Relatório necessidade de compra

Manter o estoque de produtos com a quantidade ideal, pode exigir uma certa atenção do gestor do estabelecimento, pois devido ao volume de vendas, deve-se estar atento para que não falte produtos em seu estoque. No Postofácil, existe um relatório chamado Necessidade de Compra, o qual realiza uma projeção de quais produtos precisam ser comprados, auxiliando na gestão do estabelecimento.


Como fazer?

O relatório é acessado através do menu Relatórios Estoque de produtos  Necessidade de Compra:

Tela de geração do relatório:




Abaixo serão descritos os filtros do relatório.


Filtros do relatório

Fornecedor: Permite que seja escolhido um fornecedor para que sejam apresentados apenas produtos a ele relacionados.

Produto nível 1 e 2: Possibilita filtrar os produtos por nível 1 e 2.

Produto: Permite indicar apenas um produto no relatório.

Incluir os que não necessitam de compra: Apresenta no relatório todos os produtos, mesmo aqueles que não necessitam de compra.

Incluir apenas produtos exibidos no relatório de estoque: Apresenta no relatório somente os produtos que foram configurados em seu cadastro, através do parâmetro MOSTRAR NO RELATÓRIO DE ESTOQUE.

Base de cálculo: Forma utilizada no sistema para realizar o cálculo da necessidade de compra.

  • Estoque Atual: Efetua o cálculo de acordo com o estoque atual dos produtos e a quantidade mínima (parâmetro Quantidade mínima do cadastro do produto) do produto indicada em seu cadastro, apresentando a necessidade caso o valor do estoque seja menor que a quantidade mínima definida.
  • Estoque Futuro: Efetua o cálculo de acordo com a quantidade de dias informada no parâmetro Média de venda dos últimos X dias e Projeção de vendas para os próximos X dias.

Parâmetro para Cálculo Baseado no Estoque Futuro: Grupo de parâmetros utilizados quando indicado a base de cálculo do estoque futuro.

  • Média de venda dos últimos X dias: Permite indicar os últimos dias que serão considerados para calcular a média de vendas.
  • Projeção de vendas para os próximos X dias: Permite indicar para quantos dias a necessidade de compra será apresentada.

Opções: Parâmetros relacionados a apresentação das informações.

  • Imprimir descrição tipo produto nível 2: Agrupa os produtos pela descrição de produto nível 2.
  • Ordem de saída: Ordena os produtos por nome ou código.


Ao definir os parâmetros, basta clicar em Gerar:

Relatório utilizando a base de cálculo Estoque Futuro



Descrição das colunas do relatório:

VENDA (no período): Quantidade de produtos vendidos nos últimos X dias definidos na tela de geração do relatório.

MÉDIA (diária): Valor da média de produtos vendidos por dia de acordo com a quantidade de dias definidos na tela de geração do relatório.

ESTOQUE ATUAL (A): Quantidade de produtos no estoque atual.

PROJ. VENDA (para X dias) (B): Quantidade de produtos projetada para venda dentro de X dias, de acordo com a quantidade de dias definida na tela de geração do relatório.

ESTOQUE MÍNIMO: Quantidade do estoque mínimo definido no cadastro do produto (parâmetro Quantidade mínima).

ESTOQUE FUTURO (A-B): Quantidade de produtos que deverá conter no estoque de acordo com a projeção de vendas e estoque atual.

SUGESTÃO COMPRA: Quantidade de produtos sugeridos para compra baseado no estoque mínimo e o estoque futuro (ESTOQUE MÍNIMO - ESTOQUE FUTURO). Os produtos que possuem valores zerados nessa coluna, são apresentados quando marcado o parâmetro Incluir os que não necessitam de compra da tela de geração do relatório.

SUGESTÃO COMPRA (CX): Quantidde de caixas sugeridas para compra.

PREÇO PENÚLTIMA COMPRA: Valor do preço de custo do produto efetuado na penúltima compra.

PREÇO ÚLTIMA COMPRA: Valor do preço de custo do produto efetuado na última compra.

VALOR DA COMPRA (R$): Valor da compra de acordo com a quantidade sugerida de compra, considerando o preço da última compra do produto.



Relatório utilizando a base de cálculo Estoque Atual




Os campos apresentados são os mesmos quando selecionado a base de cálculo Estoque Futuro, porém a sugestão de compra é baseada no estoque atual e no estoque mínimo (definido no cadastro do produto), ou seja, será sugerido a compra caso o estoque atual seja menor que o estoque mínimo, apresentando como sugestão de compra, a diferença entre os dois.