Integração

Instalação Client 2.0

Para realizar a instalação do Fiscal Flow Client 2.0, primeiramente será necessário fazer o download do software conforme release da aplicação.

Para realizar a instalação do Client 2.0, dispomos três alternativas de instaladores para os sistemas:

Utilizaremos o sistema Windows como exemplo de instalação do Client.

Após realizar o download da versão do Client 2.0, será necessário realizar a sua execução para que seja instalado corretamente.

Por vezes pode ser que ocorra a solicitação da instalação do DOTNET, neste caso basta selecionar que SIM para ser redirecionado ao site e realizar o download, IMPORTANTE MESMO QUE A MÁQUINA SEJA X64 BITS, É NECESSÁRIO INSTALAR O DOTNET EM X32 POIS O CLIENT É X32.

  • Ao executar abrirá a tela de boas-vindas da instalação, nesta tela basta clicar em Avançar:


  • Após Avançar, o client será instalado automaticamente no diretório C:\Program Files (x86)\Linx apresentando progresso da instalação:


  • Ao concluir a instalação, será identificado a tela abaixo:



  • Após finalizar a instalação, poderá identificar em área de trabalho um atalho ao qual direcionará para o http://localhost:8089/, assim sendo necessário realizar a sua configuração do mesmo.

Atualização

Como recomendação, indicamos manter sempre atualizada a versão do Fiscal Flow Client na estação de trabalho, buscando a melhor experiência na utilização da aplicação

Após a instalação do Client 2.0, será criado um acesso web local no PDV para realizar a configuração.
Para isso deve-se acessar o link http://localhost:8089, que abrirá uma tela na qual será necessário configurar o CNPJ emissor dos documentos.

OBS: Recomendamos não expor o Client na WEB. Uso somente local.

Basta preencher o CNPJ, usuário e senha recebidos e selecionar o ambiente desejado para emissão, clicando em Login ao final.
Após selecionado o ambiente desejado (homologação ou produção), não será possível alterar novamente o ambiente.

Havendo a necessidade de configuração de proxy para configuração, clique em “Ativar Proxy” e preencha as informações solicitadas.


Após realização do login, será direcionado para a próxima tela de configurações do Client.
Na tela de Configurações, será configurado o modelo de documento que será emitido, se vai ser NFC-e, CFe SAT ou MFE.

Na imagem abaixo será apresentado a tela de configuração:


Conforme podemos ver, o parâmetro Tipo de Emissão irá definir os parâmetros de configuração, se escolher NFC-e, terá poucos parâmetros para escolha, por sua vez, se a escolha for CF-e SAT, o processo de configuração se torna uma pouco diferente que veremos logo abaixo.

  • Tipo Emissão: NFC-e ou CF-e;
  • Caminho Backup: informar o caminho que será realizado o backup do banco do Client 2.0;
  • Tamanho Pacote JSON (bytes): informar o tamanho máximo de cada arquivo de backup;
  • Intervalo (min): informar o intervalo em minutos que será executado o backup;
  • Caminho XML: caminho para salvar o XML localmente. Se não preenchido, será retornado o XML em base64 no retorno da emissão do documento;
  • Caminho DANFE: caminho para salvar o DANFE localmente. Se não preenchido, será retornado o PDF em base64 no retorno da emissão do documento;

Ao selecionar a opção CF-e, novas configurações são abertas e mantendo configurações já mencionadas na configuração de NFC-e.
Seguem as novas configurações:

  • Fabricante: selecionar o Fabricando do SAT. Obs.: verificar a tabela de SAT homologados no item 6 deste manual;
  • Modelo: selecionar o modelo do SAT conforme o Fabricante selecionado;
  • TimeOut SAT (seg): definir o tempo em segundos que o Client 2.0 irá aguardar o retorno do SAT (se manter 0 o Client vai aguardar o SAT responder.);
  • Máximo Trans. na Fila;
  • Código Ativação SAT: informar o código de ativação do equipamento SAT. Esta ativação deve ser realizada pelo emissor utilizando o software de ativação do fabricando do SAT. Lembrando sempre de verificar a tabela de SAT’s homologado no item 5.

Configurações de SAT’s disponíveis:

Utilizar estas configurações se desejar a utilização de um SAT centralizado para que os terminais se comuniquem com o SAT central.

Neste caso, deverá instalar o Client 2.0 com o aparelho SAT/MFE e garantir que está realizando autorizações. Disponibilizar o acesso à esta máquina através de um IP ou URL de comunicação, bem como o número de série do aparelho SAT/MFE que foi configurado.

Após, configurar no Client os seguintes campos:

  • ID: identificação de registro;
  • URL de Comunicação: Disponibilizar o acesso à esta máquina através de um IP ou URL de comunicação;

  • Número de Série: número de série do aparelho SAT/MFE que foi configurado;
  • Estabilização: tempo que o Client irá aguardar a comunicação com o SAT/MFE configurado;
  • Prioridade: prioridade do equipamento na fila de emissão. Havendo mais de um equipamento, caso falhe a comunicação com o prioritário, será direcionado para o próximo; 

  • Remover: opção para remover as configurações correspondente a linha selecionada.

