Para criar documentos no Seta, como carta de cobrança, reparcelamento etc.


Acesse o menu Configurações - Documentos



Irá abrir a tela de editor de documentos:


A tela do editor apresenta as seguintes funções:



Ao clicar em Novo, irá aparecer a tela de criação do novo documento, onde será preciso definir o módulo, dar a descrição e o tipo.


Definido o cadastro, salve o documento


Irá abrir uma tela em branco para a criação do documento:

Nesse campo você poderá escrever o documento da forma que deseja, e para facilidade é preciso inserir as mascaras para puxar as informações do sistema, informações como por exemplo o nome, para que isso seja feita de forma automatica.


Nessa tela você poderá escolher qual informação deseja que o sistema puxe automaticamente,


Criado o documento, basta salvar e ele irá aparecer no módulo selecionado no cadastro, (carta de cobrança, reparcelamento...)


Como liberar acesso desta ferramenta para um usuário determinado?


R.: Acessando Retaguarda> Configurações> Permissões de acesso, selecione o Grupo de usuário desejado e depois na opção Editor de Documentos (Contratos, etc.), ao marcar opção "acessar" o usuário irá ter acesso a ferramenta, marcando opção "Modificar" terá possibilidade de alterar  e marcando opção "Excluir" de excluir algum dos documentos existentes na ferramenta.



Podemos alterar a nomenclatura ou mesmo a rotina de um documento já existente? 


R.:  Sim. Selecione o documento que deseja alterar e clique na opção F5-Editar Cadastro.  No campo Módulos é possível alterar o módulo ao qual o documento está vinculado e aparece para impressão, no campo Descrição alteramos a nomenclatura do documento e no campo Tipo, alteramos a forma com que este documento irá ser impresso, ou seja nas opções texto, gráfico ou programado. 



Como editamos um documento já criado? 


R.: Selecione o documento desejado e clique na opção F4-Editar documento.



É possível excluir um documento nesta tela mesmo que ele esteja associado a uma rotina e já tenha sido utilizado na mesma?


R.:  Sim. Porém é preciso que o usuário em questão tenha permissão de exclusão nesta ferramenta. Selecione o documento desejado e clique na opção Excluir, abrirá tela de login e senha para autorizar a exclusão. 

OBS.: Após excluído documento não será possível desfazer o processo. 



É possível nesta tela clonar um documento já existente para utilizar como base para um novo documento com pequenas alterações? 


R.: Não. Mas é possível criar um novo documento copiando as informações de outro, clicando em F4-Editar Documento, no documento que deseja copiar o texto e depois basta colar as informações no novo documento. 


Caso seja efetuado alguma edição incorreta no documento é possível restaurar para as informações anteriores? 


R.: Não. Após editar o documento na opção F4-Editar Documento e clicar em Salvar, não é possível retroceder o processo, apenas ajustá-lo novamente. 


Ao usarmos a opção F3-Novo e colocarmos as informações para criação do novo documento o mesmo irá criar o texto a ser impresso automaticamente?


R.: Não. A opção F3-Novo, cria o layout já com o nome definido para o documento, mas é preciso selecionar o mesmo após e clicar em F4-Editar Documento para inserir dados a serem impressos pelo mesmo.


Como inserir no texto a ser impresso os comandos para o sistema buscar automaticamente dados cadastrais correspondentes aos clientes aos quais serão impressos os documentos?


R.: Na edição do documento que é feita na opção F4-Editar Documento, temos o botão "inserir campo", onde localizamos a informação que desejamos que o sistema busque de forma automática nos dados cadastrais dos clientes. 

OBS.: Lembrando que para utilizar neste formato de layout é preciso informar na opção "Editar Cadastro" o campo "Tipo" deve ser selecionado opção "Gráfico".



Qual a diferença das opções Gráfico, Texto e Programado que constam no campo Tipo a ser selecionado em uma inclusão de documento? 


R.: Estas opções são as que definem como será o documento. Se informarmos "Programado" o documento receberá uma programação em código, com comandos que irão ser executados no sistema sempre que for impresso o documento em questão. Quando selecionamos opção "Texto", o documento será preenchido apenas com textos em layout simples, exatamente como o texto foi informado no mesmo.  E quando for selecionado a opção Gráfico, o documento recebe um layout por exemplo como similar aos relatórios do sistema, ou seja, é inserido campos no documento em que o sistema irá consultar dados para preencher este campo. É onde utilizamos a opção "inserir campo" no documento.