Índice


1 Introdução

Por meio do aplicativo Monitor de Controle (KDS). o estabelecimento faz o acompanhamento dos pedidos efetuados pelos clientes, seu fluxo do preparo e a chamada do consumidor para a retirada do pedido.


2 Requisitos

Abaixo serão apresentadas as configuração mínimas e recomendadas para a utilização do aplicativo Monitor de Controle (KDS). 


Configurações de Estações KDS


Configuração MínimaConfiguração Recomendada

Sistema Operacional

Microsoft Windows 10 ou superior

Microsoft Windows 10 ou superior

Banco de Dados

PostgreSQL 9.6

PostgreSQL 9.6

Processador

Intel i3 ou AMD FX-6300

Intel Core i5, AMD FX-8320 ou superior

Memória RAM

4 GB

8 GB DDR3

Disco

30 GB de espaço livre no disco rígido

50 GB de espaço livre no disco rígido

Rede

Ethernet 10/100 Mbps ou Wireless

Ethernet 10/100/1000 Mbps ou Wireless

Monitor / Resolução KDS

Touchscreen com resolução igual ou superior a 1024 x 768

Touchscreen com resolução igual ou superior a 1366 x 768

Para saber mais sobre os equipamentos homologados, como: monitores e impressoras não fiscal clique aqui


3 Instalação

O download do instalador do Monitor de Controle (KDS) pode ser realizado clicando no link abaixo:

 ftp://ftp.lzt.com.br/LinxPostosPOS/Instaladores/

Após efetuar o download do instalador, deve-se criar uma pasta no C: chamada LinxPostosKDS. O arquivo do instalador deve ser salvo dentro desta pasta e descompactado.

Para acessar o KDS, basta clicar no executável kds.exe e será apresentada a tela principal.


4 Configuração

A configuração do KDS pode ser realizada por meio do ícone localizado no canto superior direito da tela principal.



Ao clicar será apresentada a seguinte tela:



É obrigatório configurar o nome do KDS. Esta configuração é feita na retaguarda do produto integrado ao KDS.

Em alguns estabelecimentos há mais de um KDS para acompanhamento de diferentes tipos de pedidos, por exemplo bebidas e comidas, neste caso pode ser definido um nome para cada KDS.

Referente às informações de pré-venda, deve ser inserido o número do IP (Host) e da Porta que fará a comunicação com o PDV ou dispositivo (tablet, celular) o qual será realizada a pré-venda.

Também deve ser inserido o Nome do Banco de DadosUsuário e Senha de acesso ao banco de dados.


Importante

Cabe ressaltar que não é possível registrar um IP de um tablet ou celular para o banco de dados de pré-venda.


Para finalizar clicar em Salvar


Quando houver mais de um KDS para acompanhamento de pedidos, será necessário realizar uma configuração de separação de itens por filtro de estrutura mercadológica no KDS. Desta 
forma o cliente que possui 2 KDS pode separar itens de pedido em ambiente diferentes, como BAR e COZINHA por exemplo.

Para utilizar essa configuração é necessário realizar o cadastro de cada KDS na retaguarda Seller Web acessando Cadastros > Sistema > Configurações Gerais.


Na aba Seller Digital, acessar Monitor de Controle (KDS).


Quando não existir KDS configurado, o comportamento da aplicação segue o padrão, apresentando todos os itens no pedido, independente da estrutura mercadológica.


Caso o cliente deseje separar os itens por ambiente de KDS será necessário incluir e filtrar a estrutura, conforme imagens abaixo:

Clicar em Alterar no canto superior direito, e na sequência no botão Incluir.



Especifique o nome do KDS, configurando se deseja ou não “Exigir atendente ao assumir pedido” e os tempos de cada cor de estágio:


Em “Estruturas Mercadológicas atendidas pela área de produção” selecione as que correspondem aos produtos que o ambiente produz/entrega, (Exemplo: Bar – Bebidas alcoólicas e não Alcoólicas”.

Na sequência clique em OK para aplicar as configurações. 

Note que agora a estrutura mercadológica está "Filtrada". 



Realize as demais configurações, caso deseje, como :Permitir chamar consumidor, indicar pedido Entregue/Finalizado e o Fluxo a ser configurado.

Por fim, clique em Salvar para salvar o cadastro realizado. 


Cadastre o segundo ambiente (Exemplo: COZINHA) repetindo o mesmo passo-a-passo exibido acima, porém selecionando a outra estrutura mercadológica do ambiente:


No Linx Postos KDS, em Configurações, no campo “KDS Nome” informe exatamente o respectivo ambiente cadastrado anteriormente na retaguarda:


Salve as configurações e reinicie a aplicação.


Pronto, agora o KDS configurado só poderá assumir e realizar preparos de itens de acordo com a sua estrutura mercadológica configurada. 


Para finalizar o preparo e entrega do pedido será necessário que todos os itens estejam prontos, independente do ambiente (Exemplo: Caso a bebida do pedido esteja pronta, somente quando for realizado o preparo da comida, que o pedido inteiro poderá ser entregue).


Com ambos os preparos finalizados, será habilitada a possibilidade de entrega do pedido. 

4 Monitor de Controle (KDS)

Após realizar os pedidos na pré-venda, estes serão exibidos na tela principal do KDS para serem produzidos.



No canto superior esquerdo será exibida a quantidade de pedidos na fila de espera.

Nesta tela serão apresentados alguns dados como: senha de chamada, itens do pedido, tempo de espera na fila.


Conforme for o tempo de espera do pedido, este será apresentado em diferentes cores: 

  • Cor Verde: pedido de até 5 minutos.
  • Cor Amarela: pedido de 5 a 10 minutos.
  • Cor Vermelha: pedido com tempo superior a 10 minutos.


Ao receber o pedido, para aceitá-lo selecione Iniciar Preparo. Para indicar que um item está em Preparo, basta clicar sobre ele. Será exibida a letra P à esquerda do item.



Quando for inserida alguma observação de preparo sobre o pedido, aparecerá ao lado do item o botão.



Clicando no balão, será apresentada a janela abaixo com as observações de preparo. 



Ao finalizar o preparo do item, basta clicar novamente sobre ele. Será apresentada a letra F à esquerda do item, indicando que o mesmo está Finalizado.



Quando todos os itens do pedido estiverem finalizados, selecionar Finalizar Preparo



Em seguida o consumidor poderá ser chamado.



O pedido passará para o status Entregue.



Será apresentada uma mensagem confirmando a finalização.



O consumidor poderá ser chamado a qualquer momento após um funcionário aceitar o pedido. O chamado pode ser feito desde a chegada do pedido no monitor de controle KDS, até a entrega.



  • Sem rótulos