O que é a ferramenta?
Sempre que um cliente realiza uma compra em sua loja, é necessário realizar o seu cadastro ou então atualizá-lo. Neste treinamento, iremos demonstrar dois modos de realizar este cadastro.
Vídeos da ferramenta
Manual de uso da ferramenta
1º Modo - Cadastro Simplificado:
- Acesse o sistema SetaEPR;
- Informe o seu usuário e senha;
- Clique no Módulo Caixa;
- Informe, na aba 1. Início, o vendedor;
- Na aba 2. Cliente, pressione a tecla de atalho F5 ou então clique sobre o texto "Tecle F5 para incluir ou editar o cadastro" ou digite o CPF ou CNPJ e aperte a tecla ENTER. Ou utilize o atalho CTRL+A.
- O mais indicado é digitar o CPF ou CNPJ e apertar a tecla ENTER, pois o sistema buscará no histórico de sua loja ou rede se este cliente realmente não está cadastrado, caso não esteja abrirá uma tela informando que o cliente não possui cadastrado e solicitando se você deseja realiza-lo, bastará clicar sim, e a tela de cadastro de clientes simplificado será exibida.
- Após pressionar a tecla F5, será apresentada a seguinte tela:
- Nesta tela, poderá ser realizado o cadastro do cliente informando os campos:
Antes das Informações Principais é possível informar uma imagem do cliente. Clique duas vezes sobre o retângulo branco irá abrir uma nova tela onde é possível informar acionar a webcam do computador e tirar uma foto clicando no botão Capturar ou clique na opção 'Importar' que será possível inserir alguma imagem do computador. Basta clicar no botão, selecionar a imagem e clique no botão 'Importar'.
Caso queira excluir a imagem, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o retângulo branco, irá aparecer a mensagem: "Confirma a Exclusão da Imagem". Confirme e será excluído.
Informações principais:
- Nome: nome do cliente, caso você esteja realizando o cadastro pela CAIXA CREDIÁRIO, este campo já virá preenchido da tela anterior, mas se necessário é possível editar.
- Vendedor: é possível selecionar o vendedor responsável por este cliente. Este campo é indicado para as lojas que trabalham com clientes fixos, ou seja, sempre que o cliente for a loja, será atendido pelo mesmo vendedor gerando uma carteira de clientes para o vendedor.
- Nascimento: data de nascimento do cliente
- CPF: CPF do cliente, já virá preenchido da tela anterior, mas caso seja necessário ou você tenha escolhido clicar F5 para inclusão, sem informar o CPF antes, é possível inserir ou modificar.
- RG/IE: RG do cliente ou número de identificação do cliente, de acordo com o documento do seu país, caso seja estrangeiro.
- Celular/Whatsapp: número de contato do cliente
- Nº do cartão: caso a loja trabalhe com cartão próprio ou fidelidade, pode informar o número do cartão do cliente neste campo.
- Status: neste campo constarão seis opções:
- Simplificado: cliente que compra apenas no dinheiro e cartão.
- Cheque-pré: cliente que compra além de dinheiro e cartão, com cheque pré-datado também
- Ativo: cliente que compra nas opções anteriores e cheque.
- Bloqueado: cliente que está com o seu crediário bloqueado, mas caso ele deseje realizar compra em dinheiro ou cartão o sistema irá liberar.
- Especial: Cliente que pode ter alguma condição especial, como por exemplo programa fidelidade (nesse caso deve-se configurar pelo retaguarda a condição específica para clientes com esse status).
- Falecido: cliente falecido.
- Tipo Contribuinte: terão três opções de contribuinte, consumidor final; contribuinte e contribuinte especial, e deverá ser selecionado seguindo as regras descritas abaixo.
Consumidor final: é aquele que não revenderá o produto, ou seja, comprará para o seu consumo ou presente.
Contribuinte: Pessoa jurídica que realize, com habitualidade ou em volume que caracterize intuito comercial, operações de circulação de mercadoria ou prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior.
Mas, afinal, quem é o consumidor final não contribuinte? Não, pois não realiza atividades sujeitas a ICMS.
