Sumário

1 Conceito

O Linx Postos POS permitirá a realização de vendas de produtos e combustíveis com rapidez e praticidade. Com um teclado virtual que também pode ser utilizado com touchscreen nos dispositivos que possuam essa tecnologia, possui diversas teclas de atalho para realizar as funcionalidades mais frequentemente utilizadas no dia a dia, como: cancelamento da última venda, sangria de dinheiro, suprimento de caixa, recarga de celulares e fechamento de caixa.

Além disso, o Linx Postos POS permitirá a visualização de relatórios financeiros e a realização de sangrias de documentos. Será possível visualizar também os relatórios de abastecimentos, relatórios de encerrantes, posição de tanques, realizar aferição de bicos de combustíveis e medição de tanques de combustíveis. Quanto às vendas, é possível visualizar relatórios financeiros ou de estoque assim como emitir notas fiscais para vendas realizadas previamente. Todas as funcionalidades poderão ser realizadas em poucos passos, otimizando a rotina diária do caixa.


2 Requisitos

Para que seja possível instalar e configurar o Linx Postos POS será necessário ter uma conexão ativa com a internet, acesso ao FTP da Linx para efetuar o download do instalador e cadastrar na retaguarda as estações que utilizarão o Linx Postos POS.


2.1 Equipamentos Homologados


Para saber sobre os Equipamentos Homologados, acesse a página principal do Linx Postos POS ou clique aqui.


3 Instalação

Para instalar o Linx Postos POS siga o passo a passo clicando aqui

3.1 Chave de Licença

Para poder utilizar o Linx Postos POS, será necessário obter uma chave de licença. Para obtê-la, bastará abrir o atalho Linx Postos POS na área de trabalho ou o arquivo pdv na pasta padrão de instalação do sistema. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Informar os campos CNPJ do posto, Senha, Nome da estação e clicar no botão Realizar Solicitação. A licença será baixada na estação e será exibida uma mensagem conforme a imagem a seguir:



4 Configurações

Para que seja possível utilizar o Linx Postos POS, será necessário realizar algumas configurações que serão detalhadas nos capítulos seguintes.


4.1 Configurações Linx Postos POS

Para realizar as configurações do Linx Postos POS será necessário efetuar login no sistema. Digite o usuário e senha do PDV e clique em Entrar.



Ao selecionar o botão da marca Linx no canto superior esquerdo da tela será exibido o seguinte menu de opções: 



Clicar no botão Configurações para que seja exibida a janela onde as configurações do Linx Postos POS podem ser realizadas. As configurações estão agrupadas por categorias para maior facilidade de utilização. Após uma categoria ter sido selecionada, a visualização desta janela será modificada. 

Clicar no botão Configurações para que seja exibida a janela onde as configurações do Linx Postos POS podem ser realizadas. As configurações estão agrupadas por categorias para maior facilidade de utilização. Após uma categoria ter sido selecionada, a visualização desta janela será modificada. 



A categoria selecionada e suas guias permanecerão em exibição à direita e o restante das categorias, em lista, à esquerda, conforme a imagem a seguir:



Nesta janela será possível navegar entre as categorias utilizando os botões 

Importante

As configurações apresentadas nos capítulos a seguir podem ser realizadas individualmente e fora da ordem em que serão apresentadas, conforme a necessidade. Algumas dessas configurações podem não ser necessárias para alguns estabelecimentos.


Muitas das informações necessárias para realizar configurações de dispositivos podem ser encontradas nos próprios dispositivos ou, então, no site de seus fabricantes.
Para facilitar sua visualização e compreensão, a janela de configurações será apresentada uma guia por vez, por capítulo.

É Importante destacar que a cada alteração, é necessário clicar no botão Salvar individualmente. E para entrar em vigência, é necessário reinicializar o aplicativo (fechar e abrir novamente).


4.1.1 Impressora Fiscal

Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para que a impressora fiscal realize corretamente todas as suas funções, além de possibilitar configurar a abertura da gaveta e gerenciar as formas de pagamento associadas à ECF. A guia Impressora Fiscal será subdividida em capítulos para maior clareza, que serão: Configurações Impressora Fiscal, Opções, Recarga de Celular e Formas de Pagamento. Esses capítulos serão apresentados individualmente a seguir. 


4.1.1.1 Configurações Impressora Fiscal

Esta guia permitirá definir a marca e o modelo da impressora fiscal a ser utilizada, além de permitir definir sua porta de comunicação e seu número de série. Estes campos são de preenchimento obrigatório para o correto funcionamento da impressora fiscal. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui os campos:

  • Marca: selecionar a marca da impressora a ser utilizada na lista de opções;
  • Modelo: selecionar o modelo da impressora a ser utilizada na lista de opções que será exibida de acordo com a marca selecionada no campo anterior;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada para a impressora fiscal;
  • Número de série: informar manualmente o número de série da impressora fiscal que será utilizada ou utilizar o botão Buscar número de série para que o sistema se comunique com a impressora fiscal e preencha este campo automaticamente.

Esta guia possui os botões:

  • Testar Comunicação: permitirá que o sistema faça um teste de comunicação com a impressora fiscal utilizando os dados inseridos e informe se a comunicação foi bem sucedida ou se há problemas de comunicação;
  • Buscar número de série: permitirá que o sistema se comunique com a impressora fiscal, obtenha seu número de série e preencha o campo Número de série automaticamente.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.1.2 Opções 

Esta guia permitirá selecionar opções extras para as configurações da impressora fiscal e seu preenchimento será opcional. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:


A guia possui a opção:

  • Desativar buffer para impressão dos comprovantes: permitirá que o sistema desative o envio de dados em grande quantidade para a ECF (buffer padrão), diminuindo a chance de erros durante a impressão dos comprovantes, mas poderá causar lentidão na impressão;

Após selecionar as opções desejadas, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.1.3 Recarga de Celular

Esta guia permitirá informar o índice totalizador não fiscal que será utilizado para a emissão do comprovante de recarga de celular e seu preenchimento será obrigatório para realizar a emissão deste tipo de comprovante. Totalizadores não fiscais são cadastrados na ECF através de intervenção técnica e podem ser listados através de uma Leitura X. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:


A guia possui o campo:

  • Índice de totalizador não fiscal: informar o índice do totalizador não fiscal que será utilizado na ECF para a recarga de celular.

