Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 6 Próxima »


Sumário

NFS-e é uma Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, documento de existência digital gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB, pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços.

A geração da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é realizada automaticamente por meio de serviços informatizados disponibilizados aos contribuintes. Para que sua geração seja efetuada, dados que a compõem serão informados, analisados, processados, validados e se corretos gerarão o documento. A responsabilidade pelo cumprimento da obrigação acessória de emissão da NFS-e e pelo correto fornecimento dos dados à secretaria para a geração da mesma é do contribuinte.

Requisitos

  • Para transmissão da NFS-e é preciso ter as Capicom instaladas na máquina juntamtente com o certificado digital.

Parametrizações

Empresa

Acesse os dados da empresa.

Os campos de Inscrição estadual e Inscrição Municipal, precisa estar preenchido corretamente. (Consulte seu contador para obter estas informações).

Na Aba Tributação indique  que  a  empresa  é  “Contribuinte  ISS” selecionando a  opção SIM e clique para salvar o registro.

Parâmetros Empresa

Acesse o menu  sistemas  →   parâmetro  empresa para fazer o preenchimento dos campos. 


1. Para transmissão das Nota Fiscais de Serviço, selecionar a opção "Habilita". Para as prefeituras que solicita autenticação de
2. Selecionar a opção que se enquadra no Regime de Recolhimento do ISS (Imposto sobre serviço).
3. Informe  o  endereço  do webservice para consulta das NFS. Como saber desta informação? Entre em contato com o seu contador que eles irão providenciar estas informações.
4. Definir a mensagem que irá deixar a explicação do motivo da consulta das NFS-e.



Configuração do Emsys3 para NFS

modelo do documento fiscal

Acesse  o  menu  Fiscal  →   Modelo  Documento  Fiscal  e  cadastre  o  modelo  “Nota Fiscal de Eletrônica”.

O modelo do convênio deve ser selecionado conforme legislação municipal/estadual.

Natureza de Operação

A natureza de operação correspondente a serviço de código 5933 dentro do Estado ou 6933 fora do Estado deverá conter a seguinte parametrização no seu cadastro:

  • Tipo saída
  • Venda: Serviço
  • Gera Financeiro
  • Gera Livro Fiscal

OBSERVAÇÃO: Se não marcar “Gera financeiro” a natureza não será listada quando necessário selecioná-la para a gerar a NFS.

Cadastro de Item/Serviço

Informe os dados da URL do Web Service que se comunica nesta tela.

NFS-e → Cadastro WebService NFS-e.

Selecione a cidade do cliente, a URL do serviço em Produção em Https URL. Se no manual de integração da cidade possuir comunicação Https WSDL informar no campo específico.

Cadastro de Item/Serviço

Cadastre o item Serviço no menu: Gerencial → Estoque → Item → Item, e não se esqueça de definir o “Tipo de Item” como serviço de acordo com o exemplo abaixo:


Na opção de menu esquerdo informar o Tipo de Serviço. Este código é vinculado ao cadastro nacional de tipos de serviços.


Aba ECF

Informar a tributação definido pela prefeitura do local do estabelecimento.


Selecione  NOP  Saída  DE -NOP  Saída  DE  respectivamente  (se  não  preencher  no ato da venda o TACgas3 criticará que a venda não corresponde ao NOP).

Aba tributação

Selecione a tributação correspondente a unidade federativa/cidade.

Apos a parametrização  do  sistema,  o  cadastro do  modelo  fiscal  e  o  cadastro do item conforme a legislação vigente, fazer a exportação dos parâmetros e item para o PDV. 
IMPORTANTE: não é necessário instalar certificado digital no PDV para transmissão da nota fiscal de serviço, é preciso  que haja  o certificado instalado apenas na  máquina que irão realizar a transmissão das notas fiscais.

Configuração do TG3Config

Acesse o tg3 → aba geral →  NFE coloque o código do cadastro do modelo do documento fiscal gravado no EMSYS e Emitir RPS de serviço = SIM.

Aba ECF →  recebimento do FSS = informar o código do relatório gerencial a partir da leitura x. 

Aba Geral →  CTRL +S →  insira usuário suporte. Os campos “Modelos de Documentos Nota fiscal eletrônica” deve conter o valor 99 (equivale ao modelo do convênio fiscal)conforme a ilustração abaixo:

Emissão e transmissão da NFS-e

  • Para venda serão realizadas no TAC, acesse menu Vendas →  Vendas Item Nota Fiscal


OBSERVAÇÃO

Quando selecionado “Consumidor Padrão” será sugerida a realização do cadastro do   cliente.  Logo,  a  tela  “cadastro  de   clientes”  sempre   será   exibida.  Porém,  não  é  obrigatório  a  realização  do  cadastro  e,  pressionando  F12  o  sistema  exibirá  a  tela  para continuação da venda com o consumidor padrão preenchida.

Obrigatoriamente  os  campos  (cliente,  modelo  de  documento  e  NOP)  devem  ser preenchidos. 

Clique em Gerar NF e o sistema retornará a informação de NF gerada com sucesso.

Será impresso NFS em duas vias, seguida do comprovante de pagamento. Posteriormente, o administrador precisa transmitir as notas fiscais de serviço a partir do Emsys3. Acesse menu NFS-e →  Gerenciador NFs-e

Selecione  as  NFS desejadas  ou  todos  execute  o  desejado  (envio  em  lote  as NFS transmissão). O cancelamento só é possível depois da  transmissão e geração desta nota pela secretaria municipal da fazenda do município.

  • Sem rótulos