OpenBanking

Open Banking - Stone

O Open Banking chegou para revolucionar a relação entre os bancos e os clientes. O banco não é mais o detentor dos dados dos clientes. O cliente é protagonista e dono dos seus dados bancários.

Open Banking é um modelo de compartilhamento de dados financeiros entre instituições financeiras e outras empresas, permitindo que os clientes tenham maior controle sobre seus dados bancários e mais opções de serviços financeiros.

Primeiro, o cliente deve autorizar o compartilhamento de dados. Além disso, ele pode escolher interromper o compartilhamento a qualquer momento.

Após a autorização, os bancos podem compartilhar entre si essas informações. Essa troca é supervisionada pelo Banco Central. As instituições são obrigadas a seguir as regras do Sistema Financeiro Nacional – inclusive a de sigilo bancário. Como um todo, o Open Banking foi desenvolvido em acordo com os melhores padrões de segurança da informação. 

A integração do Open Banking com um ERP (Enterprise Resource Planning) pode oferecer uma série de benefícios para as empresas, incluindo automatização de processos financeiros e redução de custos operacionais.

Veja agora como funciona a Conta Stone no Linx ERP.

Configuração de Acesso Open Banking

Tela 009251 – Configuração de Acessos – OpenBanking

Esta é a tela para efetuar a Configuração de endereços de acesso e a Manutenção de dados da conta por filial.

1 – Aba Configuração de endereços de acesso

2 – Manutenção de dados da conta por filial

Importante

As configurações do cliente devem ser direcionadas ao ambiente de produção e não o de homologação, dúvidas consultar a Linx e Stone para configurações corretas.

Funcionamento

O usuário ao acessar o módulo Contas a Pagar/Tesouraria/Serviços Financeiros Stone será possível acessar a tela 009251 Consulta de Acesso – Openbanking.

3 – Modelo de Acesso Contas a Pagar/Tesouraria/Serviços Financeiros Stone/Consulta de Acesso - Openbanking

O usuário ao acessar a tela 009215 – Configuração de Acessos – Openbanking, o usuário terá duas abas uma para Configuração de endereços de acesso e Manutenção de dados da conta por filial.

Na aba de Configuração de endereços de acesso devem estar disponíveis os campos:

  • Usuário ADM do Proxy
  • Senha

 E campos para informações das URLs

  • Autenticação no Proxy
  • Criação de Usuário no Proxy
  • Criação de conta Stone
  • Solicita Consentimento
  • Busca informações das Contas
  • Autenticação no OpenBanking
  • Operações de OpenBanking
  • Pagamentos
  • Geração de boletos em PDF
  • Transferências Internas
  • Transferências Externas

4 – Acesso a aba Configuração de endereços de acesso

Na aba de Manutenção de dados da cona por filial devem estar disponíveis os campos:

  • Filial
  • C.P.F
  • Senha
  • E-mail

5 – Acesso a aba Manutenção de dados da conta por filial

Abertura da Conta Stone

Na Aba Complemento da Tela Filiais -001013,   temos 2 botões, sendo: solicita criação da conta  e solicita consentimento.
Os botões de criação da conta e solicitação do consentimento ficam habilitados somente quando a tela entra em modo de edição.

A Tela irá apresentar um "LABEL" abaixo dos botões para mostrar as etapas da criação da conta. Assim, o usuário acompanha o processo, de acordo com o "status", sendo:  “0”  não solicitada a criação da conta, “1” para quando o usuário solicita a criação da conta, “2” quando solicita o consentimento e “3” para conta operacional.

Funcionamento

Ao acessar o Módulo de Clientes/Tabela de Apoio e acessar a tela 001013 Filiais,  na Aba Complemento terá a opção para solicitar uma conta Stone.

Módulo Clientes

Tabela de Apoio – Cadastro 001013 (Filiais)

Aba Complementos

Os botões de criação da conta e solicitação do consentimento ficam habilitados somente quando a tela entra em modo de edição.

Após o usuário clicar em solicita criação da conta e informar os dados, ele recebe uma mensagem no ERP informando "Você Receberá um e-mail no endereço informado anteriormente! Acesse o link para finalizar o cadastro da conta Stone!" Esta etapa é dentro do ambiente da Stone.

