O Linx ERP possui uma rotina de controle para produtos de produção, enquanto o Microvix é um sistema completo para lojas, redes e franquias, que contém todos os processos da frente de loja, estoque, compras e fiscal. Com o objetivo de fornecer a melhor usabilidade possível para nossos usuários e aproveitar as principais funcionalidades de cada sistema, realizamos a integração entre o Microvix e o Linx ERP. O principal benefício dessa integração é a total integração de Clientes, Fornecedores, Vendedores, Produtos e Estruturas Mercadológicas, Movimentações de Estoque, Vendas, Entradas, Inventários, Devoluções, Trocas, Regras Fiscais, Integração de Configuração Tributária, Sped Fiscal e Contabilidade.

Esta integração garante a troca de informações entre os dois sistemas, permitindo aos usuários manterem os sistemas sincronizados e atualizados. Além disso, alguns cadastros possuem integração com fluxo único, ou seja, apenas uma base emissora e uma base receptora, permitindo que a empresa tenha melhor controle de seus processos e obtenha resultados mais eficientes. Além disso, todas as informações e registros desses processos estarão armazenados em um único sistema, o que pode simplificar e agilizar o processo de análise e tomada de decisão.

A integração entre o Microvix e o Linx ERP é essencial para manter o cadastro de Clientes, Fornecedores, Vendedores e Contabilidade consistente entre os dois sistemas. O banco de dados de clientes do Microvix é sincronizado com o banco de dados do Linx ERP, mantendo todas as informações do cadastro de clientes consistentes entre os dois sistemas. O processo de sincronização é realizado de forma clara e objetiva, enviando as informações do Microvix diretamente para o Linx ERP. Isso permite que os usuários possam trabalhar com um único cadastro de clientes em ambos os sistemas, aumentando a produtividade e reduzindo o risco de erros.


A integração poderá ser utilizada em diversos cenários, tais como:

Cenário 01: O cliente utiliza o Microvix nas franquias e deseja consolidar as informações de vendas dos franqueados na retaguarda do Linx ERP.

Cenário 02: O cliente utiliza o Linx ERP na retaguarda e deseja substituir o ERP Franquias pelo Microvix em sua rede de franqueados.

Cenário 03: O cliente possui uma cadeia de varejo com CNPJ diferente do CNPJ da matriz. Nas lojas próprias, utiliza o Microvix  como PDV e para realizar as apurações fiscais e gerar os arquivos das obrigações fiscais utilizará o Linx ERP, assim como também controlará o financeiro e contábil através do Linx ERP.

Para contratar é necessário acionar o ECS da conta que atende o cliente e o processo será realizado por meio de um projeto.

 Quais parâmetros necessários para habilitar a funcionalidade?

  • Todas as Filiais e Lojas Próprias que receberão a integração precisam estar cadastradas no ERP Linx na tela 10135 - Filiais
  • As Franquias deverão ser marcadas como Indica Franquia no sistema no ERP Linx na tela 10135 - Filiais


  • Para que a loja seja incluída na integração (INTEGRACAO_MICROVIX), é necessário informar o parâmetro correspondente no ERP LINX, na tela 140055 - Parâmetros.


  • O cadastro de PRODUTOS, CORES, TAMANHO e CODIGO_BARRAS deverão existir no ERP Linx

  • Deverá ser cadastrado o TERMINAL 001 no ERP Linx na tela 3000685 - Cadastro de lojas Varejo

LOJA PRÓPRIAS - (MICROVIX x LINX ERP)

Com a integração entre os produtos Microvix e Linx ERP, as lojas próprias da rede poderão utilizar o Microvix como PDV (POS ou Venda Fácil) beneficiando-se das funcionalidades de relatórios e visões que o Microvix oferece em relação ao faturamento.

A gestão fiscal, financeira e contábil será realizada exclusivamente no Linx ERP. Para isso, é necessário que algumas informações sejam enviadas do Microvix para o Linx ERP, sendo elas:

Cadastro de Cliente

O cadastro de clientes deverá ser realizado no Microvix e será integrado para o Linx ERP. O CPF ou CNPJ do cliente é a chave de ligação entre os dois sistemas, garantindo que o cadastro seja único e consistente em ambos.

Cadastro de Fornecedor

A loja própria poderá realizar o cadastro de fornecedor no Microvix e o mesmo será integrado para o Linx ERP

Cadastro de Vendedor

O cadastro de vendedor deverá ser realizado no Microvix e será integrado para o Linx ERP

Pedido de Compra

Os Pedidos de Compra serão disponibilizados para integração apenas quando estiverem aprovados no Microvix, sem possibilidade de alterações via integração. Em caso de necessidade de alteração, o processo deverá ser realizado manualmente por meio do Linx ERP. Ao buscar o Pedido de Compra no Microvix, será verificado o fornecedor correspondente. Se o fornecedor for uma filial, o Pedido será inserido como Pedido de Venda em nome da FORNECEDOR/FILIAL do ERP. Os Pedidos de Compra que forem integrados como Pedido de Venda serão recebidos pela estrutura VENDAS_LOTE (Linx WEB) e deverão ser aprovados e integrados pelo usuário do ERP.

Pedido de compra para fornecedores terceiros, integra como pedido de compra no Linx ERP.

Movimentação de Estoque (Notas Fiscais) - Vendas/Entrada/Inventário/Devoluções/Trocas

Todas as movimentações de estoque dos produtos realizadas no Microvix serão enviadas para o Linx ERP. As notas fiscais próprias só serão integradas ao Linx ERP em lojas próprias. Caso haja exclusão de movimentos no Microvix, as notas fiscais correspondentes serão apagadas no Linx ERP. As notas fiscais de entrada (compras) só serão integradas ao Linx ERP em lojas próprias.