Atenção

1- Deve ser do mesmo fornecedor/modelo o equipamento?

Somente 1 aparelho é configurado em 1 terminal com o Client 2.0 instalado. Os demais terminais serão configurados para comunicar-se com o SAT do primeiro terminal configurado através da URL.

2- Quando o Client decide utilizar cada uma das configurações?

Sempre que a opção FABRICANTE está como DESABILITADO o Client irá utilizar a funcionalidade de configuração através de URL, caso contrário, utilizará a configuração local da máquina.


Como estamos apresentando as configurações do SAT, ao realizar a ativação do SAT é habilitado a aba "Funções SAT".
Na tela abaixo é possível identificar as funções que esta tela apresenta e qual a funcionalidade de cada uma das opções, lembrando que esta funcionalidade é para os equipamentos SAT e MFE.

  • Consular: realiza um teste de comunicação com o equipamento SAT ou MFE;
  • Teste fim-a-fim: este processo realiza a emissão de um documento no ambiente de homologação da SEFAZ;

  • Consultar status: este procedimento retorna informações importantes do equipamento como IPs, últimos documentos emitidos, status do equipamento entre outros;

  • Gerar assinatura: esta opção é utilizada quando o emissor ainda não possui a assinatura SAT, o recomendado é realizar o procedimento via Portal Fiscal Flow;

  • Associar Assinatura: procedimento que realiza a vinculação do aparelho a assinatura cadastrada no Portal Fiscal Flow;

  • Atualizar SB: realiza o procedimento de atualização do software básico do equipamento;
  • Extrair LOG: irá retornar o LOG do equipamento SAT/MFE.


Além das "Funções SAT", ao configurar o "Tipo de Emissão" como CF-e SAT, também é habilitado a aba "Guarda CFe SAT", nesta tela vai listar documentos que estão pendentes de sincronização com o Fiscal Flow.


Na aba "Configurações" quando é selecionado NFC-e no Tipo Emissão, será habilitado a aba de "Contingência".
Nesta aba será apresentado os dados de operação do Client 2.0, se está on-line ou off-line, e o status da comunicação entre o Client 2.0 e o Fiscal Flow.

Na imagem abaixo é apresentado a tela.


Além disso, abaixo do status de operação e comunicação, é apresentado um grid com as informações das notas que foram emitidas em contingência e ainda não foram sincronizadas.
Nesta opção é possível realizar filtros de pesquisa por CNPJ, Nota e Série. Ao clicar na lupa irá trazer o documento conforme os filtros e se ele realmente existe.
Após o documento ser transmitido, ele não será mais listado nesta tela.

Caso haver necessidade de um PDV emitir de forma off-line por um período, basta acessar esta tela e na opção “Ativar modo off-line” e marcar como “Sim”.
A partir deste momento o Client para de se comunicar com o Fiscal Flow e as notas são emitidas em contingência off-line e ficam represadas.
Para que o PDV volte a emitir a NFC-e de forma on-line e as notas emitidas em contingência off-line são sincronizadas, torna-se necessário alterar a configuração “Ativar modo off-line” para “Não”.

Na aba "Histórico", são exibidas informações de log do histórico de comunicações, com possibilidade de filtro por período de datas.
A tela é utilizada para identificar possíveis problemas de comunicação.


A aba "Emissores", apresenta informações dos CNPJ do grupo econômico logado no Client e quais os módulos de emissão ativos para cada CNPJ, bem como a data e horário de vencimento do certificado digital.
Veja abaixo um exemplo:


A aba "Comunicações", lista a URL no qual o Client está se comunicando com o Fiscal Flow e o status das comunicações.
A tela é muito útil para avaliar possíveis problemas de comunicação com o Fiscal Flow.


A última aba “Sobre” informa os dados de Versão do Client.
Na imagem abaixo podemos verificar a informação da versão.

APIs de integração

Em vista da necessidade de integração do produto TecFiscal da Linx para com nossos clientes, dispomos de uma biblioteca das APIs via Postman, podendo ser acessado conforme link APIs integração Client Fiscal Flow.

Gerenciamento WEB

Para gerenciamento e gestão dos dados e emissões de documentos fiscais, a Linx disponibiliza a plataforma TecFiscal, oferecendo diversas ferramentas para consulta de documentos e monitoramento das emissões, permitindo a identificação de problemas ou uma simples consulta de um ou mais documentos transacionados no Fiscal Flow.

Além de consultar e gerir documentos, esta plataforma permite que o usuário realize a alteração de seus dados cadastrais de forma simples e rápida, sem causar nenhum impacto na operação do seu estabelecimento.

Nosso acervo de documentações referente a utilização desta ferramenta é robusto e constantemente atualizado, podendo ser acessado pelo link: documentação plataforma TecFiscal.

Contato

Nossa equipe TecFiscal presta suporte durante o horário comercial das 09:00hs às 18:00hs, de segunda a sexta, podendo ser acionado via e-mail [email protected]

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