Após preencher o campo, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.1.4 Formas de Pagamento

Esta guia permitirá associar as formas de pagamento cadastradas no sistema com as formas de pagamento cadastradas na ECF. Essas associações são obrigatórias para o correto funcionamento das formas de pagamento. As formas de pagamento são cadastradas na ECF através de intervenção técnica e podem ser listadas através de uma Leitura X. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui a opção:

  • Associar manualmente as formas de pagamento da ECF: permitirá associar manualmente as formas de pagamento do sistema com as formas de pagamento cadastradas na ECF.

A guia possui o botão:

  • Preencher a lista de formas de pagamento: exibirá todas as formas de pagamento cadastradas no sistema.

A guia possui os campos:

  • Motivo de movimentação: exibirá o nome da forma de pagamento conforme cadastrada no sistema;
  • Forma de pagamento na ECF: exibirá o nome da forma de pagamento conforme cadastrada na ECF;
  • Índice da forma de pagamento: exibirá o índice do cadastro da forma de pagamento na ECF após as formas de pagamento terem sido vinculadas.

Para efetuar as associações entre as formas de pagamento do sistema e da ECF, bastará clicar na opção Associar manualmente as formas de pagamento da ECF e no botão Preencher a lista de formas de pagamento. Após isso, clicar no campo Forma de pagamento na ECF onde estará escrito Sem forma pgto. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Ao clicar na forma de pagamento adequada ela será associada à forma de pagamento cadastrada no sistema. Este passo deve ser realizado para todas as formas de pagamento. 

Após realizar as associações, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.2 Caixa

Esta guia permitirá realizar configurações específicas do caixa, selecionar o modo de fechamento de turno, configurar a forma de salvar medições de tanque e associar formas de pagamento aos botões de atalho presentes no teclado virtual da tela principal do caixa. A guia Caixa será subdividida em capítulos para maior clareza, que serão: Configurações de Caixa, Fechamento de turno, Salvar medições de tanque, Gaveta e Formas de pagamento dos botões. Esses capítulos serão apresentados individualmente a seguir. 

A guia possui o botão:
Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.


4.1.2.1 Configurações de Caixa

Esta guia será exibida conforme a imagem a seguir:


Nenhuma das opções desta guia é obrigatória para o funcionamento correto do caixa, mas a opção Estabelecimento participante da promoção Cielo-Premia deverá ser habilitada caso o estabelecimento participe dessa promoção.

A guia possui as opções:

  • Emitir Redução Z automaticamente na abertura do turno: permitirá que seja emitida automaticamente a Redução Z sempre que o primeiro turno do dia for aberto;
  • Exibir na tela de procura apenas produtos sem código de barras: permitirá que os produtos com códigos de barras sejam eliminados da tela de procura;
  • Identificar o operador nas observações do documento fiscal: permitirá que o operador seja identificado ou não na impressão do comprovante de venda (documento fiscal);
  • Obrigar emissão de NF se o ECF estiver desativado: permitirá que o sistema torne obrigatório emitir NF quando a ECF estiver desativada;
  • Agrupar movimentação do caixa por usuário: permitirá que as movimentações do caixa sejam agrupadas e visualizadas por usuário.
  • Emitir Redução Z automaticamente no fechamento do último turno: permitirá que seja emitida automaticamente a Redução Z sempre que o último turno for fechado;
  • Identificar o consumidor na abertura da venda: permitirá que seja obrigatório informar um consumidor no momento da abertura da venda para prosseguir;
  • Estabelecimento participante da promoção Cielo-Premia: esta opção somente deverá ser habilitada caso o estabelecimento seja participante desta promoção;
  • Ativar modo TouchScreen (ocultar mouse): permitirá utilizar o PDV através do modo touchscreen.

Após selecionar as opções desejadas, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.2.2 Tela de mensagem de troco


Esta guia permitirá controlar o tempo que a tela de mensagem de troco será exibida no momento da venda. A guia de configuração é exibida conforme imagem abaixo:



A guia possui o campo Tempo de timeout da tela de mensagem de troco em segundos, que seguirá o padrão de configurações à seguir: 

  • Campo em branco ou com valor 0: Quando o campo estiver em branco, ao clicar fora dele, irá ser preenchido com o valor 0 automaticamente, na tela de venda ao informar um valor maior que o total da venda e selecionar a opção de pagamento Dinheiro, o PDV irá exibir a tela de troco com o valor a ser devolvido e permanecerá nesta tela até que o operador feche a mensagem.

  • Campo com valor maior que 0: Quando o campo estiver preenchido com um valor maior que 0, como o exemplo da imagem acima, na tela de venda ao informar um valor maior que o total da venda e selecionar a opção de pagamento Dinheiro, o PDV irá exibir a tela de troco com o valor a ser devolvido por 10 segundos e na sequencia fechará automaticamente. 

Após informar o valor desejado, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


Tela de mensagem de troco apresentada no momento da venda



4.1.2.3 Fechamento de turno


Esta guia permitirá selecionar um dos dois modos disponíveis de fechamento de turno. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:


A guia possui as opções:

  • Modo simples: exigirá que seja informado apenas o troco final para que seja possível fechar o caixa;
  • Modo avançado: exigirá que sejam informados o valor atual no caixa e o troco final para que seja possível fechar o caixa.
  • Realizar fechamento com abastecimentos pendentes: ao selecionar esta opção, será possibilitado que o turno seja fechado mesmo em caso de haver abastecimentos pendentes.

Após selecionar a opção desejada, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.2.4 Salvar medições de tanque

Esta guia permitirá definir se as medições de tanque serão ou não serão salvas e, no caso de serem salvas, em que momento serão. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:


A guia possui as opções:

  • Não salvar medições automaticamente: permitirá definir que as medições de tanque não sejam salvas automaticamente, devendo ser salvas manualmente;
  • No fechamento de cada turno: permitirá definir que as medições de tanque sejam salvas automaticamente no momento do fechamento de cada turno;
  • No fechamento do último turno do dia: permitirá definir que as medições de tanque sejam salvas automaticamente no momento do fechamento do último turno do dia.

