Quando realizada a importação de NF-e e a mesma possuir alguma divergência fiscal, automaticamente a nota será encaminhada para o programa Importar e Faturar NF-e, localizado em Compras > Importar e Faturar NF-e, no campo Filtrar Notas, na opção de filtro Divergências Fiscais, para que o usuário realize o devido ajuste antes de dar continuidade no processo de faturamento.

No momento em que o usuário clicar sobre o botão Processar na tela principal do programa Importar e Faturar NF-e, já será identificado se a nota possui alguma divergência e então é exibido um relatório com as divergências que a nota possui. Automaticamente ela será encaminhada para Pendências onde o usuário deverá efetuar o ajuste antes da nota ser faturada.

Para saber se o sistema possui notas com divergências fiscais, acesse o programa Importar e Faturar NF-e no menu Compras. Ao abrir a janela, clique no campo “Filtrar Notas”, escolha a opção “Com Pendências” e na sequência selecione a opção “Divergências Fiscais”.

Após realizar o filtro, selecione na tabela a nota que possui a divergência e em seguida clique sobre o botão Ajustar Pendências, então será exibido o indicador de pendência “P5 – Divergências fiscais”.

Ao clicar sobre o botão Ajustar Divergências Fiscais, será exibida a seguinte mensagem: “Deseja prosseguir com a correção das divergências fiscais e a liberação da pendência?”. Uma vez confirmando em Sim, será aberta a janela do programa “Alteração de Notas”. Ao abrir a tela, se houver divergência entre a capa e os produtos, na área de visualização dos produtos, será destacado em vermelho os itens que possuírem divergências.

Ao efetuar o duplo clique do mouse sobre o item destacado ou clicado sobre o item e pressionado a tecla ENTER, será aberta a tela Alterar Item para que o usuário execute o ajuste da pendência.

Observe que na parte inferior dessa janela em Divergências, será apresentado uma mensagem informando qual o tipo de divergência que está ocorrendo e que deve ser corrigida para dar continuidade no faturamento da nota no sistema.

 Segue logo abaixo uma breve descrição de algumas possíveis divergências fiscais ocorrer ao realizar a importação da nota fiscal no sistema.

 Lista de situações de divergências fiscais

  1. Outra situação também envolvendo o CFOP é quando o código do CFOP informado não condiz com o CST (Código de Situação Tributária) informado na nota. Dessa forma, o sistema ao identificar essa situação exibirá a seguinte mensagem: “O CFOP do item somente pode ser utilizado para os CST (00, 20, 50, 51, 40, 41 ou 90)”. Ou essa mensagem quando o CFOP for destinado a outros CSTs: “O CFOP do item somente pode ser utilizado para os CST (10, 30, 60, 70 ou 90)”. Para realizar esse ajuste, é necessário verificar o CFOP informado no lançamento do item. Essa informação pode ser consultada na Nota, DANFE, XML ou seu Contador.


  2. Quando a empresa é enquadrada no “Simples Nacional”, não possui crédito de ICMS. Dessa forma, se na nota essa informação vier indicada, o sistema a identificará e exibirá a seguinte mensagem informativa: Empresas enquadradas no Simples Nacional não tem crédito de ICMS, entre em contato com o seu contador e confirme a correta tributação do ICMS (CST e alíquota) para alterar o lançamento”. Nesse caso, para itens tributados CST 000, alíquota x%, lançar na tributação “Outros CST 90”, pois a empresa não terá direito a esse crédito por ser do enquadramento Simples Nacional e é necessário verificar a tributação informada no item. Essa informação pode ser consultada e validada na Nota, DANFE, XML ou com o Contador.


  3. Também quando o CST (Código Situação Tributária) não estiver configurado corretamente na nota, o sistema ao identificá-lo, exibirá mensagens informando sobre a necessidade de ajuste. As mensagens exibidas serão de acordo com cada caso específico conforme descrito na mesma. São elas:

      • O CST do item não permite que o Valor de Base do ICMS seja menor que o Valor Líquido.”;
      • O CST do item não permite informar o Valor do ICMS.”;
      • O CST do item exige que seja informado o Valor do ICMS.”;
      • "O CST do item não permite informar o Valor de Base do ICMS.”;
      • O CST do item exige que seja informado o Valor de Base do ICMS.”;
      • O CST do item não permite informar o Valor do ICMS ST.”;
      • O CST do item exige que seja informado o Valor do ICMS ST.”;
      • O CST do item não permite informar o Valor de Base do ICMS ST.”;
      • O CST do item exige que seja informado o Valor de Base do ICMS ST.”;
      • O CST do item não permite informar o Valor de Retenção do ICMS.”;
      • O CST do item exige que seja informado o Valor de Retenção do ICMS.”;
      • O CST do PIS e COFINS deve ser o mesmo.”;
      • O CST do PIS deve ser de entrada.”;
      • "O CST do COFINS deve ser de entrada.”.

    É interessante verificar a tributação informada no item, essa informação pode ser consultada e validada na Nota, DANFE, XML ou com o Contador. A nota também pode estar com a informação de tributação no item divergente.

  4. O sistema realizará a comparação entre as “informações contida na Capa” e as “informações dos itens”. Uma vez esses dados estando divergentes, serão exibidas mensagens informativas ao usuário indicado sobre a divergência que necessita ser ajustada. Cada mensagem será de acordo com o “Tipo de Divergência” encontrada. São elas:

      • A soma do Valor de Base do ICMS dos itens não corresponde ao Valor de Base do ICMS informado na capa.”;
      • A soma do Valor do ICMS dos itens não corresponde ao Valor do ICMS informado na capa.”;
      • A soma do Valor de Base do ICMS ST dos itens não corresponde ao Valor de Base do ICMS ST informado na capa.”;
      • A soma do Valor do ICMS ST dos itens não corresponde ao Valor de ICMS ST informado na capa.”;
      • A soma do Valor de IPI dos itens não corresponde ao Valor de IPI informado na capa.”;
      • A soma dos campos (Valor ICMSST + Valor ICMS Retido + Valor Produtos + Valor Frete + Valor Seguro + Valor Despesas Acessórias + Valor IPI - Valor Repasse) não corresponde com o Valor Total da Nota.”;
      • A soma dos valores de frete, seguro, despesas acessórias ou repasse dos itens não corresponde ao valor informado na capa.”;
      • Os itens não possuem valor de frete, seguro, despesas acessórias ou repasse informado enquanto existe o valor total na capa.”;
      • A soma dos valores de %s dos itens não corresponde ao valor informado na capa. Diferença de R$%s'”.

    Para realizar esse ajuste é necessário verificar os valores informados nos itens. Essa informação pode ser consultada e validada na Nota, DANFE, XML ou com o Contador. A nota pode estar com a informação de tributação no item divergente.


  5. Quando o usuário estiver realizando um determinado ajuste na nota, se por engano vier informar um “Total” igual a “zero”, o sistema identificará a situação e exibirá a seguinte mensagem informativa para o ajuste necessário: “Item com valor zerado. Pode gerar problema fiscal, verifique com o seu contador.”. Para realizar esse ajuste é necessário verificar os valores informados nos itens. Essa informação pode ser consultada e validada na Nota, DANFE, XML ou com o Contador. A nota pode estar com a informação de tributação no item divergente.