Como realizo o cadastro do leiaute SPED?


Todo início de ano, especificamente no mês de janeiro, entra em vigor um novo leiaute do SPED. Esse leiaute é estabelecido pelo ATO COTEP e deve ser cadastrado no Postofácil para que os arquivos SPED possam ser gerados corretamente.


Como fazer?

O leiaute é cadastrado através do menu Cadastros  Tabelas Diversas  Tabela da Versão de Leiaute do SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI):




O usuário deve clicar no botão Abrir para que seja exibido os leiautes já cadastrados:



As informações do novo leiaute - código do leiaute, versão do leiaute e data de início da vigência, devem ser verificadas com a assessoria contábil do estabelecimento. Para indicar uma nova versão, a data final da vigência da versão anterior deve ser informada, e em seguida, basta pressionar enter para que seja adicionado uma nova linha para a inclusão do novo registro:



O código e a versão do leiaute vigente são sequenciais ao ano anterior. Após informar o código e a versão, basta indicar a data de início da vigência e gravar a inclusão. Dessa forma, o sitema estará preparado para realizar corretamente a geração dos arquivos SPED.