Após selecionar a opção desejada, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.2.5 Gaveta

Esta guia permitirá configurar a gaveta do caixa e a seleção de uma das opções será obrigatória. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:


A guia possui as opções:

  • Não abrir a gaveta: permitirá definir que a gaveta do caixa não abra automaticamente;
  • Abrir gaveta no início do fechamento da venda: permitirá definir que a gaveta do caixa abra automaticamente no início do fechamento da venda;
  • Abrir gaveta no fechamento da venda: permitirá definir que a gaveta do caixa abra automaticamente no fechamento da venda.

Após selecionar uma das opções, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


 4.1.2.6 Configuração para impressoras

Na guia Configuração para impressoras será possível selecionar as opções de configurações de corte e status do papel na impressora ECF:


  • Envia comando de corte (guilhotina) a cada fechamento do caixa: permitirá que o sistema envie um comando de corte de papel para a ECF toda vez que o caixa for fechado;
  • Exibir mensagem de pouco papel na ECF: permitirá que o sistema exiba uma mensagem de notificação sempre que a ECF estiver com pouco papel na bobina.


4.1.2.7 Configuração para Taxa de Serviço

Na guia Configurações para Taxa de Serviço será possível realizar a configuração da taxa de serviço fixa.

O PDV apresentará a opção de inserir uma taxa de serviços configurável, com base no produto inserido no cupom. Podendo ser fixa (através da configuração abaixo) ou inserida e/ou editada via botão ou tecla F12.




4.1.2.8 Botões de formas de pagamento 

Esta guia permitirá associar formas de pagamento aos botões de atalho presentes no teclado virtual da janela Caixa, selecionando a ordem de apresentação dos botões de forma de pagamento. Essas associações podem ser alteradas quantas vezes forem necessárias e são opcionais. 



Após definir os botões, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.3 Leitor RFID

Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para que os leitores RFID da automação de bombas de combustíveis funcionem corretamente e se comuniquem adequadamente com o sistema. Essas configurações somente serão obrigatórias nos estabelecimentos que utilizem cartões RFID. A guia Leitor RFID será subdividida em capítulos para maior clareza, que serão: Configurações do Leitor RFID, Modo de conexão e Cartão RFID. Esses capítulos serão apresentados individualmente a seguir. 

A guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.


4.1.3.1 Configurações do Leitor RFID

Esta guia permitirá definir o modelo do leitor RFID a ser utilizado, a porta de comunicação e o tipo de cartão. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:


A guia possui os campos:

  • Modelo: selecionar o modelo do leitor RFID a ser utilizado na lista de opções;
  • ID Console: este campo será de preenchimento obrigatório apenas nos casos de múltiplas automações. Nesses casos, informar o identificador único. Não havendo múltiplas automações deverá ser deixado em branco;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada para o leitor RFID;
  • Tipo Cartão: selecionar o tipo de cartão na lista de opções.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.3.2 Modo de conexão

Esta guia permitirá definir o modo de conexão do leitor RFID. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui as opções:

  • Stand-alone - Independente da automação de bombas: permitirá definir que o modo de conexão do leitor RFID seja independente da automação de bombas de combustíveis;
  • Integrado com a automação de bombas: permitirá definir que o modo de conexão do leitor RFID seja integrado com a automação de bombas de combustíveis.

Após selecionar uma das opções, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.3.3 Cartão RFID 

Esta guia permitirá realizar configurações adicionais para o leitor RFID e será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui as opções:

  • Sincronizar automaticamente os cartões RFID: permitirá que o sistema sincronize automaticamente os cartões RFID;
  • Atualizar os cartões RFID ao iniciar o Concentrador: permitirá que os cartões RFID sejam atualizados no momento em que o Concentrador for iniciado.

A guia possui o campo:

  • Limitar a execução de comandos RFID: permitirá definir um limite de comandos RFID a serem executados.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.4 Banco de Dados Abastecimento

Esta guia permitirá realizar as configurações para a utilização de um banco de dados para os abastecimentos e o seu preenchimento só será obrigatório no caso de se desejar criar o banco de dados. Caso esta guia não seja preenchida o sistema identifica que o banco de dados será local. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui os campos:

  • Endereço: informar o endereço IP ou a URL do servidor do banco de dados;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada para o servidor;
  • Banco de dados: informar o nome do banco de dados que será utilizado;
  • Usuário: informar o nome do usuário que será utilizado para realizar a conexão com o banco de dados;
  • Senha: informar a senha que será utilizada juntamente com o usuário informado no campo Usuário para realizar a conexão com o banco de dados;
  • Confirmação da senha: informar exatamente a mesma senha informada no campo Senha para que seja feita a confirmação.

A guia possui os botões:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações;
  • Testar Comunicação: permitirá que o sistema faça um teste de comunicação com o servidor informado utilizando os dados inseridos e informe se a comunicação foi bem sucedida ou se há problemas de comunicação.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.5 Banco de Dados Pré-Venda

Esta guia permitirá realizar as configurações para a utilização de um banco de dados para a pré-venda e o seu preenchimento só será obrigatório no caso de se desejar criar o banco de dados. Caso esta guia não seja preenchida o sistema identifica que o banco de dados será local. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui os campos:

  • Endereço: informar o endereço IP ou a URL do servidor do banco de dados;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada para o servidor;
  • Banco de dados: informar o nome do banco de dados que será utilizado;
  • Usuário: informar o nome do usuário que será utilizado para realizar a conexão com o banco de dados;
  • Senha: informar a senha que será utilizada juntamente com o usuário informado no campo Usuário;
  • Confirmação da senha: informar exatamente a mesma senha informada no campo Senha para que seja feita a confirmação.

A guia possui os botões:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.
  • Testar Comunicação: permitirá que o sistema faça um teste de comunicação com o servidor informado utilizando os dados inseridos e informe se a comunicação foi bem sucedida ou se há problemas de comunicação.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.6 Automação de Bombas

Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para que as bombas de combustíveis funcionem corretamente e se comuniquem adequadamente com o sistema. O preenchimento desta guia será obrigatório para o funcionamento da automação de bombas. A guia Automação de Bombas será subdividida em capítulos para maior clareza, que serão: Configurações da Automação de Bombas, Alterar endereço lógico de bombas e Opções. Esses capítulos serão apresentados individualmente a seguir. 

A guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.6.1 Configurações da automação de bombas

Esta guia permitirá realizar a configuração básica da automação de bombas e somente após esta configuração ser realizada será possível visualizar a aba Abastecimentos na janela Caixa Livre. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui os campos:

  • Modelo: selecionar o modelo da bomba de combustíveis a ser utilizada na lista de opções;
  • ID Console: este campo será de preenchimento obrigatório apenas nos casos de múltiplas automações. Nesses casos, informar o identificador único. Não havendo múltiplas automações deverá ser deixado em branco;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada para a automação de bombas de combustíveis.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.6.2 Alterar endereço lógico de bombas

Esta guia permitirá visualizar bicos de combustíveis, visualizar informações como número do bico, combustível disponível em cada bico e visualizar ou definir o código hexadecimal de cada bico de combustíveis. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui os campos:

  • Bico: exibirá individualmente os números dos bicos de combustíveis;
  • Produto: exibirá qual combustível o bico de combustíveis em questão fornece;
  • Código Hexa: informar o código hexadecimal referente ao bico de combustíveis em questão, ou exibirá o código hexadecimal informado anteriormente. Também permitirá editar o código hexadecimal para correção ou alteração.
  • Casa do milhão: utilizado para o controle de encerrantes. Quando a quantidade de encerrantes ultrapassa um milhão, deve-se acrescentar o número 1 no campo casa do milhão. Da mesma forma, caso ultrapasse dois milhões deve-se acrescentar o número 2 no campo casa do milhão e assim sucessivamente. 

A guia possui os botões:

  • Primeira página: permitirá retornar à primeira página de exibição de bicos de combustíveis;
  • Anterior: permitirá retornar à janela anterior de exibição de bicos de combustíveis;
  • Próximo: permitirá ir para a próxima janela de exibição de bicos de combustíveis;
  • Última página: permitirá ir para a última página de exibição de bicos de combustíveis.

Para informar ou editar um código hexadecimal para um bico de combustíveis, bastará clicar no campo Código Hexa. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Inserir o código hexadecimal referente ao bico de combustíveis no campo Endereço Lógico, no campo Casa do milhão informar o número correspondente (caso haja) e clicar no botão Confirmar

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

Ao finalizar a configuração, é possível abrir o aplicativo Concentrador para iniciar a comunicação entre o equipamento.

Ainda na tela de Configurações da Automação de Bombas será possível selecionar opções extras para as configurações. O preenchimento não é obrigatório e as opções serão exibidas conforme a imagem a seguir:



A guia possui as opções:

  • Desativar verificação de comunicação do módulo Caixa com concentrador: permitirá desabilitar a verificação automática do sistema da comunicação entre o módulo Caixa e o concentrador;
  • Desativar verificação do encerrante a cada abastecimento: permitirá que não seja mais feita verificação de encerrante a cada abastecimento;
  • Recalcular litragem quando houver diferença de valores do abastecimento: permitirá que o sistema recalcule a litragem nos casos em que houver diferença de valores no abastecimento;
  • Verificar litragem x tempo de cada abastecimento: permitirá que o sistema verifique a relação litragem/tempo para identificação de incoerências;
  • Verificar se a hora do abastecimento é menor que a do último: permitirá que o sistema confira se a hora do abastecimento atual é anterior ao último abastecimento realizado.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.6.3 Configuração TCU - Comanda de Abastecimento

Ainda dentro de Configurações da Automação de Bombas, será possível configurar também o equipamento TCU da Companytec para leitura de cartões Identfid. 


Para que o equipamento comunique corretamente com o PDV deverá ser configurado os seguintes campos:

  • Modelo: procurar pelo modelo homologado do equipamento, neste caso o modelo é COMPANYTEC - TCU01;
  • Porta: informar a porta de comunicação com o equipamento;
  • Velocidade da porta: informar a velocidade da porta de comunicação, no exemplo acima foi configurada com 9600.

O TCU faz parte de uma lista de equipamentos homologados, para acessa-la clique aqui.

A partir do momento que o equipamento estiver configurado, será apresentado na barra de status se está comunicando ou não com o PDV. 


Quando o equipamento não estiver comunicando com o PDV a mensagem abaixo será exibida ao iniciar o PDV.

  • Caso o PDV esteja aberto e ocorra perda de comunicação com o TCU, o restabelecimento será automático.
  • Quando ao abrir o PDV e a mensagem acima for exibida, a comunicação não retornará automaticamente, sendo necessário a checagem do equipamento e portas de comunicação. 

Na pasta do PDV em C:\LinxPostos\log, ficará disponível também opara informações de leitura dos cartões e comunicação com o PDV. 



Para cadastro dos cartões Identfid cliente na automação e solicitação de drivers de comunicação com o sistema operacional, deve ser contatado o fornecedor/fabricante.

4.1.7 Servidor de E-mail

Esta guia permitirá realizar as configurações para a utilização de um servidor de e-mail e para envio de e-mails e seu preenchimento não será obrigatório, porém não será possível utilizar esta funcionalidade sem preencher estes campos. 


Para o correto funcionamento dessa funcionalidade é necessário que o e-mail possua liberação de acesso de aplicação externa. Essa liberação é realizada diretamente nas configurações de conta do e-mail.


A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui os campos:

  • Endereço: informar o endereço IP ou a URL do servidor de e-mail;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada para o servidor de e-mail;
  • Usuário: informar o nome do usuário que será utilizado para realizar a conexão com o servidor de e-mail;
  • Senha: informar a senha que será utilizada juntamente com o usuário informado no campo Usuário;
  • Confirmação da senha: informar exatamente a mesma senha informada no campo Senha para que seja feita a confirmação.

A guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


SMTP do Gmail



Por precaução, os serviços de e-mail estão sempre em constante evolução, proporcionando mais segurança aos usuários. Por este motivo, frequentemente é solicitada a realização de configurações e permissões garantindo que a plataforma de e-mail, consiga receber dados de outros sites.

Configuração de SMTP do Gmail

Recentemente o Google atualizou as diretrizes de segurança no seu provedor de e-mail Gmail, anunciando que a funcionalidade "Apps menos seguros" irá parar de funcionar em 30 de maio de 2022. O anuncio pode ser acessado clicando aqui.


