Essas melhorias estarão disponíveis a partir da versão 3.0.12.5. 


Nessa versão algumas opções da tela do controle de entregas foram criadas e remodeladas para atender às necessidades de novas funcionalidades.


Para saber mais sobre a configuração para Emissão de Cupom Fiscal/Relatório Gerencial Antes de Iniciar Saída para Entrega acesse o link abaixo:


Essa funcionalidade estará disponível a partir da versão 3.0.12.5.


O principal objetivo dessa funcionalidade é apresentar o status "Faturada" no controle de entregas, onde a partir do momento em que a entrega estiver como faturada seja feita a impressão do cupom fiscal automaticamente.

Esse novo status “Faturada” irá funcionar como processo intermediário e no mesmo deve ser feito a impressão do cupom fiscal, quando a entrega estiver com o status "Faturada" ela deve já estar com o cupom impresso, com isso fazendo com que o processo de iniciar a saída sirva para identificar o entregador, marcar exatamente o horário da saída e mudar o status para "Iniciadas".  

Configurações

Para habilitar esse melhoria vá em Configurações > Filiais > Entregas > Geral.


Figura 01 - Configurações Filiais


Será apresentado um opção com a descrição “Faturar a entrega antes de iniciar sua saída:” com as opções “Sim e Não”.

A opção “Não” já será apresentada como padrão.


Ao clicar no ponto de interrogação automaticamente será direcionado para este artigo.

Exemplos de Fluxos

Ao marcar essa configuração, alguns comportamentos poderão ser notados nas entregas, e vão depender das configurações de Conferência de Entrega (marcações e na Figura acima), como exemplificado abaixo nos fluxos apresentados.

Nesse exemplo serão apresentados três tipos de fluxos no caso de balcão e caixa:

Fluxo 1
→ Para lojas que não possuem conferência de entrega

Não Iniciadas > Faturadas > Iniciadas

Para passar o registro de "Não Iniciadas" para "Faturada" o fluxo deve continuar com o atalho pela tecla F2, então o usuário deve informar o F2 por duas vezes, primeiro para colocar como faturada e depois para de fato iniciar a entrega identificando o entregador.

Também é possível "faturar" vários registros ao mesmo tempo com status "Não Iniciados" no controle de entregas após a ativação do novo parâmetro, basta fazer a marcação dos registros com a tecla de atalho F5 e logo após com a tecla de atalho F10.

Fluxo 2
→ Para lojas que possuem a conferência de entrega habilitado , porém a conferência sendo feita antes de iniciar a entrega (parâmetro "Efetuar Conferência: Antes da inicialização da entrega" )

Não Conferidas > Conferidas/Faturadas > Iniciadas

Nesse cenário, ao fazer a conferência de produtos com a tecla de atalho Ctrl+F2 e finalizar essa conferência, ao final será emitido o cupom fiscal e depois o fluxo normal clicando no botão F2 para iniciar de fato a entrega e identificar o usuário que iniciou a entrega e o entregador.

Fluxo 3

Para lojas que possuem a conferência de entrega habilitado , porém a conferência é feita ao iniciar a entrega (parâmetro "Efetuar Conferência: Ao inicializar a entrega")   


Não iniciadas/Não conferidas > Iniciadas (Identificação do Entregador) > Conferida/Faturada

Esse fluxo não sofre alteração, pois o cupom já é emitido após se fazer a conferência ao final, com isso o registro fica com o ícone adicionado para seguir o padrão das demais.  

Quando os registros das vendas ficarem com os status "Faturada", virão com um ícone de situação, que fica ao lado do ícone "Origem da Entrega".

Para passar dos status "Faturadas" para "Iniciadas", ainda se mantem o atalho F2.


Quando o processo for feito diretamente no caixa, será feita a impressão do cupom ao clicar em "ESC" botão impedindo de fazer uma duplicidade de impressão do cupom fiscal.

Utilização no PDV

Ao marcar a parametrização, haverá mudanças no controles de entregas.

