Ao realizar vendas na forma de pagamento Crediário, geralmente existe uma confiabilidade entre as partes, permitindo que tal venda seja realizada. Desta forma, os ajustes de valores em um título ocorrem com uma frequência maior, visto que é comum que o cliente passe por alguma dificuldade financeira, necessitando renegociar suas dívidas.

Neste manual, você irá aprender a realizar ajustes nos valores das parcelas relacionadas às vendas realizadas na modalidade Crediário.

Para realizar esses ajustes nos títulos do SetaERP, siga os passos abaixo.


Passo 01: Acesse o sistema SetaERP e, em seguida, clique no Módulo Caixa

Passo 02: Clique no botão Baixa de Títulos, ou pressione as teclas de atalho Alt + T;



Obs.: podemos bipar o código de barras da confissão de dívidas do cliente, mas caso ele não tenha levado, basta localizar seu cadastro


Passo 03: Informe o nome do cliente (clique na lupa para pesquisar, caso necessário) para localizar os títulos que estão em aberto; 


Passo 04: Para realizar uma negociação e poder ajustar os valores do título, basta selecionar o título desejado e pressionar a barra de espaço em seu teclado;



Ao pressionar a barra de espaço, serão habilitados os campos disponíveis na categoria Detalhes do Título Selecionado, sendo eles: 

  • Valor Multa
  • Taxa Juros
  • Valor Juros
  • Valor Pago


Passo 05: Caso queira remover o valor de juros, basta apagar o valor e pressionar a tecla Enter, desta forma, o sistema irá recalcular os valores;



Passo 06: Após ajustar todos os valores necessários, finalize a baixa através do botão F8 - Concluir, selecionar a forma de pagamento e emitir o comprovante.


Lembrando que na tela Baixa de Títulos, as seguintes ações estarão disponíveis:

  • F8-Concluir: conclui a ação que está sendo realizada;
  • F7-Combinar: altera a data de vencimento de uma parcela, informando os juros e multas caso ultrapasse a data de vencimento atual;
  • F6-Venda: mostra as informações da venda realizada o cliente;
  • F5-Financeiro: mostra todo o histórico financeiro do cliente, pode ser filtrado por títulos abertos, baixados, atrasados ou substituídos;
  • F4-Limpar: limpa as informações da consulta realizada;
  • Reimpressão: imprimir novamente o comprovante de pagamento;
  • Esc-Cancelar: para cancelar uma ação e fechar a tela;


Segue abaixo, um vídeo explicando o procedimento detalhado acima.

Bom vídeo!!