Manual / Orientação

Incidente:

Orientação no lançamento de nota de Serviço com retenção.

Algumas notas de Serviços constam valor de retenção de tributos ( - ) que se refere a um valor de tributo descrito no documento fiscal.

Nota Exemplo:


Solução/Orientação:

1º Cadastro do serviço:

Cadastro > Serviços Tomados, esse cadastro será para o lançamento da nota de serviço

A contabilidade irá orientar preencher o tipo da retenção:

Tipo de Retenção: Municipal ou Federal

Destino da Retenção:

  • Sem Retenção
  • Cidade da empresa, quando fornecedor da mesma cidade
  • Cidade da empresa, independente da cidade do fornecedor
  • Cidade do fornecedor
  • Cidade e Alíquota: Aplicada

2º Parametrização Calendário Fiscal

Parâmetros > Calendário Fiscal, Serve para configuração da retenção para os tributos ISSQN, IRRF, CS, PIS, COFINS, INSS.

  • O campo Fornecedor deve ser informado o fornecedor do Imposto, no caso do ISSQN é a Prefeitura, do IR, PIS, COFINS, CS é a Receita federal e do INSS é o INSS;
  • O contador irá auxiliar na parametrização de acordo com a legislação vigente o Valor Mínimo de Retenção, Período, vencimento do imposto retido e o valor mínimo da guia;
  • Na aba Parâmetros definir se o imposto será retido no momento do lançamento do título da nota de serviço ou no pagamento do título da nota de serviço.

3º Lançamento de nota de serviço com retenção

Lançamento > Contas a pagar > Lançamento de Despesas > Aquisição de Serviços
Irá selecionar o serviço cadastrado no campo Serviços;
Se houver retenção na Nota, informar os valores no campo Retenções, assim o sistema irá validar com o calendário fiscal o lançamento.


No Movimento de Contas a pagar ficará para o fornecedor pagar o valor do serviço da nota ( – ) menos o valor do imposto retido.

** Isso se no calendário Fiscal > Parâmetros estiver configurado para LANÇAMENTO, se for parametrizado PAGAMENTO, somente no pagamento do título será abatido o valor da retenção no titulo de serviço.


O Valor retido ficará nas movimentações a pagar da Prefeitura para ISS ou Receita federal para IRRF, PIS, COFINS ou INSS para o vencimento configurado no calendário Fiscal.

Caso a nota de serviço for pagamento A vista ainda assim será gerado título referente ao tributo retido no movimento a pagar conforme calendário fiscal.