Foram alteradas a Legenda, Filtro de Status, Ícone de Identificação na grade e  novo atalho para filtrar apenas registros que estão como faturado.

Também foi feito uma adequação nas descrições de atalhos já existentes no controle de entregas para deixar de acordo com a parametrização ativa (Vide Exemplo de Fluxos).

Poderá filtrar as entregas faturadas através da tecla de atalho (Shift + F7).


Figura 02 - Controle de Entregas 


Ao clicar em será apresentado o campo "Usuário Iniciou Entrega", ou seja, o usuário que deu o início entregando a mercadoria para o entregador.


Figura 01 - Melhorias na Entrega


Foi criado um atalho de acesso do controle de entregas para o relatório de entregas analítico através da tecla de atalho (Ctrl + F4) .


Se o relatório não estiver instalado e a tecla de atalho (Ctrl + F4) não estiver habilitada, realize a instalação desse relatório.

Para saber como realizar a instalação do relatório na central de relatórios acesse o link abaixo:



A partir da versão 2.4.0.0 está disponível a nova Central de Relatórios.

Assista nosso vídeo DicaLinx para saber como utilizar a Central de Relatórios no Linx Big Farma


Central de Relatórios


A finalidade dessa nova central de relatórios é para centralizar todos os relatórios do Linx Big Farma em uma mesma tela, onde será possível visualizar e gerenciar de forma simples e rápida, tudo em uma mesma tela.

A nova Central de Relatórios encontra-se no menu Meus Relatórios.



Figura 01 - Central de Relatórios


Também é possível acessá-la através do botão  na barra de menu rápido.

Será visualizado em seguida a tela da central.



Figura 02 - Central de Relatórios


Nesta central constam todos os relatórios do Linx Big Farma, e a marcação da primeira coluna indica se ele é um relatório "Fixo ou relatório pertencente ao "Repositório de Relatórios" .

Somente serão visualizados os relatórios que o usuário possui permissão, portanto se o relatório não estiver listado verifique se o mesmo está liberado para o usuário.

Se quiser saber mais sobre como realizar a liberação do usuario e a instalação dos relatórios acesse o artigo Repositório de Relatórios (Meus Relatórios).

Para habilitar o botão  é necessário ter permissão no grupo de usuários.



Figura 03 - Cadastro de Grupo de Usuário

As permissões para acessar os relatórios permanecem da mesma maneira, através da aba "Meus Relatórios" do cadastro de Grupo de Usuário.

Nessa nova central é possível Favoritar os relatórios mais utilizados, para tanto basta selecionar o relatório e  clicar no botão .

Fazendo isso na segunda coluna será visualizado uma estrela na frente do nome do relatório, e ao escolher a opção Favoritos esses relatórios marcados (mais utilizados) serão visualizados juntos.



Figura 04 - Favoritos / Finalidade


No destaque encontra-se a Finalidade do relatório no ícone  ao lado direito.

Também do lado esquerdo será possível visualizar os relatórios Recentes (5 últimos acessados).

Para abrir o repositório de relatórios  clique no botão .



Figura 05 - Repositório de Relatórios


Os Filtros poderão ser feitos de várias maneiras, pesquisa pelo nome, por grupo (lado esquerdo na arvore de visualização) e por status, sendo refinado a cada filtro escolhido para facilitar a pesquisa.

Para atualizar ou instalar ou desinstalar pode-se escolher apenas um ou marcar todos de uma vez só, porem este procedimento é demorado.

Para isso basta utilizar as teclas de marcação padrão do Linx Big Farma (F5 - marca/desmarca, F6 - marca todos, F7 - desmarca todos), e  clicar nos botões  ou .

O caminho na central de relatórios é Meus Relatórios > Vendas > Analítico de Entregas.

Não esqueça de liberar a permissão do relatório no grupo de usuários.


Figura 02 - Relatório Analítico de Entregas


Se o usuário não tiver o relatório habilitado no grupo de usuários na aba "Meus Relatórios", será apresentado a mensagem.



Figura 03 - Mensagem de Atenção