Através deste relatório será possível consultar as informações de faturamento da loja, que são geradas a partir dos produtos vendidos.

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

ATENÇÃO

  • Para que seja possível visualizar este relatório num portal, é necessário possuir permissão EXCLUSIVA de acesso.
  • Caso tenha permissão de acesso exclusivo, é preciso habilitar o recurso, acessando o menu: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Faturamento > Subgrupo Relatórios de Faturamento, e marcar o parâmetro "Markup por Produtos Vendidos”.
  • Caso no portal em questão não exista esse parâmetro citado, este relatório não está disponível para este portal.

Executando a Rotina

O relatório pode ser gerado acessando o menu Faturamento > Relatórios > Markup por produtos vendidos (Novo). Será exibida a tela de filtros de pesquisa, que devem ser configurados conforme a necessidade, para iniciar a pesquisa e gerar o relatório.


Filtros de pesquisa do relatório de Markup por produtos vendidos


Detalhe dos campos:

  • Período: Este campo é de preenchimento obrigatório, e nele deve ser informado o período desejado;
  • Empresa: Este campo é de preenchimento obrigatório e é possível selecionar uma ou mais empresas que o usuário possui permissão para visualizar.
  • Produto: Neste filtro poderá ser selecionado um ou mais produtos pesquisando por Nome, Código, Referência, Código de Barras e Cód. Auxiliar;
  • Grupo: Permite exibir apenas as vendas que contenham os produtos dos grupos selecionados, sendo possível selecionar todos os grupos cadastrados no sistema;
  • Subgrupo: Permite exibir apenas as vendas que contenham os produtos dos subgrupos selecionados, sendo possível selecionar todas os subgrupos cadastrados no sistema;
  • Linha: Permite exibir apenas as vendas que contenham os produtos das linhas selecionadas, sendo possível selecionar todas as linhas cadastradas no sistema;
  • Categoria: Permite exibir apenas as vendas que contenham os produtos das categorias selecionadas, sendo possível selecionar todas as categorias cadastradas no sistema;
  • Segmentação: Permite exibir apenas as vendas que contenham os produtos das subcategorias selecionadas, sendo possível selecionar todas as subcategorias cadastradas no sistema;
  • Listar: Permite definir de quais notas e/ou itens de notas os dados serão listados no relatório;
  • Forma de Exibição: Permite definir a exibição do relatório como "Analítica", com dados mais completos, ou a exibição "Sintética", com os dados mais resumidos;
  • Quebra por documento: Ao marcar esta opção, o relatório apresentará a listagem, por documento;
  • Ocultar coluna "Valor Markup (R$)": Ao marcar esta opção, a coluna "Valor Markup (R$) não será exibida no relatório;
  • Agrupar por: É possível definir ou não um agrupamento para o relatório, bastando escolher uma das opções: "Grupo", "Subgrupo", "Linha", "Classificação", "Vendedor", ou, "Nenhum".


Dica

Ao clicar no ícone "calendário" será possível selecionar o ano, mês e data desejados, avançando ou retrocedendo, com o uso das setas <<, ou, >>.

Além de avançar e retroceder, pode-se escolher o mês e digitar o ano, diretamente nos respectivos campos. 

Na parte de baixo, clique em "Selecionar Hoje" para ir direto para o dia de hoje, caso esteja em uma data distante.

Calendário


Dica

Caso seja necessário definir algum(ns) produto(s), clique no ícone da lupa  que irá abrir uma janela com as opções para se definir os produtos;

No primeiro campo pode-se escolher qual tipo de dado entre Nome, Código, Referência, Código de barras ou Código auxiliar deverá ser descrito para a pesquisa dos produtos;

No campo ao lado basta descrever o item relacionado ao tipo de dado que foi selecionado no primeiro campo e em seguida clicar no botão "Pesquisar".

É possível também limitar a quantidade de produtos que vão ser listados nesta busca para cada página, marcando o campo "Limitar resultado" e escolher a quantidade de registros no campo ao lado.

O sistema fará uma busca com base no nome definido ou na palavra-chave descrita, e então basta marcar quais produtos serão necessários para ajudar na pesquisa dos dados para o relatório.


