Sumário

1- Introdução

O sistema de Automação Ipiranga é integrado com o aplicativo Abastece Aí. Com esta integração, o cliente pode efetuar o pagamento de suas compras através do aplicativo instalado em seu smartphone por QR Code digitado. 



2- Requisitos

  • Módulos Ipiranga e Sinapse liberados na intranet;
  • A versão mínima exigida do AutoSystem é a 3.3.1.79;




3- CF-e e MF-e SAT

Para emissores CF-e e MF-e SAT os motivos de movimentação devem ter o campo Tipo pagamento CF-e configurado com a opção "Programa de Fidelidade, Cashback, Crédito Virtual", conforme imagem abaixo:



Em caso de PAF, para mais detalhes da configuração das formas de pagamento, consulte o módulo de configuração das formas de pagamento no manual: Cadastros - Geral - AutoSystem, no tópico 4.14 Motivos de Movimentação.

3.1 ECF/TEF

Para cadastrar Motivos de Movimentação através da aba ECF/TEF, é necessário inserir os campos Forma de Pgto ECF e Índice Totalizador conforme imagem abaixo:




Para acesso ao Índice Totalizador, será necessário Emitir Leitura X da impressora (poderá ser feito através do aplicativo Bematool) e o Índice Totalizador constará através de números em Meios de Pagamento, conforme sinalizado abaixo:  




Uma vez que a Forma de Pgto ECF foi sinalizada preenchida com Outros, o Índice Totalizador correspondente conforme a imagem é o de número 13.


É possível criar na própria impressora fiscal o ID para Meios de Pagamento, inserindo a Forma de Pgto ECF e o Índice Totalizador desejados.


Feito isso, também será necessário selecionar em Emitir comprovante qual a opção desejada:




Caso o processo de emissão do comprovante não seja realizado, não será possível finalizar a venda posteriormente. 



4- Venda com Forma de Pagamento - Pedido Digitado

No módulo Caixa, na finalização da venda, pode-se utilizar a tecla de atalho A para selecionar a forma de pagamento, conforme exemplo abaixo:




A opção a ser selecionada é a Abastece Aí (Pedido Digitado) e será disponibilizada uma tela, conforme abaixo:



Também pode ser utilizada a tecla de atalho, que leva direto à forma de pagamento com QR Digitado.



Em seguida, para a realização do pagamento, o vendedor deve orientar o cliente entrar no aplicativo Abastece Aí instalado em seu smartphone.
No aplicativo, o cliente seleciona as seguintes opções: Pagar > Qr Code  conforme imagem abaixo:





Formas de pagamentos disponíveis para o cliente:

Dinheiro: Para a realização de pagamentos por dinheiro;
Dinheiro + Saldo: Para realização de pagamento com valor específico em espécie e o restante de saldo que o cliente possui no aplicativo.
Cartão + Saldo: Para realização de pagamento com valor específico em cartão e o restante de saldo que o cliente possui no aplicativo.
Cartão de Débito:  Para pagamentos com cartão de débito;
Cartão de Crédito: Para pagamentos com cartão de crédito;
Paypal: Caso utilize uma conta vinculado ao aplicativo Paypal.


O valor a ser preenchido sob o produto comprado deverá permitir a integração do Abastece Aí e precisa ser exatamente do mesmo valor, caso contrário, a transação será rejeitada.


No momento em que o cliente insere o valor para pagamento, ele possui uma opção para poder utilizar o saldo em conta, o mesmo aparecerá disponível, conforme imagem: 



Ele pode estar escolhendo as opções disponíveis, mas caso não queira utilizar o saldo pode selecionar "Não quero usar agora", sendo assim, será direcionado para a próxima tela, nesta ele poderá optar a forma de pagamento.




Uma vez escolhida a forma de pagamento e o benefício a adquirir (se houver), a tela seguinte mostrará o código a ser digitado no Caixa.
Após o respectivo código for informado pelo cliente, a tela seguinte será a de Fechamento de Caixa.



Esta tela demonstrará o valor que o cliente pagará e qual valor foi recebido pelo Caixa, bem como o troco (se houver)


Caso seja escolhida a opção Cancelar nesta tela, toda a transação será cancelada.


Após a confirmação, será gerada a DANFE


A operação sendo realizada com sucesso, o Caixa deverá ficar livre automaticamente para uma próxima venda, caso contrário, a venda estará ainda pendente.



5- Cancelamento de Venda

O cancelamento de uma venda, poderá ser realizado no módulo Caixa e em seguida o menu Operações > Cancelar última venda:


Na sequência, será demonstrada uma mensagem para a confirmação ou não do cancelamento:



Caso optar pelo Sim, será dado continuidade ao cancelamento:




Após o cancelamento da venda, o usuário será notificado de que a venda foi cancelada e o reembolso solicitado à Ipiranga.



6 Vídeo Explicativo

Confira abaixo um vídeo explicativo com as informações descritas acima: