SUMÁRIO

A conciliação de cartões será executada internamente no sistema de forma automática, foram criados tabelas e colunas por de trás das telas para atender está necessidade exigidas por muitos clientes.

Parametrizações

Para o sistema executar o processo de conciliação automática, é preciso fazer algumas configurações no sistema.

Parâmetros empresa

Parâmetros de comunicação com o WebService:

Caminho: Sistema → Parâmetros Empresa → Conciliação Boa Vista

Fazer o preenchimento dos campos e ativar o Parâmetro para Conferência de Transações POS no Fechamento de Caixa:

  1. Fazer o preenchimento dos campos "WebService, Chave de Acesso, Chave Secreta". Informe também a Versão do Layout.
  2. Selecionar a opção Utilizar Conferência de Cartão Boavista e o tipo NSU utilizado para localizar as transações.

Após o preenchimento dos parâmetros, clique em CONFIRMAR.

Para melhor performance do sistema reinicie o EMSys. 

Depois de realizar o preenchimento, o cliente terá o acesso as informações de acordo com o Webservice informado.

Cadastros

Cadastro Rede Cartão

Para o cadastro de novas redes ou alteração acesse o menu: Gerencial → Financeiro → Conciliadora Boa vista → Cadastro Rede Autorizadora

1. Selecione a Conciliadora.

2. Informe o Código da rede.

3. Colocar o nome da rede. 

Cadastro Bandeira Cartão

Preciso fazer o cadastro das Bandeiras, para isso acesse o menu: Gerencial → Financeiro → Conciliadora Boa vista → 

1. Selecione a Conciliadora.

2. Informe o Código da Bandeira.

3. Colocar o nome da Bandeira. 

Forma de pagamento

Após os cadastros de bandeiras e redes, acesse a tela cadastro da forma de pagamento o menu,  Gerencial → PDV → Forma de pagamento → Cadastro de forma de pagamento PDV

Selecionar a opção "Conciliação Cartões" no cadastro da forma de pagamento, para definir a participação no processo de comparação do totalizador.

Exemplo: Transações do abastece aí não tem arquivo de conciliação. 

Na aba Boa vista selecionar a Rede autorizadas e Bandeiras, para fazer o vinculo com o cadastro da forma de pagamento.

Cadastro Tipo Produto Cartão

Gerencial → Financeiro → Conciliadora Boa vista → Cadastro Tipo Produto Cartão

O usuário precisa definir se o tipo do produto do cartão é crédito ou debito.

Fechamento de caixa


ATENÇÃO

Este processo necessita que o caixa esteja com status aberto e dentro do prazo de fechamento financeiro.

No menu fechamento de caixa na opção Recebimentos → Duplicatas → Cartão de Crédito, o sistema irá apresentar ao usuário as informações de todas as duplicatas que foram ou não conciliadas no sistema.

  • Cor azul. Duplicatas que foram inseridas e não possui vínculo com nenhum cupom no sistema.


  • Cor verde. Duplicatas que já foram conciliadas.

Filtros

Esses filtros só ficaram visível caso um dos parâmetro da empresa "Utilizar Conferência de Cartão Boavista" ou "Utilizar Conferência de Cartão Equals", estejam ativo.

Implementado opções de filtros para os usuários localizar as duplicatas com maior agilidade.

  • Transações TEF.
  • Transações POS
  • Duplicatas Conciliadas
  • Duplicatas não conciliadas

Ativar Captura automática das vendas

Para que o processo seja executado automaticamente, realizar ativação da captura das vendas podendo ser uma maquina de usuário comum ou servidor exclusivo, escolher o usuário e clicar na opção conforme ou caminho abaixo para ativar ou desativar.

Gerencial → Financeiro → Conciliadora Boa vista | Ativar Captura automática das vendas /ou Desativar Captura automática das vendas

Ativar o serviço

Desativar o serviço

Conferência transações cartão

Nesta tela o usuário utiliza para fazer a conferência das transações de cartão.

Gerencial → Financeiro → Conciliadora Boa vista → Conferência transações cartão

Transações com a cor azul, são aqueles registros que foram inseridas pela conferência de transações.

Transações com a cor verde, significa que foram localizadas.

ATENÇÃO

Quando for identificado vários registro não localizados, é preciso marcar todos que vão permanecer no mesmo caixa e clicar em .

Faça a conferência dos registros selecionados para incluir no caixa.

O sistema irá apresentar uma tela para o usuário quando clicar para incluir as duplicatas selecionadas, se deseja incluir as duplicatas dentro do horário do fechamento de caixa de acordo com o horário da transação.

  • Se o usuário clicar em SIM, o sistema inclui a duplicata automaticamente dentro do caixa que o horário faça sentido.
  • Se o usuário clicar em NÃO, o sistema apresenta os caixas disponíveis para selecionar.

As duplicatas só serão incluídas em empresas que utilizam 1 PDV. Em empresas que existam mais de um PDV, essa opção não

Conferência de cartões no fechamento de caixa

No fechamento de caixa acesse a opção Duplicatas - Cartão de crédito.

ATENÇÃO

Este processo necessita que o caixa esteja com status aberto e dentro do prazo de fechamento financeiro.

Excluir transações

Para excluir transação, primeiro selecione todas as transações uma por uma e depois clique na opção deleta.

Extrato Transação Cartão

Nesta tela o usuário fará o acompanhamento de todos os processamentos que foram executados automaticamente com seus devidos STATUS após a ativação do serviço.

Gerencial → Financeiro → Conciliadora Boa vista → Extrato Transação Cartão

1. Filtros: Pode ser utilizado para pesquisa das conciliações, a empresa, Data ou período de transação e o Status. Caso não seja informado nenhuma das opção, ao clicar direto em Pesquisar, o sistema fará a busca de todas as transações.

Ao clicar na opção Selecionar Empresas, o sistema fará a consulta das informações de todas as empresas da base de dados que estão com o parâmetro ativo. Conforme explicação Aba | Titulo a Receber.

2. Botão que fará a Pesquisa das Transações, para mostrar detalhadamente a situação da transação.

3. Quadro de informação das transações que foram e serão executadas.

4. Alterações das transações:

Alterar para pendente: Para realizar o processamento das informações.

Incluir pendência: Para retroativo de alguma pendência, o Status da pendência será alterado para Pendente após alguns segundos o sistema altera para Andamento e depois que for concluído o status volta para Processado.

Para incluir oendência manualmente clique na opção Incluir Pendência.

Cancelar pendência: Para cancelamento de uma pendência clique primeiro em alterar para pendente.

  • Sem rótulos