Tela de pesquisa do campo de produtos


Após selecionar os produtos que serão utilizados para a pesquisa do relatório, clique no botão "Adicionar".


Após realizar os filtros necessários, clique no botão "Gerar relatório". O sistema realizará a buscar em seguida, exibindo um grid com os dados encontrados, conforme os filtros foram configurados.


Listagem do relatório de markup por produtos vendidos


As colunas listadas no relatório apresentam as seguintes informações:

CampoOrigem dos dados
Código:Apresenta o código do produto.
Ref.:Apresenta a referência do produto
Descrição:Apresenta a descrição completa do produto.
EmpresaApresenta o código da empresa onde o produto foi vendido.
Qtde.Apresenta a quantidade vendida do produto.
Custo ICMS (R$)

Apresenta o mesmo valor que está localizado no menu de cadastro de produtos em: "Suprimentos > Estoque > Produtos", no item "Preços de custo/venda", no campo "Custo ICMS $", multiplicado pelo valor da coluna "Qtde".

Custo Médio Histórico (R$)Apresenta o custo médio da última movimentação do fim do período utilizado no filtro de pesquisa.
Exemplo: Usuário informou o filtro de 01/10/2022 a 17/10/2022, o custo médio histórico apresentado para o produto, será o da última movimentação realizada do produto até 17/10/2022.
Custo Ult. Nota (R$)
Custo do produto na última nota de entrada, multiplicado pelo valor da coluna "Qtde".
Custo Flanela (R$)
Apresentará o custo ICMS da flanela associada ao produto em questão, multiplicado pelo valor da coluna "Qtde".
Custo Estojo (R$)
Apresenta o custo ICMS do estojo associado ao produto em questão, multiplicado pelo valor da coluna "Qtde".
Royalties (R$)

Apresenta o valor conforme a seguinte regra:

Caso tenha um percentual configurado no campo "Percentual Royalties" do cadastro de produto, o cálculo será:

    •  Valor do campo "Preço Tabela", multiplicado pelo percentual do campo Percentual Royalties do Cadastro de Produto

Mas caso não tenha um percentual configurado no cadastro de produtos, o cálculo será:

    • Valor do campo "Preço Tabela", multiplicado pelo percentual do campo Percentual Royalties do Cadastro de Setor
IPI (R$)
Apresenta o valor de IPI do produto na última nota de entrada.
Total Custo (R$):
Apresenta o Custo Ult. Nota, somado ao custo indexado da flanela, somado ao custo indexado do estojo, somado ao Royalties e somado ao IPI.
Preço Tabela (R$)
Apresenta o preço de venda da tabela padrão, multiplicado pelo valor da coluna "Qtde".
Preço Venda (R$)
Apresenta o preço de venda praticado na nota, dividido pelo cupom e multiplicado pelo valor da coluna "Qtde".
Desc. Venda (R$):
Apresenta o valor do desconto concedido na venda para o item, multiplicado pelo valor da coluna "Qtde".
Markup Teórico
Apresenta o valor obtido pelo cálculo: Preço Tabela dividido pelo Total Custo.
Markup real:
Apresentará o valor obtido pelo cálculo: Preço Venda, dividido pelo Total Custo.
Valor Markup(R$)
Apresentará o valor obtido pelo cálculo: Preço Venda, menos o Total Custo.

Nota

Considerações sobre o valor de Royalties (R$)

  • Este relatório levará em consideração primeiramente o valor de Royalties que estiver definido no campo "Percentual Royalties" da seção "Preço de Compra e Venda" do "Cadastro de Produto". Para acessar o cadastro de produto, vá em Suprimentos > Estoque > Produtos > Cadastro de Produtos (Novo);
  • Caso o valor de Royalties não seja definido no campo do cadastro de produto, o relatório levará em conta o valor de Royalties que estiver definido no grupo do produto, do "Cadastro de Setor".  Para acessar o cadastro de setor, vá em Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Setor.
  • Se não houver nenhuma uma destas configurações definidas, este relatório não exibirá as informações de percentual de Royalties dos produtos.


Ao clicar no botão "Gerar Arquivo Excel", será gerado um arquivo de planilha, com os dados do relatório, para salvar numa pasta local.



Planilha gerada, com os dados do relatório de markup por produtos vendidos

  • Sem rótulos