O primeiro passo para realizar alguma alteração a permissão de acesso do usuário, primeiro é conhecer quais são as opções que podem ou não ser liberadas para o usuário em determinado programa.

Por exemplo, digamos que deseja limitar algum acesso ao usuário no programa “Cadastro de Produtos”. Então acesse o menu “Cadastro > Produtos” e em seguida pressione a tecla de função “F1”.

Nesse momento, será aberto o “Help” do sistema já com as opções do Cadastro de Produtos. Agora deslize a tela até o final até encontrar o título “Configurações de Usuários”.

Observe que nesse espaço estão as “Tabulações” e “Guias”. Através das tabulações e das guias que você vai definir se o usuário terá ou não acesso a uma determinada função desse programa.

Por exemplo, na categoria de “Guias”, se demarcado a “guia 1”, o usuário não terá acesso a Comissão do Produto e a Comissões de Promoção/tabloide. Para aplicar essa restrição do usuário, agora que já sabe qual “guia” deve ser desmarcada, acesse o menu “Parâmetros > Usuários”.

  • No campo “Usuário” digite o nome do usuário que receberá a restrição;

  • Abaixo no grid “Listagem de Programas que o usuário terá acesso”, localize o programa “Produtos” e clique sobre ele para selecioná-lo;

  • Agora clique sobre o botão “Outras Opções”;


  • Veja que nessa nova tela serão exibidas as “Tabulações” e “Guias” para esse programa. Como nesse exemplo é necessário desmarcar a guia 1, basta clicar no checkbox correspondente para desmarcar e em seguida clicar no botão “Gravar” dessa janela;
  • Retornará para a janela anterior de “Usuários”. Clique também no botão “Gravar” dessa janela para confirmar a ação.

No próximo acesso ao programa “Cadastro de Produtos”, o mesmo não terá mais acesso a Comissão do Produto e a Comissões de Promoção/Tabloide.