Contribuinte Especial: é utilizado quando deseja-se diferenciar esse cadastro, ou seja, ele pode ser uma pessoa física CPF ou pessoa jurídica CNPJ, mas por questão de classificação, não quero informar como consumidor ou contribuinte.
Em síntese:
1 – Consumidor final (Cadastro de pessoa física).
2 – Contribuinte (Cadastro Jurídica).
3 – Contribuinte Especial (Cadastro pessoa física ou jurídica, dependendo da regra acima mencionada).
- Nº do Calçado: número de calçado do cliente. É permitido apenas 2 números.
- Sexo: F para Feminino e M para Masculino.
Nas opções da lateral direita, abaixo de RG estão dispostas quatro opções de formas de contato com o cliente: “Ligações Telefônicas”, “Envio de E-mails”, “Envio de SMS/Whatsapp” e “Envio de Cartas”, marque a(s) forma(s) que o cliente permite. Essa marcação pode ser filtrada no motor de relacionamento.
DICA: caso seja um cliente estrangeiro que não possua CPF, bastará digitar onze zeros, e clicar ENTER, que o sistema reconhecerá que o cliente não é brasileiro e habilitará ao lado do campo CEP ou campo PAÍS, para que seja selecionado o país de origem do cliente e o número de identificação do mesmo pode ser inserido no RG/IE.
Informações Complementares:
Se o cliente souber o CEP da residência, informe-o no campo CEP, automaticamente o sistema trará o endereço, você precisará apenas colocar o número da casa após a vírgula.
ATENÇÃO, o endereço SEMPRE deve estar nesse formato: nome da rua, número.
Se o cliente não souber o CEP, é possível clicar na lupa que tem ao final do campo CEP, e pesquisar pelo nome da rua.
Por padrão no campo Cidade estará a cidade da loja, caso o cliente seja de outra cidade, bastará clicar na lupa em frente ao nome da cidade e buscar a cidade do cliente.
No campo endereço, é necessário digitar o ‘endereço desejado sem o logradouro’. Por exemplo, se o cliente falar que mora na Avenida Brasil, digite apenas ‘Brasil’, nunca informe se é rua ou avenida, pois pode estar abreviado na escrita ou algum ponto e não localizar.
Encontre o endereço na listagem exibida e clique em exportar, ALT + E ou selecione com duplo clique e o sistema retornará para a tela de cadastro do cliente com o endereço preenchido e será necessário colocar o número da casa após a vírgula.
Quando o cliente é de uma cidade que tenha o CEP único, o campo endereço não será preenchido automaticamente, ou seja, será necessário preencher manualmente todos os campos.
- Complemento: Se houver algum complemento do endereço pode adicionar aqui, como bloco X, apartamento Y, etc.
- Bairro: Campo já vem preenchido de acordo com o CEP, sendo necessário preencher se for Cep único.
- Cidade/UF: Cidade e estado do endereço do cliente. É preenchido automaticamente de acordo com o Cep.
- E-mail: informe o e-mail do cliente.
- Observações: campo aberto para adicionar alguma observação do cliente.
Mais Endereços:
Se precisar cadastrar mais de um endereço do cliente, clique na segunda opção do lado esquerdo da tela MAIS ENDEREÇOS ou ALT + M. Adicione um novo clicando em em F3 – NOVO ou F3 no teclado e siga as mesmas instruções da inserção de endereço nas informações complementares.
Ao finalizar a edição bastará clicar em SALVAR ou ALT + S e prosseguir com a venda.
Observe que abaixo do fechar tem a data em que foi realizado o cadastro do cliente e a data da última edição feita no cadastro.
2º Modo - Cadastro Completo:
- Para realizar o cadastro completo, basta clicar no botão Cadastro de Clientes ou pressionar as teclas de atalho Alt + C. Essa tela poderá ser acionada em qualquer aba;
- Após pressionar a tecla F5, será apresentada a seguinte tela:
- Após clicar no botão Novo, basta informar ser é Pessoa Física ou Jurídica, informar o CPF ou CNPJ, o número do documento e clicar no botão Continuar para prosseguir com o cadastro;