duvida entre em contato com o nosso suporte.

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