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Client 2.0

Após a instalação do Client 2.0, será criado um acesso web local no PDV para realizar a configuração.
Para isso deve-se acessar o link http://localhost:8089, que abrirá uma tela na qual será necessário configurar o CNPJ emissor dos documentos.

Basta preencher o CNPJ, usuário e senha recebidos e selecionar o ambiente desejado para emissão, clicando em Login ao final.
Após selecionado o ambiente desejado (homologação ou produção), não será possível alterar novamente o ambiente.

Havendo a necessidade de configuração de proxy para configuração, clique em “Ativar Proxy” e preencha as informações solicitadas.


Após realização do login, será direcionado para a próxima tela de configurações do Client.
Na tela de Configurações, será configurado o modelo de documento que será emitido, se vai ser NFC-e, CFe SAT ou MFE.

Na imagem abaixo será apresentado a tela de configuração:


Conforme podemos ver, o parâmetro Tipo de Emissão irá definir os parâmetros de configuração, se escolher NFC-e, terá poucos parâmetros para escolha, por sua vez, se a escolha for CF-e SAT, o processo de configuração se torna uma pouco diferente que veremos logo abaixo.

  • Tipo Emissão: NFC-e ou CF-e;
  • Caminho Backup: informar o caminho que será realizado o backup do banco do Client 2.0;
  • Tamanho Pacote JSON (bytes): informar o tamanho máximo de cada arquivo de backup;
  • Intervalo (min): informar o intervalo em minutos que será executado o backup;
  • Caminho XML: caminho para salvar o XML localmente. Se não preenchido, será retornado o XML em base64 no retorno da emissão do documento;
  • Caminho DANFE: caminho para salvar o DANFE localmente. Se não preenchido, será retornado o PDF em base64 no retorno da emissão do documento;

Ao selecionar a opção CF-e, novas configurações são abertas e mantendo configurações já mencionadas na configuração de NFC-e.
Seguem as novas configurações:

  • Fabricante: selecionar o Fabricando do SAT. Obs.: verificar a tabela de SAT homologados no item 6 deste manual;
  • Modelo: selecionar o modelo do SAT conforme o Fabricante selecionado;
  • TimeOut SAT (seg): definir o tempo em segundos que o Client 2.0 irá aguardar o retorno do SAT (se manter 0 o Client vai aguardar o SAT responder.);
  • Máximo Trans. na Fila;
  • Código Ativação SAT: informar o código de ativação do equipamento SAT. Esta ativação deve ser realizada pelo emissor utilizando o software de ativação do fabricando do SAT. Lembrando sempre de verificar a tabela de SAT’s homologado no item 5.

Configurações de SAT’s disponíveis:

Utilizar estas configurações se desejar a utilização de um SAT centralizado para que os terminais se comuniquem com o SAT central.

Neste caso, deverá instalar o Client 2.0 com o aparelho SAT/MFE e garantir que está realizando autorizações. Disponibilizar o acesso à esta máquina através de um IP ou URL de comunicação, bem como o número de série do aparelho SAT/MFE que foi configurado.

Após, configurar no Client os seguintes campos:

  • ID: identificação de registro;
  • URL de Comunicação: Disponibilizar o acesso à esta máquina através de um IP ou URL de comunicação;

  • Número de Série: número de série do aparelho SAT/MFE que foi configurado;
  • Estabilização: tempo que o Client irá aguardar a comunicação com o SAT/MFE configurado;
  • Prioridade: prioridade do equipamento na fila de emissão. Havendo mais de um equipamento, caso falhe a comunicação com o prioritário, será direcionado para o próximo; 

  • Remover: opção para remover as configurações correspondente a linha selecionada.

Atenção

1- Deve ser do mesmo fornecedor/modelo o equipamento?

Somente 1 aparelho é configurado em 1 terminal com o Client 2.0 instalado. Os demais terminais serão configurados para comunicar-se com o SAT do primeiro terminal configurado através da URL.

2- Quando o Client decide utilizar cada uma das configurações?

Sempre que a opção FABRICANTE está como DESABILITADO o Client irá utilizar a funcionalidade de configuração através de URL, caso contrário, utilizará a configuração local da máquina.


Como estamos apresentando as configurações do SAT, ao realizar a ativação do SAT é habilitado a aba "Funções SAT".
Na tela abaixo é possível identificar as funções que esta tela apresenta e qual a funcionalidade de cada uma das opções, lembrando que esta funcionalidade é para os equipamentos SAT e MFE.

  • Consular: realiza um teste de comunicação com o equipamento SAT ou MFE;
  • Teste fim-a-fim: este processo realiza a emissão de um documento no ambiente de homologação da SEFAZ;

  • Consultar status: este procedimento retorna informações importantes do equipamento como IPs, últimos documentos emitidos, status do equipamento entre outros;

  • Gerar assinatura: esta opção é utilizada quando o emissor ainda não possui a assinatura SAT, o recomendado é realizar o procedimento via Portal Fiscal Flow;

  • Associar Assinatura: procedimento que realiza a vinculação do aparelho a assinatura cadastrada no Portal Fiscal Flow;

  • Atualizar SB: realiza o procedimento de atualização do software básico do equipamento;
  • Extrair LOG: irá retornar o LOG do equipamento SAT/MFE.


Além das "Funções SAT", ao configurar o "Tipo de Emissão" como CF-e SAT, também é habilitado a aba "Guarda CFe SAT", nesta tela vai listar documentos que estão pendentes de sincronização com o Fiscal Flow.


Na aba "Configurações" quando é selecionado NFC-e no Tipo Emissão, será habilitado a aba de "Contingência".
Nesta aba será apresentado os dados de operação do Client 2.0, se está on-line ou off-line, e o status da comunicação entre o Client 2.0 e o Fiscal Flow.

Na imagem abaixo é apresentado a tela.


Além disso, abaixo do status de operação e comunicação, é apresentado um grid com as informações das notas que foram emitidas em contingência e ainda não foram sincronizadas.
Nesta opção é possível realizar filtros de pesquisa por CNPJ, Nota e Série. Ao clicar na lupa irá trazer o documento conforme os filtros e se ele realmente existe.
Após o documento ser transmitido, ele não será mais listado nesta tela.

Caso haver necessidade de um PDV emitir de forma off-line por um período, basta acessar esta tela e na opção “Ativar modo off-line” e marcar como “Sim”.
A partir deste momento o Client para de se comunicar com o Fiscal Flow e as notas são emitidas em contingência off-line e ficam represadas.
Para que o PDV volte a emitir a NFC-e de forma on-line e as notas emitidas em contingência off-line são sincronizadas, torna-se necessário alterar a configuração “Ativar modo off-line” para “Não”.

Na aba "Histórico", são exibidas informações de log do histórico de comunicações, com possibilidade de filtro por período de datas.
A tela é utilizada para identificar possíveis problemas de comunicação.


A aba "Emissores", apresenta informações dos CNPJ do grupo econômico logado no Client e quais os módulos de emissão ativos para cada CNPJ, bem como a data e horário de vencimento do certificado digital.
Veja abaixo um exemplo:


A aba "Comunicações", lista a URL no qual o Client está se comunicando com o Fiscal Flow e o status das comunicações.
A tela é muito útil para avaliar possíveis problemas de comunicação com o Fiscal Flow.


A última aba “Sobre” informa os dados de Versão do Client.
Na imagem abaixo podemos verificar a informação da versão.


  • Sem rótulos