Sumário



1 Conceito

O AutoSystem permitirá a partir da versão 3.3.1.92 a configuração do faturamento automático via um serviço, sendo possível ser feita sua configuração por cliente ou grupo de pessoas, e rodando de hora em hora.

2 Requisitos

Para o correto funcionamento dessa função é necessário: 

  • Possuir sistema AutoSystem instalado, com a versão mínima 3.3.1.92
  • Possuir faturamento automático instalado, atualizado e funcionando corretamente.


3 Configurações Gerais

Para que a execução do faturamento automático seja realizada com sucesso, é necessário realizar algumas configurações, que serão descritas abaixo.

3.1 Instalação do Faturamento Automático

Acessar o Gerenciador, na guia Serviços, no ícone Faturamento, com as opções a serem escolhidas.

Nesta tela temos os botões:

  • Parar Serviço: Para parar o serviço;
  • Atualizar Serviço: Para atualização do serviço;
  • Desinstalar Serviço: Para desinstalação do serviço;
  • Iniciar Serviço: Para inicialização do serviço;
  • Instalar Serviço: Para instalação do serviço;
  • Reiniciar Serviço: Para reinicialização do serviço.



3.2 Configuração Faturamento Automático por Cliente.

No Gerencial > Cadastros > Clientes, na guia "Política Comercial > Contas" acessar uma conta que possua notas a prazo configurada e cliente no ícone para Editar.



Na guia “Faturamento Automático”, selecionar a opção “Ativar faturamento automático” e as opções conforme a necessidade:



Na guia faturamento e sub-guias principal e opções, marcar os parâmetros conforme necessidade do cadastro:


Na guia de Faturamento - Opções é possível ainda selecionar o modo de documento para envio, conforme imagem:

  • Individual: ao habilitar, os documentos serão encaminhado separadamente;
  • Agrupado: ao habilitar, o sistema realizará o envio de detalhamento de fatura, boleto e nota fiscal em um único documento disponibilizado em formato PDF;
  • Selecionar formato de documento individual: Configuração Geral, TXT ou PDF.




3.3 Configuração Faturamento Automático por Grupo de Pessoas

No Gerencial > Cadastros > Grupo de Pessoas é necessário acessar a guia de vencimentos, clicar no ícone para editar e inserir uma conta de "Notas a Prazo".



Na guia “Faturamento Automático”, selecionar a opção “Ativar faturamento automático” e as opções conforme a necessidade:




Na guia faturamento e sub-guias principal e opções, marcar os parâmetros conforme necessidade do cadastro:



Na guia de Faturamento - Opções é possível ainda selecionar o modo de documento para envio, conforme imagem:

  • Individual: ao habilitar, os documentos serão encaminhado separadamente;
  • Agrupado: ao habilitar, o sistema realizará o envio de detalhamento de fatura, boleto e nota fiscal em um único documento disponibilizado em formato PDF;
  • Selecionar formato de documento individual: Configuração Geral, TXT ou PDF.



3.4 Configuração Envio de E-mail 

Na rotina Gerencial > Configurações > Parâmetros > Empresa > Guia "Configurações",  selecionar a opção "Enviar e-mail notificando faturamento automático", caso desejar receber o detalhamento do serviço que estará sendo executado.



Será necessário a escolha de um e-mail no qual seja de fácil acesso para recebimento de validações, estes serão descritos detalhadamente no tópico 3.6


Em Gerencial > Configurações > Gerais na guia Financeiro é possível selecionar as opções:

  • Perguntar se deve ser enviado o e-mail ao gerar gerar a fatura (que por padrão estará desmarcada, caso desejar esta opção, será necessário realizar a seleção);
  • Perguntar se deseja imprimir as etiquetas (mala direta) ao gerar a fatura;
  • Perguntar se deseja imprimir as duplicas ao gerar a fatura;
  • Formato para envio do detalhamento de fatura por e-mail (neste sendo possível escolher entre TXT ou PDF).



É possível também realizar a configuração para que o envio de e-mail de faturamento seja enviado em cópia oculta para o e-mail de origem, através do Gerencial > Configurações > Parâmetros > Empresa - guia Configurações, conforme imagem:



3.5 Monitoramento do Faturamento Automático pelo Serviço Windows.

No Gerenciador de Tarefas do Windows, na guia Serviços, localizar por "AutoSystem Faturamento" nessa tela é possível realizar os comandos de Parar, Iniciar e Reiniciar o faturamento automático, porém esse comando só estará disponível após a instalação do gerenciador.exe.




Para mais informações sobre a instalação do gerenciador.exe, entrar em contato com suporte técnico.

Informações

O sistema realiza a verificação de títulos para faturamento a cada 1 hora.


3.5 Validação Envio de E-mail

Realizando a inicialização do faturamento automático será gerado uma validação das contas vencidas, destes então serão feitos os faturamentos, este processo é encaminhado ao cliente por e-mail, com todas as informações solicitadas, além disso neste mesmo e-mail constará anexado um documento em formato PDF para melhor visualização.



Após finalizado, será enviado um e-mail para a empresa, informando o status do faturamento.



No e-mail, também será enviado as informações referentes a erros que impediram algum passo configurado do faturamento.



O e-mail citado para a empresa será este que foi configurado conforme instruções do tópico 3.4

4 Vídeo Explicativo

Confira abaixo um vídeo explicativo com as informações descritas acima:



  • Sem rótulos