Sendo assim, para realizar a configuração do SMTP do Gmail no Linx Postos POS, o estabelecimento deverá utilizar a funcionalidade "Senha App" do Gmail, seguindo os passos abaixo:

  1. Para poder utilizar e configurar a funcionalidade "Senha App" no Gmail é necessário estar configurado a funcionalidade "verificação em duas etapas", conforme está descrito no manual: "Fazer login com senhas de app" do próprio Google. - Para saber como ativar a função "verificação em duas etapas" acesse clicando aqui.

    IMPORTANTE!

    Se a funcionalidade "verificação em duas etapas" não estiver configurada e ativa, o passo 2 em diante não funcionará.

    Ao tentar acessar a página funcionalidade senha "Senha App" mostrará a seguinte mensagem: "A configuração que você está procurando não está disponível para sua conta".

    Esta configuração deve ser realizada anteriormente, conforme está descrito no manual da funcionalidade "Senha App", que pode ser acessado clicando aqui.

  2. Acesse o link myaccount.google.com que irá redirecionar para a página da funcionalidade "Senha App" do Gmail.

  3. Quando abrir a página do passo anterior, no campo "Selecionar app"  escolha a opção "Outro" e em seguida, digite uma identificação, por exemplo: "Linx Postos Pos",  e clique no botão GERAR. O sistema irá abrir uma tela chamada "Senha de app gerada",  esta tela conterá uma senha de com 16 caracteres que foi gerada automaticamente. copie a senha gerada e clique no botão: CONCLUÍDO.



  4. Acessar o menu: " Configurações> Servidor de E-mail e preencher os campos obrigatórios, no campo: "Senha", colocar EXATAMENTE a mesma senha gerada, de 16 caracteres, do passo anterior e repetir a senha no campo "Confirmação de Senha".

  5. Clique no botão Salvar Configurações

          Algo deu errado?

    1. Verifique se os dados preenchidos estão corretos.
    2. Verifique se o Gmail está configurado corretamente.
    3. Verifique se no Gmail apareceu um e-mail informando que houve uma tentativa de acesso. Caso sim, informe que foi você e que deve passar a aceitar este acesso. 



4.1.8 Balança

Esta guia permitirá realizar a configuração da balança que será utilizada no estabelecimento e seu preenchimento só será obrigatório no caso de utilização de uma. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui os campos:

  • Modelo: selecionar o modelo da balança a ser utilizada na lista de opções;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada pela balança;
  • Velocidade da porta: selecionar a velocidade da porta de comunicação na lista de opções;
  • Diretório exportação: informar o diretório que será utilizado para a exportação de cadastro dos produtos.

A guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.1.9 Biometria

Esta guia permitirá realizar a configuração para utilização de leitor biométrico e seu preenchimento será obrigatório apenas no caso de utilização deste equipamento. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui as opções:

  • Ativar integração com leitor biométrico nesta estação: permitirá ativar ou desativar a integração com leitor biométrico na estação. Esta opção deve estar ativada para que as opções seguintes possam ser alteradas;
  • Identificar cliente pela impressão digital na abertura da venda: permitirá que a identificação do cliente seja feita via biometria na abertura da venda, eliminando a necessidade de digitar seu nome ou procurar no cadastro de clientes;
  • Ativar autenticação de usuário por biometria: permitirá que usuários do sistema façam autenticação através de biometria, eliminando a necessidade de digitar usuário e senha para a utilização do sistema;
  • Ativar identificação de vendedor por biometria: permitirá que vendedores sejam identificados através de biometria, eliminando a necessidade de digitar informações cadastrais;
  • Ativar relógio ponto biométrico: permitirá que o ponto seja registrado através de biometria.

A guia possui o botão:

Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.
Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.10 Integração de Pré-venda

Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para a utilização dos módulos Inforlub e CheckApp e seu preenchimento só será obrigatório no caso de utilização destes módulos. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui o campo:

  • Diretório da Integração: informar o diretório de instalação dos módulos Inforlub ou CheckApp.

A guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações feitas nas configurações.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.11 TEF

O aplicativo de DTEF deverá estar instalado na máquina para a função TEF no PDV funcionar corretamente.


Esta guia permitirá habilitar ou desabilitar os módulos TEF ativos e será exibida conforme a imagem a seguir:



Esta guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.

Após selecionar as opções desejadas, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

Ao finalizar esta configuração, pode ser aberto o aplicativo 'prevenda.exe' para realizar a integração com a troca de óleo. Os itens serão carregados na aba de pré-venda do PDV.


4.1.12 Documentos Fiscais

Esta guia permitirá configurar os documentos fiscais que serão emitidos pelo PDV e seu preenchimento será obrigatório para a correta execução das rotinas de caixa. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui as opções:

  • Cupom Fiscal (PAF-ECF): permitirá definir que o PDV emitirá cupons fiscais;
  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): permitirá definir que o PDV emitirá notas fiscais eletrônicas;

Em Opções há a opção de emissão de notas fiscais no layout 4.00. Para habilitar a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e Notas Fiscais ao Consumidor Eletrônicas nesse modelo, basta marcar a opção Utilizar layout versão 4.00 para emissão de NF-e/NFC-e.

A guia ainda possui os campos:

  • Endereço servidor MIDe: informar o endereço do servidor do MIDe;
  • Diretório XML - MIDe: informar onde serão armazenados os arquivos XML. O preenchimento deste campo não é obrigatório.
  • Diretório DANFe - MIDe: informar onde serão armazenados os arquivos do DANFE. O preenchimento deste campo não é obrigatório.
  • Impressora não fiscal: selecionar uma das opções de impressora não fiscal para ser utilizada no PDV na lista exibida;
  • Marca: selecionar o modelo de impressora não fiscal da lista;
  • Modelo: selecionar o modelo da impressora;
  • Porta da impressora não fiscal: informar a porta de comunicação que a impressora não fiscal utilizará;
  • Velocidade da porta: selecionar a velocidade da porta na lista apresentada.

O botão Testar Comunicação permitirá, após adicionadas as informações acima, testar a comunicação com a impressora.

A guia Outras configurações apresenta a opção:

  • Perguntar se deseja realizar a impressão do comprovante ao final da venda: ao selecionar essa opção, ao finalizar a venda, será questionado ao operador se o mesmo deseja realizar a impressão do documento fiscal

A guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.