Ao integrar notas fiscais, caso não exista uma série cadastrada no Linx ERP, será realizada a criação de uma nova série.

  • Para as séries com modelo 55, será adicionado o prefixo "M"
  • Para as séries com modelo 65, será adicionado o prefixo "MC"
  • Para as séries com modelo 57, será adicionado o prefixo "MS"
  • Para as séries com modelo 02, será adicionado o prefixo "MD"

LOJA PRÓPRIAS - (LINX ERP x MICROVIX)

Com a integração entre os produtos Linx ERP e Microvix, as lojas próprias da rede poderão utilizar o Microvix como PDV (POS ou Venda Fácil) beneficiando-se das funcionalidades de relatórios e visões que o Microvix oferece em relação ao faturamento.

Além disso, a gestão fiscal, financeira e contábil será integralmente realizada no LINX ERP.

Produtos e Estrutura Mercadológicas

Para que todos os produtos sejam integrados, é necessário que seus códigos de barras estejam cadastrados no Linx ERP. Cada cor e tamanho do produto deve possuir um código de barras distinto, não sendo possível reaproveitar o mesmo código para diferentes variações do mesmo produto.  

Além disso, os produtos só serão integrados caso o campo Envia Loja Varejo esteja habilitado em Aba Produto > Aba Complementos > Flag Envia Loja Varejo e o Status Atual esteja selecionado com a opção Liberado em Aba Produto > Aba Complementos > Status Atual.

Para integrar os produtos no Microvix será integrado também as estruturas mercadológicas dos mesmos, considerando o seguinte De/Para: 

LinxMicrovix
ColeçãoColeção
Sub categoriaEspessura
LinhaClassificação 
GrupoSetor
Sub GrupoLinha
GriffeMarca

Os produtos serão integrados para o Microvix com as seguintes configurações:

  • A alíquota do IPI será a mesma que estiver vinculada ao NCM no Linx ERP. No entanto, se houver uma regra de exceção fiscal cadastrada e vinculada ao produto com alíquota de IPI, essa mesma regra de exceção será enviada.
  • O preço de venda do produto seguirá o valor indicado na tabela de preço 01 do Linx ERP (sendo possível parametrizar o código da tabela de preço).
  • O custo do produto seguirá o valor indicado na tabela 02 do Linx ERP (sendo possível parametrizar o código da tabela de custo).
  • Se não houver tabelas de preço ou custo configuradas no Linx ERP, os produtos serão integrados com o preço de R$ 0,01.
  • O preço de custo e de venda podem variar por cores.

Cadastro de Fornecedor

Se o fornecedor for uma empresa, ele será cadastrado no Microvix como Cliente/Fornecedor/Transportador. Caso o fornecedor seja cadastrado no Linx ERP, suas informações serão integradas ao Microvix.

Plano de pagamento de Compra

Os planos de compras do Linx ERP serão integrados ao Microvix como forma de pagamento Crediário (4).

Regras Fiscais/Configuração Tributaria/Natureza de Operação

As regras fiscais das lojas próprias serão totalmente configuradas no Linx ERP e integradas ao Microvix. Para saber mais sobre o cadastro de regras fiscais no Linx ERP, clique aqui: https://share.linx.com.br/x/SD_qFw

É importante ressaltar que no Microvix não será possível editar ou excluir uma regra fiscal ou configuração tributária que tenha sido integrada a partir do Linx ERP. Porém se for inativada/excluída a configuração tributaria ou exceção de imposto no Linx ERP será inativada/excluída no Microvix.



FRANQUIAS - (MICROVIX x LINX ERP)

Dados de Faturamento (Vendas) e Estoque

O envio de vendas e estoque permitirá que a franqueadora (dona da marca) acompanhe os valores de faturamento e estoque de suas franquias, para isso:

  • As vendas e devoluções das franquias serão enviadas para o Linx ERP apenas os tickets, permitindo que o franqueador possa consultar os valores de faturamento de cada franquia.
  • Todas as movimentações de estoque também serão enviadas para o Linx ERP, permitindo que a franqueadora consulte a quantidade em estoque dos produtos de cada franquia.

Pedidos de Compra

Os Pedidos de Compra serão disponibilizados para integração apenas quando estiverem aprovados no Microvix, sem possibilidade de alterações via integração. Em caso de necessidade de alteração, o processo deverá ser realizado manualmente por meio do Linx ERP. Ao buscar o Pedido de Compra no Microvix, será verificado o fornecedor correspondente. Se o fornecedor for uma filial, o Pedido será inserido como Pedido de Venda em nome da FORNECEDOR/FILIAL do ERP. Os Pedidos de Compra que forem integrados como Pedido de Venda serão recebidos pela estrutura VENDAS_LOTE (Linx WEB) e deverão ser aprovados e integrados pelo usuário do ERP.

FRANQUIAS - (LINX ERP x MICROVIX)

Produtos e Estrutura Mercadológicas

As franquias não possuem integração de tabelas de preço de custo, portanto, os produtos serão integrados com preços de custo iguais a 0,01. Por outro lado, o preço de venda será integrado, já que vem com o preço definido pelo Linx ERP, podendo variar a grade de acordo com as cores.

As regras para a estrutura mercadológica de lojas próprias também se aplicam às franquias.

Cadastro de Fornecedor 

Se um fornecedor for cadastrado apenas na franquia, ele não será integrado para a franqueadora.


  • Sem rótulos