Quando uma nota é rejeitada pela falta de NCM ou NCM inválido, o usuário deverá identificar o item efetuar os devidos ajustes no cadastro e depois efetuar retransmissão. 

Buscando a nota rejeitada

Acesse o programa Gerenciador NFC-e através do menu Lançamentos > Faturamento > Gerenciador NFC-e, selecione a opção Rejeitada pela Sefaz no campo Situação das NFC-e ao pressionar ENTER listará as notas rejeitadas, marque a nota desejada e clique em visualizar. 
















Identificando o item

Ao clicar no botão Visualizar abrirá a tela Informações da nota fiscal, acesse a aba Item e localize o item que precisa ser ajustado, observamos que na rejeição a SEFAZ informa que o item número x com NCM inválido. 

Com o número do código de barras em mãos poderá clicar no botão Produto e efetuar os devidos ajustes.


Cadastro de produto

Para realizar os ajustes de NCM em determinado produto, deverá acessar o Cadastro de Produtos, em Cadastros > Produtos > 5 - Tributação, no campo NCM informe o código correto ou pressione F2 para buscar entre os itens já cadastrados no sistema, na sequência clique no botão “Gravar” no Cadastro de Produtos. 

Caso não saiba qual o código de NCM correto entre em contato com responsável pela Contabilidade da sua farmácia. 


Retransmissão

Após realizar todos os ajustes necessário, retorne a tela de Gerenciamento NFC-e e efetue a restransmissão da nota, selecionando a mesma e pressionando o atalho F8 - Retransmitir.


O mesmo processo pode ser realizado para notas NF-e.