4.1.13 Mensagem de fechamento

Para que seja emitido no comprovante fiscal as informações complementares de venda como KM, Nome, Endereço entre outros, é necessário realizar as configurações de Mensagem de Fechamento:



Para inserir informações de fechamento, basta utilizar a opção  e montar o layout conforme as variáveis disponíveis:



Basta selecionar as opções dando um duplo clique com o mouse e montar o layout desejado, assim as informações serão impressas no cupom fiscal, nfc-e e cf-e respeitando a variação de limite de linhas disponíveis para estes comprovantes. 

Após selecionar uma das opções e preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.14 Medição de Tanque

Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para que o medidor de tanques de combustíveis funcione corretamente e faça medições precisas. Estas configurações serão obrigatórias para a utilização do medidor de tanques. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui os campos:

  • ID Medidor: informar o número ID do medidor de tanques a ser utilizado;
  • Modelo: selecionar o modelo do medidor de tanques a ser utilizado na lista de opções;
  • Porta: informar a porta de comunicação a ser utilizada pelo medidor de tanques;
  • Modelo: selecionar a velocidade da porta de comunicação na lista de opções;
  • Bit Dados: selecionar o valor adequado para o medidor de tanques na lista de opções;
  • Paridade: selecionar o tipo de paridade adequado para o medidor de tanques na lista de opções;
  • Bit de Stop: selecionar o valor adequado para o medidor de tanques do bit de stop na lista de opções;
  • Porta: informar a porta TCP/IP que será utilizada para o acesso web;
  • Usuário: informar o usuário de e-mail que será utilizado para o acesso web;
  • Senha: informar a senha que será utilizada para o acesso web;
  • Tempo: informar o intervalo de monitoramento da integração em segundos;
  • Diretório: informar o diretório de acesso para a integração.

A guia possui as opções:

  • Habilitar acesso web: permitirá habilitar ou desabilitar o acesso web às informações das medições de tanques;
  • Habilitar integração externa: permitirá habilitar ou desabilitar a integração externa.

A guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.1.15 Configurações do Terminal Comanda

Em Configurações de Terminal Comanda será possível selecionar e configurar o microterminal do cliente no PDV.



Esta guia apresenta os seguintes campos a serem preenchidos:

  • Modelo: informar um modelo de microterminal disponibilizado na lista;
  • Endereço cliente terminal: informar o número de IP do microterminal;
  • Balança: informar a balança (marca) para configuração
  • Porta: informar a porta de comunicação.

O botão Salvar Configurações permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.


4.1.16 Configurações de Catracas

Nessa opção será possível selecionar a catraca utilizada e configurar a comunicação com o PDV. O cadastro da catraca será realizado na retaguarda e através do PDV será possível alterar o diretório de gravação do arquivo de comunicação.



Esta tela apresenta o Código do equipamento cadastrado, o Nome e o campo Diretório de integração onde consta o arquivo. Para alterar o diretório basta digitar um novo endereço no campo destinado para tanto. Realizadas as alterações, clique me Salvar Configurações para finalizar o processo.


5 Sincronia

No menu superior do PDV é possível acessar as informações referente a Sincronia



Ao clicar sob a opção, será apresentada a seguinte tela: 



Na guia Dados Enviados serão apresentados os status das atualizações referentes aos Turnos, Vendas e Redução Z. Na opção Outros serão contabilizadas as atualizações nas demais aplicações.

A tela ainda apresentará a data e a hora da última atualização e a data e a hora da última sincronização.

Ainda em dados enviados serão apresentados os status de rejeição com o ID, o tipo de Operação, a Data e Hora e os Detalhes da Rejeição (caso haja).



Já na guia Dados Recebidos será apresentada a Tabela atualizada, a data e hora da Última atualização, a previsão de atualização e os detalhes da rejeição (caso haja).



A opção Ressincronizar base de dados poderá ser selecionada para ressincronizar todas as informações da base de dados.


Ao clicar no botão da guia Dados Recebidos, será ativado um timer de 10 minutos para solicitar uma nova ressincronização da base de dados. 



Nas duas guias será apresentado o botão Sincronizar agora que permitirá ao usuário sincronizar as informações alteradas.


6 Opções

No menu superior do PDV é possível acessar as funcionalidades referente ao botão Opções



Ao clicar no botão Opções, será exibida a seguinte tela: 



6.1 Alterar Senha de Usuário

Esta funcionalidade permite alterar a senha do usuário logado ao caixa. 

Ao clicar no botão Alterar Senha de Usuário ou acionar a tecla de atalho CTRL+SHIFT+A, será exibida a janela abaixo:


A tela de Modificar Senha apresenta os seguintes campos:

  • Usuário: virá preenchido com o usuário logado;
  • Nome:  virá preenchido com o nome do operador vinculado ao usuário logado;
  • Senha Atual: informar a senha atual do usuário logado;
  • Nova Senha: informar uma nova senha;
  • Confirmação: confirmar a nova senha.

Apresenta também os seguintes botões:

  • Cancelar: fecha a janela de modificação de senha;
  • Confirmar: realiza a modificação da senha. 


Quando for informada uma senha diferente da atual no campo Senha Atual, será realizada a validação e apresentada a mensagem de que a senha atual informada não é válida. 



Quando a senha de confirmação for diferente da nova senha informada, será retornada a mensagem de que a nova senha informada não confere com a senha de confirmação. 



Na retaguarda em Configurações> Usuários> Usuários quando estiver habilitada a opção Obriga troca de senha no próximo login para o usuário, quando o mesmo realizar o login no PDV será apresentada a tela abaixo: 



Ao realizar a troca de senha, será exibida a mensagem de que a senha foi alterada com sucesso. 




Na retaguarda em Configurações> Usuários> Usuários quando for informado um número de dias no campo Dias para expirar a senha para o usuário, quando o mesmo realizar o login no PDV, após a expiração, será apresentada a tela abaixo, solicitando a troca de senha e bloqueando o acesso caso a troca não ocorra: 



Lembrando que o PDV realizará a validação das senhas, portanto a Nova senha informada deve ser diferente da Senha atual



6.2 Consultar Dados de Pessoa

Esta funcionalidade permite realizar a consulta de dados de clientes, funcionários e fornecedores.