Na tela do ERP é informada a situação do cadastro:

  

Após recebimento do e-mail é necessário criar a senha e fazer a confirmação de senha, e será retornado a mensagem “Sua senha de acesso foi definida com sucesso”.

No aplicativo da Stone é necessário validar a conta criada, ao clicar em Entrar na minha conta e informar o CPF e e-mail e senha criada no processo anterior o usuário acessa o processo para finalização da sua conta Stone, após todos cadastros necessários no aplicativo será retornado Análise da Stone.

Acessar a aplicação para finalizar a Conta Stone.

          



Consulta de Saldo e Extrato Conta Stone

O usuário ao acessar o módulo Contas a Pagar/Tesouraria/Serviços Financeiros Stone será possível acessar a tela 009250 Consulta de Extrato 

2 - Modulo Contas a Pagar/Tesouraria/Serviços Financeiros Stone

3 -  Tela 009250 Consulta de Extrato - Conta.

Na tela 009250 Consulta de Extrato,  pode-se consultar o extrato e saldo da Filial e suas movimentações.

É possível a pesquisa por filial da conta Stone, e o intervalo de datas com um botão consulta extrato que traz as informações da conta, ao buscar informações da conta apresenta a mensagem “Autenticando a conta da filial”, e “Consultando extrato” em seguida apresenta os dados da conta.

4 -  Tela 009250 com Informações da Conta referente Filial

5 -  Mensagem de Autenticação

6 - Mensagem de Consulta Extrato

O usuário poderá pesquisar em um intervalo de datas “De” a “Até”, para uma pesquisa conforme sua necessidade, caso o usuário faça muitas solicitações seguidas no serviço, buscando informações ele recusa para evitar que o serviço fique lento apresentando a mensagem “Conexão recusada na API, aguarde alguns minutos e tente novamente!”.

7 -  Consulta detalhada por data

8 – Conexão Recusada


O usuário também tem á sua disposição o botão detalhes, que apresenta mais dados da operação e informações do retorno do extrato.

9 - Botão Detalhes

10 - Tela Detalhes da Operação, apresentando detalhes da transação

O usuário poderá exportar o extrato em formatos CSV ou Excel.

11 - Exportação CSV e Excel

Ao usuário é disponibilizado os campos de Saldo Anterior, Entradas, Saídas e Saldo Atual, com informações da conta e movimentações; Também é disponibilizado o campo data e horário das transações da conta, assim como o tipo de movimento da conta "Crédito" e "Débito", e também o histórico da transação

12 - Detalhes do Grid da tela com as informações e campos disponibilizados

Agendar Pagamento

Tela 009252 – Agendamento de Pagamento

Envio das informações necessárias para o agendamento do título na Conta Stone.

1 – Modelo da Tela Agendamentos de Pagamento

Para realização do agendamento será necessário a atribuição do código de barra na tela 009118 Atribuição de Código de Barra. Será gravado na tabela CTB_A_PAGAR_PARCELA, onde temos as demais informações necessárias para o agendamento como: Valores total do boleto, descontos, acréscimos, número do documento, fornecedor, vencimento.

2 – Tela 009118 Atribuição do Código de Barra

Verificar a possibilidade da criação de uma coluna na Grid de pagamento com o status do agendamento (sem agendamento, agendamento confirmado e pago).

3 – Tela 009022 Cadastro de Título a Pagar

Nesta primeira fase efetuaremos somente o agendamento dos títulos com vinculo de códigos de barras.

Funcionamento

Quando o usuário acessa o módulo Contas a Pagar/Tesouraria/Serviços Financeiros Stone será possível acessar a tela 009252 Agendamento de Pagamento.

