Para cadastrar informações complementares deverá acessar o programa Configuração Tributária, localizado no menu Parâmetros > Configuração Tributária, e através da aba Inf. Complementares > 1 Cadastro será possível realizar o cadastro informando no campo “Informação Complementar” a referência a operação que deseja que possua essa informação.


Observe que título do campo “Informação Complementar” esta na cor azul e quando posicionado o ponteiro do mouse esse título, o ponteiro fica no formato de uma “mãozinha”, indicando que é possível clicar sobre o mesmo. Ao clicar nesse link o sistema exibirá um relatório com as possíveis abreviações que poderão ser impressas automaticamente na nota, junto com as operações em que cada uma se destina.

Para inserir os campos na informação deve digitar duas vezes o sinal de arroba “@” e na sequencia a abreviação desejada. Por exemplo, se precisar que seja impresso o número da Nota Fiscal, a Série e a Data de Emissão, então ficaria assim: “@@DOCREF - @@SERIEREF - @@DTEMISSAOREF”.

No campo “Tipo de Preenchimento” pode-se deixar como “Automático” ou “Manual”.

E no campo “Tipo”, indique em que tipo de documento a informação complementar será inserida, podendo ser:

  • Documento Fiscal Referenciado;

  • Documento de Arrecadação;

  • Cupom Fiscal Referenciado;

  • Informação Livre;

  • Processo Referenciado.

Após definir as informações, clique sobre o botão “Gravar” para que o mesmo seja registrado no sistema.

Para efetuar o vínculo da informação complementar cadastrada com as operações, CFPOs e tributações deverá acessar a aba 2 Vínculos e seguir os procedimentos:

  1. selecione a filial para qual está cadastrando o vínculo.

  2. informe o código do cadastro da informação complementar ou pressione F2-Pesquisar, a descrição será apresentada somente leitura no campo Informação Complementar.

  3. no campo Utilizar nas operações, marque quais operações poderão utilizar a informação complementar, por exemplo: Entrada Estadual, Entrada por transferência e entre outros.

  4. no campo Especificar CFPOs informe quais poderão utilizar a informação complementar, serão relacionados os CFOPs conforme as operações selecionadas no campo anterior.

  5. e no campo Especificar Tributações marque as tributações que poderão utilizar a informação complementar.