Ao clicar no botão Consultar Dados de Pessoa ou acionar a tecla de atalho CTRL+SHIFT+B, a tela abaixo será exibida:


Esta tela apresenta os seguintes campos:

  • Identificação: permite consultar os cadastros de clientes, fornecedores e funcionários através da lupa ou tecla Enter;
  • Grupo: exibirá o grupo de pessoa relacionado ao cadastro do cliente, funcionário ou fornecedor;
  • Logradouro: exibirá o endereço;
  • Número: exibirá o número do endereço cadastrado;
  • Bairro: exibirá o bairro do endereço cadastrado;
  • CEP: exibirá o código postal do endereço cadastrado;
  • Município: exibirá a cidade do endereço cadastrado;
  • UF: exibirá o estado do endereço cadastrado;
  • CPF/CNPJ: exibirá o CPF ou CNPJ de acordo com pessoa física ou jurídica;
  • RG/IE: exibirá o número de identidade ou inscrição estadual, de acordo com pessoa física ou jurídica;
  • Telefone: exibirá o número de telefone cadastrado;
  • Celular: exibirá o número do celular cadastrado;
  • E-mail: exibirá o e-mail cadastrado;
  • Contato: exibirá o contato da pessoa (quando for somente funcionário, o campo não virá preenchido).


Para realizar a consulta, no campo pressionar a lupa ou a tecla Enter e será exibida a tela para seleção da pessoa desejada:


No exemplo abaixo é apresentada a consulta de dados de um funcionário. Observe que os campos CPF e RG assumiram automaticamente a forma de pessoa física:

Os dados apresentados acima são fictícios


Para fechar a tela de consulta basta clicar no botão ou na tecla ESC. 


Caso o usuário não tenha permissão para realizar a consulta de dados de pessoa será apresentada a restrição abaixo:



Para verificar as configurações dessa permissão de acesso clique aqui

6.3 Consultar Vendas por Cliente

Esta funcionalidade permite que o usuário consulte as vendas realizadas por cliente trazendo a relação de produtos de cada venda.

Ao clicar no botão  Consultar Vendas por Cliente ou acionar a tecla de atalho CTRL+SHIFT+C, será exibida a janela abaixo:



Esta janela possui os seguintes campos e filtros:

  • Identificação: permite realizar a consulta pelo cliente através do CPF/CNPJ, código de cadastro e digitação do nome. No botãorelaciona os clientes cadastrados na retaguarda; 
  • Cliente: exibe o cliente retornado na busca do campo Identificação;
  • CPF/CNPJ: permite fazer a consulta das vendas do cliente somente informando o CPF ou CNPJ;
  • Placa: permite realizar a consulta informando uma placa cadastrada na retaguarda;
  • Forma Pgto: permite fazer a busca por formas de pagamento, digitando o número da forma cadastrada ou clicando no botãopara relacionar as formas de pagamento cadastradas;
  • Data Início: informar o período inicial para exibição das vendas;
  • Data Fim: informar o período final para exibição das vendas;
  • Exibir no máximo: quando habilitado, permite definir o número de vendas que serão exibidas na consulta. Quando não habilitado exibirá todas as vendas de acordo com o período informado.

O quadro Relação de vendas apresenta os seguintes dados:

  • Data: exibirá a data de emissão da venda;
  • Hora: exibirá a hora de emissão da venda;
  • Documento: exibirá o número do documento fiscal emitido;
  • Placa: exibirá o número da placa, caso identificado na venda;
  • Cliente: exibirá o código do cliente cadastrado na retaguarda, caso o cliente seja identificado na venda;
  • Forma Pgto: exibirá a forma de pagamento utilizada na venda, e caso exista mais de uma forma de pagamento, será exibida apenas uma delas;
  • Valor: exibirá o valor total bruto da venda, não considerando os descontos e acréscimos;
  • Valor Doc: exibirá o valor total liquido da venda, considerando os descontos e acréscimos;
  • Percentual: exibirá o percentual da forma de pagamento para a venda na tela. Quando houver mais formas de pagamento na mesma venda o percentual será de acordo com o valor pago nesta forma de pagamento exibida na tela. 

O quadro Produtos apresenta as seguintes informações:

  • Descrição: exibirá a descrição dos produtos vendidos na venda selecionada;
  • Quantidade: exibirá a quantidade vendida na venda selecionada;
  • Unidade de Medida: exibirá a unidade de medida referente ao produto;
  • Valor: exibirá o valor liquido do item, considerando os descontos e acréscimos.

Possui ainda os totalizadores:

  • Total venda: exibirá a somatória da coluna valor doc de todas as vendas exibidas;
  • Total produto: exibirá a somatória da coluna valor de todos os itens da venda.

E por fim, a janela apresenta os botões:

  • Consultar: permite realizar a consulta de vendas do cliente, CNPJ ou placa informada. Pode ser acionado também pela tecla de atalho F5;
  • Detalhar: exibe um modal para visualizar os dados da venda selecionada. Pode ser acionado também pela tecla de atalho F4
  • Cancelar: fecha a tela de Consultar vendas por cliente, podendo ser acionada também pela tecla de atalho ESC.


Quando o operador não possuir permissão de usuário para acessar a consulta de vendas por cliente, será exibida a tela de restrição abaixo:



Para realizar a configuração da permissão de acesso a rotina, clique aqui


Para realizar uma consulta de venda, deverá ser informado obrigatoriamente a identificação do cliente (código cadastrado, nome) ou CNPJCPF ou ainda uma placa cadastrada na retaguarda. Caso nenhuma das alternativas tenha sido preenchida, retornará em tela a mensagem de Campo obrigatório não informado



Ao inserir a identificação do cliente e clicar em Consultar ou a tecla F5, será retornada a Relação de vendas abaixo: 




Os campos Data Início e Data Fim virão pré-definidos com preenchimento do mês atual, para selecionar outro período, clique no campo da data que deseja alterar e selecione uma nova data no calendário ou simplesmente digite uma nova data. 



Será possível realizar a pesquisa acrescentando também uma forma de pagamento e clicando novamente em Consultar


Ao selecionar a venda no quadro Relação de vendas, será apresentado os produtos vinculados a ela, com quantidade vendida, unidade de medida e valor, conforme a demonstração abaixo: 


Para fazer a consulta de vendas por placa, segue o mesmo padrão, bastando apenas informar no campo Placa uma placa que já esteja cadastrada no sistema. Será possível realizar o filtro por uma forma de pagamento específica e limitar o máximo de vendas exibidas no quadro Relação de vendas. 