4 – Módulo Contas a Pagar/Tesouraria/Serviços Financeiros Stone/Agendamento de Pagamentos

 

5 –Nova Tela 009252 Agendamento de Pagamento

A tela 009252 Agendamento de Pagamento,  é composta por opções de consulta (filial, por data, combo box chamado Campo com as opções (Emissão, Vencimento real e Vencimento)Agendado para - que informa a data do Agendamento) e uma grade com as informações Selecionado, Fatura, Parcela, Emissão, Vencimento Real, Valor a Pagar, Cód.Fornecedor, Fornecedor, Botão código de Barras (Tela 009118 Atribuição do Código de Barra) e Fatura Série, é disponibilizado também um campo com o Total Agendado que ao selecionar é atualizado.

6 –Consulta por filial

7 –Busca por data

8 – Combo box Campo

9 – Campo Agendado para

10 – Grade disponibilizada

11 – Botão código de Barras

12 – Campo Total Agendado

Ao usuário na grade é disponibilizado a opção Selecionado, assim como o botão Confirma Agendamento onde ao clicar sobre ele será confirmado o agendamento através de uma mensagem “Confirma o agendamento dos pagamentos selecionados” após o sim é gerado e apresenta a mensagem “Agendamentos efetuados com sucesso”, encaminhando a Nova Tela de 009253 Consulta de Agendamentos de Pagamento.

Atenção

Este agendamento irá para aprovação do responsável da conta na aplicação da Stone só será visualizado na Tela 009253 Consulta de Agendamentos de Pagamento após essa aprovação, após agendamento e aprovação na tela 009022 Cadastro de Título a Pagar o Status do Agendamento é alterado para Agendamento Confirmado.


13 – Grade Selecionado

14 – Mensagem para confirmação de agendamento

15 – Mensagem Agendamentos Efetuados


16 – Status Agendamento Confirmado


O usuário também consegue gerar informações em relatório das informações em CSV e Excel.

17 – Opções para geração em CSV e Excel

Consultar Agendamento

Criação de uma nova tela 009253 – Consulta de Agendamentos de Pagamento para consulta das informações dos agendamentos de títulos.

1 – Modelo da Tela Consulta de Agendamentos de Pagamento

Nesta primeira fase efetuaremos somente o agendamento dos títulos com vinculo de códigos de barras.

Funcionamento

Quando o usuário acessa o módulo Contas a Pagar/Tesouraria/Serviços Financeiros Stone será possível acessar a tela 009253 Consulta de Agendamento de Pagamento.

2 – Módulo Contas a Pagar/Tesouraria/Serviços Financeiros Stone/Consulta de Agendamento de Pagamento

 

3 –Nova Tela 009253 Consulta de Agendamentos de Pagamento

O usuário ao acessar a tela 009253 Consulta de Agendamento de Pagamento tem as opções de consulta por filial com a opção do botão Consulta Pagamentos.

4 –Consulta por filial

5 – Botão Consulta Pagamentos

Ao consultar os pagamentos gerados para uma determinada filial, é apresentados os dados em uma grade com informações como (Detalhes, Data Agendada, Valor, Vencimento, Tipo Documento, Status, Recebedor, Status Documento e Data da Falha).

Aviso

Na grande em Detalhes existe um botão que ao clicar nele apresenta as informações relacionadas ao título facilitando ao usuário sua pesquisa.

6 – Grade de Detalhes

7 – Botão Detalhes

O usuário é informado caso algum título esteja em desacordo com relação ao código de barras quando não é informado, apresenta uma mensagem em tela “Por favor, verifique! Um ou mais títulos selecionados estão sem o código de barras vinculado.

8 – Mensagem de código de barras não informado

O usuário quando informa um código de barras inválido este agendamento não será feito, apresentando a mensagem “Código de barras inválido!”.

Aviso

O usuário pode alterar o código de barras clicando duas vezes sobre o botão código de barras e irá abrir o programa 009118 Atribuição do código de barras.

9 – Mensagem de código de barras inválido

 

10 – Botão código de barras

O usuário também consegue gerar informações em relatório das informações em CSV e Excel.

10 – Opções para geração em CSV e Excel

Transferências

Possibilitar ao usuário do ERP a possibilidade de transferência interna e externa entre as Contas Stone.


1 – Tela Transferência Interna

Possibilitar ao usuário do ERP a possibilidade de transferência interna e externa entre as Contas Stone.

1 – Tela Transferência Externa