cadastro de colaboradores é utilizado para cadastrar os dados dos funcionários da farmácia informando os dados pessoais, telefone para contato, a senha de liberação e marcar as operações para quais o colaborador terá acesso a liberação, tais como: cobertura de ofertas, descontos na venda e entre outros. E o cadastro de usuário é utilizado para cadastrar o login e senha de acesso e também a liberação dos programas que o usuário terá acesso.

Cadastro de usuário

Para cadastrar um usuário deverá acessar o programa Cadastro de Usuário, localizado em Parâmetros > Usuário e execute os seguintes passos:

  • Acesse o menu “Parâmetros > Usuários”;

  • No campo “Tipo Cadastro”, mantenha a opção “Usuário”;

  • Nos campos “Usuário, Senha, Nome do Usuário”, digite os dados de acesso desse novo usuário que está sendo cadastrado. Lembre-se que no primeiro acesso desse usuário ao sistema, será solicitado que o mesmo realize a troca da senha para uma particular, através do programa “Administrador de Senhas”;

  • No campo “Filial Acesso”, digite o número da filial em que esse usuário terá acesso. Por exemplo, se o usuário for trabalhar somente na filia 5, então digite aqui o número “5”. Caso contrário, deixe esse campo “vazio” se o mesmo for ter acesso a todas as filiais;

  • Em “Perfil”, selecione um perfil de acesso ao sistema caso a loja trabalhe com perfis de acesso ao sistema. Por exemplo, um usuário que vai atuar como “Operador de Caixa” na farmácia, poderia ser enquadrado em um perfil “Caixa” e com os acessos liberados somente para sua função. Caso a loja não utilize as limitações de acesso por perfil, deixe esse campo como “Nenhum”;

  • Em “Senha Expira em”, informe se necessário um período para que o usuário tenha que renovar a senha de acesso ao sistema. Somente marque essa opção caso a loja utilize esse procedimento, caso contrário, mantenha essa opção como “Nunca”;

O próximo passo agora é selecionar quais programas esse usuário terá acesso quando efetuar o login no sistema. Para isso, selecione o quadro a esquerda da tela chamado “Programas Cadastrados no Sistema”, qual o programa que o mesmo terá acesso clicando sobre ele.

Na sequência clique sobre o botão central com as setas apontando para direita e verás que o programa selecionado foi adicionado no quadro “Listagem de Programas que o usuário terá acesso”.

A partir desse momento, esse usuário terá acesso a esse programa quando efetuar o login no sistema. Repita esse processo para todos os programas no qual o usuário terá acesso.

Se acontecer de ter adicionado algum programa por engano, basta clicar sobre ele no quadro da direta e clicar sobre o botão com as setas apontando para a esquerda, que o mesmo será retirado o acesso ao usuário.

Após definir e liberar os acessos a esse usuário, basta clicar sobre o botão “Gravar” e o mesmo já será criado e o acesso liberado. 

Cadastro de colaborador

Para cadastrar um colaborador deverá acessar o programa Cadastro de Colaboradores, localizado em Cadastros > Colaboradores e execute os seguintes passos:     

  • Nessa tela se abrirá, será necessário preencher o campo “Nome” com o nome do colaborador e preencher os campos listados na guia “Cadastro” de acordo com a função que o mesmo ocupará na loja.

  • Uma atenção especial nessa guia esta quando no campo “Função” for selecionado “Farmacêutico”. Quando isso ocorrer, os campos “CRF, UF” serão habilitados para que sejam preenchidos. Esses são importantes pois identificará o farmacêutico que estará responsável pela venda de medicamentos (antibióticos e psicotrópicos) na farmácia no período de trabalho em que esteja na loja.

  • Outro campo é o “E-Mail”, que quando o colaborador for “Farmacêutico”, esse deve ser preenchido com o e-mail de acesso ao Farmácia Popular. Dessa forma, se o mesmo responder por vendas do Farmácia Popular, o sistema realizará a identificação automaticamente no momento da venda. 

Na guia “Comissão”, informe qual é o nível de comissão em que esse colaborador receberá na venda dos produtos da loja.

Na guia “Liberações”, informe como será solicitado a autorização de acesso no sistema desse colaborador, se será por “Senha do Colaborador, Biometria ou Ambos”.

  • Se o colaborador possuir autorização para “Vender Farmácia Popular”, marque o checkbox “Autorizado a Vender Farmácia Popular” e informe o “Usuário e Senha F. Popular” de acesso ao portal do Farmácia Popular.
  • Se tiver autorização para Liberar Alçadas, marque o checkbox “Autorizado a Liberar Alçadas” e informe o “Valor Alçada” que é permitido ao mesmo.
  • No grid de opções “Operações Liberadas para o Colaborador”, marque somente o checkbox das opções que esse colaborador terá acesso, caso contrário, deixe-os desmarcado. Por exemplo, se o colaborador tenha que ter acesso a liberar descontos em uma determinada venda, então é necessário que o checkbox “Liberação de Desconto na Venda” esteja marcado.

 

Importante


O cadastro de usuário e/ou colaborador somente pode ser realizar pelo usuário supervisor da loja que possua a liberação de cadastros de usuário e colaboradores no sistema.