  


A opção Exibir no máximo 10 (este campo é editável, podendo escolher qual o número máximo de vendas apresentar ), apresentará na tela as últimas dez vendas realizadas para este cliente. Ao ser desmarcada exibe todas as vendas do período informado.

  • A ordem das vendas consultadas pode ser reordenada por ordem decrescente ou crescente, clicando na Data ou nas demais descrições como Hora, Documento, Placa, Cliente, Forma Pgto, Valor, Valor Doc e percentual.



Ao selecionar uma venda clicar em Detalhar ou F4, será apresentada uma tela com o detalhamento desta venda, conforme a imagem abaixo. 


Esta tela apresenta os seguintes campos:

  • Caixa: exibirá o código e descrição da conta caixa onde a venda foi realizada;
  • Cliente: exibirá o código e nome do cliente informado na venda;
  • CPF/CNPJ: exibirá o CPF ou CNPJ do cliente informado na venda;
  • Motorista: virá preenchido somente se for informado o motorista no momento da venda;
  • Documento: exibirá o número do documento fiscal emitido;
  • Série: exibirá a série do documento fiscal emitido;
  • Modelo: exibirá o tipo do documentos fiscal emitido (NFC-e, NF-e, CF-E, MF-e);
  • Turno: exibirá o turno relacionado ao caixa no momento da venda;
  • Data: exibirá a data de abertura do caixa no momento da venda;
  • Hora: exibirá o horário da venda;
  • Mot./Conv.: virá preenchido se o código e nome do Motorista ou Conveniado forem informados na venda;
  • Autorização: Neste momento o PDV ainda não exibirá este campo por não possuir a funcionalidade codificada;
  • Veículo: virá preenchido somente se for informado o veículo no momento da venda;
  • Placa: virá preenchido se informada a placa no momento da venda;
  • KM: virá preenchido se informada a quilometragem no momento da venda;
  • Frota: virá preenchido se informada a frota no momento da venda. 


São apresentadas também as abas:






  • Produtos: nesta aba serão exibidos todos os produtos vinculados a venda, apresentando as seguintes colunas: 
    • Descrição: exibe o nome dos produtos vendidos;
    • Quantidade: exibe a quantidade vendida do produto;
    • Preço Unit.: exibe o valor unitário do produto vendido;
    • Desconto: exibe o valor dos descontos ou acréscimo aplicados ao produto, quando houver. No caso do acréscimo o valor deverá ser exibido como negativo;
    • Valor: exibe o valor líquido do produto, considerando acréscimo e desconto aplicado;
    • Ações: permite abrir a tela de lançamento de produto para visualização.

  • Pagamentos: nesta aba será exibida a relação das formas de pagamento utilizadas na venda, com as seguintes colunas: 
    • Descrição: exibe o nome da forma de pagamento utilizada;
    • Valor: exibe o valor pago relacionado a forma de pagamento;
    • Ações: permite abrir a tela de lançamento de movimentação financeira para visualização.

Nos totalizadores são exibidos os campo:

  • Subtotal: exibe o valor bruto da venda, não considerando os acréscimos e descontos;
  • Valor Desconto: exibe o valor total de desconto aplicado na venda;
  • % Desconto: exibe o percentual de desconto sobre o valor da venda;
  • Valor Acréscimo: exibe o valor total de acréscimo aplicado na venda;
  • % Acréscimo: exibe o percentual de acréscimo sobre o valor da venda;
  • Total: exibe o total líquido da venda, considerando os acréscimos e descontos.

E finalmente os botões:

  • Nota Fiscal: permite emitir o cupom fiscal relacionado a venda, podendo ser acionada também pela tecla de atalho F5;
  • Cancelar: fecha a tela de Demonstrativo de Venda, podendo ser acionada também pela tecla de atalho ESC.

Ao detalhar uma venda, na aba Produtos pode ser verificado o lançamento desse produto através do botão na coluna Ações na lateral direita da tela.



Pressionando o botão de um dos produtos, a tela abaixo é exibida:


  • Esta tela tem as mesmas características apresentadas na tecla de atalho F8 ao realizar uma venda, porém sendo apenas para consulta de lançamento de produto. 
  • Ao pressionar o botão Fechar ou tecla ESC, retorna para a tela de demonstrativo de venda.

Na aba Pagamentos pode ser verificado o lançamento da movimentação financeira através do botão na coluna Ações na lateral direita da tela.



Pressionando o botão de uma das formas de pagamento, a tela abaixo é exibida para consulta:


Esta tela apresenta os seguintes campos: 

Quadro Informações do Lançamento:

  • Motivo: exibe o código e descrição do motivo de movimentação relacionada a forma de pagamento;
  • Cliente: exibe o código e nome do cliente relacionado a venda;
  • Documento: exibe o número do documento da venda;
  • Data documento: exibe a data do documento da venda;
  • Vencimento: exibe a data do vencimento configurado no motivo de movimentação para a forma de pagamento;
  • Valor: exibe o valor pago na venda com aquela forma de pagamento;
  • Placa: exibe a placa caso tenha sido informada na venda;
  • KM: exibe a quilometragem caso tenha sido informada na venda;
  • Nome do Autorizado/Motorista: exibe o motorista caso tenha sido informado na venda;
  • Veículo/Máquina: exibe o veículo caso tenha sido informado na venda;
  • Observação: exibe as observações informadas na venda.

Quadro Informações Adicionais (somente será exibido para pagamentos em cartão):

  • Autorização: exibe o número da autorização de Transação cartão TEF;
  • CV: exibe o informativo de transação de cartão TEF;
  • Bin do Cartão: exibe o informativo de transação cartão TEF. 


7 Status dos Serviços

No menu superior poderão ser consultados os status dos serviços na máquina PDV. Em caso dos serviços estarem ativos, serão sinalizados com a cor verde. Do contrário, o usuário saberá qual serviço não está ativo ao visualizar a opção em vermelho. 




Para ativar um serviço, basta dar um duplo na funcionalidade.

Essas informações serão apresentadas de acordo com a configuração da máquina no qual o PDV foi instalado.




  • Sem rótulos