Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

O Inventário de Defeitos tem como finalidade realizar a organização do estoque de produtos com defeitos da loja, diferente do Inventário Físico normal, ele faz somente a inclusão de produtos, não faz movimentos de entrada e saída. 

Por exemplo: um produto possui 2 quantidades no estoque de defeitos, mas no inventário foi contabilizado somente 1 quantidade. A ferramenta não faz ACERTO da quantidade contada, somente INCLUI produtos no estoque de defeitos. Neste caso, se fosse realizado o Inventário de Defeitos, o produto ficaria com 3 quantidades no estoque de defeitos. 

A ferramenta de Inventário de Defeitos, auxilia também no item de realização de uma devolução ao fornecedor, com mais assertividade dos produtos a serem emitidos junto à nota fiscal de devolução. Neste treinamento, você aprenderá a utilizar esta ferramenta tão vantajosa no SetaERP.


Pré-Requisito

Antes de iniciar o processo de Inventário de Defeitos, é necessário realizar a baixa de todos os produtos que se encontram como Defeito ou Análise de Fábrica, e que estejam com status Na Loja.

Em seguida, esses produtos serão inseridos através do inventário (caso realmente sejam defeituosos), porém esta operação retirará o vínculo com o cliente. Caso não seja adequada esta maneira de realização do inventário, o que deve ser feito é a análise item a item dos defeitos. 

Se não tiver problemas quanto a isso, podemos continuar.

  1. Acesse o Módulo Retaguarda, clique no Menu Estoque, em seguida, clique na opção Devolução ao Fornecedor.
  2. Na tela Devolução ao Fornecedor, informe os seguintes filtros:
  • Operação: todos;
  • Status: na loja;
  • Data Devolução: a data final e inicial depende do período em que o SetaERP está em funcionamento na empresa (mantenha uma data bem distante até a data atual).
    3. Após realizar o filtro, irá aparecer na tela todos os produtos marcados como Defeitos que estejam com o status Na Loja.

          4. Selecione todos os produtos (clique no título da coluna com X) e clique no botão F6 - Baixar Manual.

        5. Será aberta a tela Motivo da Baixa. No campo Tipo, selecione a opção Acerto; informe uma justificativa (por exemplo: será realizado inventário de defeitos) e clique no botão OK para confirmar.

      6. Feito isso, feche a tela de Devolução ao Fornecedor.

      7. Para realizar a contagem de produtos com defeitos, temos duas opções disponíveis:

       - Realizar a contagem dos produtos na própria tela de Inventário;

       - Realizar contagem dos produtos em um arquivo TXT e importar o arquivo para a ferramenta.


Os dois processos serão detalhados na sequência.

Manual de uso da ferramenta


Como acessar o Inventário dos Defeitos

  1.  Ainda no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Estoque e clique na opção Inventário dos Defeitos.

Criar um novo Inventário de Defeitos usando o Sistema 


      2. Na tela Inventário do Estoque de Defeitos, clique no botão Novo Inventário e informe o usuário e senha do responsável.

       3. No campo Local Inventariado, informe um nome (por exemplo, Defeitos).

      4. Feito isso, será habilitado o campo Produto, onde será possível informar o código do produto que está com defeito (clique na lupa para localizar, caso necessário).

      5. Ao realizar a contagem de um produto com a mesma grade, na tela é possível visualizar a quantidade no campo Acumulado.

      6. Para realizar a INCLUSÃO de mais itens pertencentes a mesma grade, realize o seguinte procedimento:

  • Digite a Quantidade * Código do produto (15 * 001408-34).
     

       7. Para realizar a EXCLUSÃO de itens que foram contabilizados incorretamente:

  • Digite a Quantidade - Código do produto (15 - 001408-34).

Acertar Defeito

      8. Após realizar a contagem de todos os produtos com defeito que se encontram na loja, clique no botão Acertar Defeito.

      9. Clicando neste botão, o sistema trará em tela todos os produtos contados no inventário em questão, constando também os produtos que foram removidos por terem sido contados incorretamente:

       10. Após realizar a conferência dos produtos apresentados, marque a opção Entrada e clique no botão Acertar para finalizar o inventário.

       11. Clique em 'Sim' e você irá acionar os itens no Defeito.


Criar um novo Inventário de Defeitos utilizando arquivo TXT

  1. Ao iniciar um novo Inventário, é necessário inserir a informação do Local Inventariado, para que na sequência seja clicado no botão Importar Coletor.

      2. Para o Inventário de Defeitos, o SetaERP pode realizar a leitura dos produtos em arquivo TXT com o Código de Barras do produto e se acaso o código de barras tenha mais de um produto a ser contado, deve-se inserir um ponto vírgula + quantidade conforme imagem abaixo:



Importante: caso não conste o ; nestes casos com mais de uma quantidade, ocorrerá falha na importação do arquivo.

      3. Para o Inventário de Defeitos, o SetaERP pode realizar a leitura dos produtos em arquivo TXT TAMBÉM com o Código SETA com a grade do produto informada e com a quantidade de produtos daquela grade (se for o caso). Conforme exemplo abaixo.


      4. Clicando no botão Importar Coletor, será necessário localizar o arquivo TXT.


       5. Em seguida, marque a opção Entrada e clique no botão Acertar.


     6. Na tela de Inventário de Defeitos, ainda temos as seguintes ações disponíveis:

  • Acertar Análise: esta opção deixará os produtos do inventário de defeitos com o status Análise;
  • Exportar Coletor: essa opção é utilizada para gerar um arquivo de inventário a ser inserido em coletores de dados.

     7. Caso queira visualizar como ficou seu estoque de defeitos, acesse o Menu Estoque e clique na opção Devolução ao Fornecedor.





Palavras-Chave: Seta Calçados, Inventário de defeitos