O que é a ferramenta? 

É comum que um cliente realize uma compra e, no momento de realizar o pagamento, resolva pagar uma parte em dinheiro (entrada) e o restante fazer no crediário. Neste treinamento, você irá aprender a realizar uma venda na forma de pagamento Crediário, porém, informando um valor de entrada.

Vídeos da ferramenta

Manual de uso da ferramenta

Para realizar este processo, siga os passos abaixo.


Passo 01: Acesse o sistema SetaERP e, em seguida, clique no Módulo Caixa

Passo 02: Na aba 1. Início, informe o vendedor responsável pelo atendimento (clique na lupa para pesquisar, caso necessário)



Passo 03: Pressione a tecla TAB ou clique na aba 2. Cliente e informe o nomecódigoCPF ou o número do cartão do cliente (clique na lupa para pesquisar, caso necessário, ou pressione a tecla F5 para cadastrá-lo)


Passo 04: Pressione a tecla TAB ou clique na aba 3. Produtos, informe o(s) produtos(s) que o cliente está adquirindo (clique na lupa para pesquisar, caso necessário)


Passo 05: Por se tratar de venda crediário, marque a opção A Prazo;



Passo 06: Pressione a tecla TAB ou clique na aba 4. Pagamento, digite o código da forma de pagamento Dinheiro (ou outra condição desejada pelo cliente) ou dê um clique sobre a opção e informe o valor que o cliente irá pagar como entrada;


Passo 07: Observe que o valor informado em dinheiro aparece como "Valor Pago" e o valor restante aparece como "Valor a Pagar";


Passo 08: Dê dois cliques sobre a forma de pagamento Crediário para carregar o restante do valor, onde será aberta a tela Complemento do Pagamento;



Passo 09: Selecione a quantidade de parcelas que o cliente deseja parcelar o restante do valor e clique no botão OK;


Passo 10: Pressione a tecla TAB ou clique na aba 5. Finalização.


Passo 11: Verifique se o cliente deseja informar o CPF e, em seguida, clique no botão Finalizar Venda.


A diferença neste tipo de venda, é no momento do pagamento. Ao escolhermos a forma de pagamento, primeiro colocamos o valor que o cliente quer pagar de entrada e a forma que ele quer pagar. Em seguida, com a quantia que restou da dívida, continuamos com a opção Crediário.

Ao finalizar a venda, o sistema imprimirá a nota fiscal e duas vias de confissão de dívida para o cliente assinar, uma fica com ele e outra fica na loja.