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Sumário


1 Conceito

O Linx Postos AutoSystem fornece controle dos cheques emitidos e recebidos pelo estabelecimento, disponibilizando as rotinas de emissão, cheque troco e devolução de cheques, através do módulo Gerencial, menu Financeiro. Estas rotinas movimentam diretamente o financeiro e deverão ser executadas corretamente.


2 Requisitos

Para utilizar as rotinas de cheques emitidos será necessário configurar as permissões de acesso no módulo Gerencial.

3 Configurações

As configurações para funcionamento das rotinas do menu Cheques Emitidos, devem ser realizadas no módulo Gerencial e serão descritas a seguir.


3.1 Permissões de Acesso

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar o menu Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, conforme exemplo a seguir:



3.2 Bancos

Para cadastrar o banco no qual os cheques pertencerão, acessar o menu Cadastros > Tabelas > Financeiro > BancosSerá exibida a tela conforme imagem a seguir:



Para informações referentes ao cadastro de bancos no sistema, acessar o manual Cadastro de Tabelas.

3.3 Plano de Contas

As contas de cheques devem ser criadas para cada banco cadastrado no sistema, podendo ser cadastrado também para cada conta corrente. Acessando o menu Cadastros > Plano de Contas, será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Para incluir cheques a pagar, acessar Passivo > Circulante > Cheques a pagar e clicar no botão Novo. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Na opção Tipo contábil selecionar a opção Débito. No Filtro Tipo selecionar a opção Conta a pagar. Na aba Opções marcar a opção Aceitar lançamentos.

Após, clicar no botão Confirmar para registrar as configurações.


Para cheques devolvidos e cheques à vista, é necessário criar a conta Cheques Devolvidos e Cheque à Vista. Para isto, acessar a conta Ativo > Valores a Receber, e clicar no botão Novo, conforme imagem a seguir: 

 



Na opção Tipo contábil selecionar a opção Débito. No filtro Tipo selecionar a opção Conta receber. Na aba Opções marcar a opção Aceitar lançamentos.

Após, clicar no botão Confirmar para registrar as configurações.   


3.3.1 Cheques Emitidos

Para funcionamento das rotinas de Cheques Emitidos no sistema, será necessário configurar contas específicas no plano de contas. Estas contas possuem a numeração 1.9 e serão criadas dentro de Ativo.

Para informações referentes à essas contas, acessar o Manual Caixa Administrativo, a partir da página 3.


3.4 Configurar Contas

A movimentação de conta de cheques a pagar funcionará após a configuração das contas. Para isto, acessar o menu Configurações > Parâmetros > Contas. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os campos:

  • Chave: exibe a chave selecionada;
  • Conta: informar a conta a vincular com a chave.

Selecionar a chave Cheques a Pagar e vinculá-la à conta Cheques a pagar. Selecionar a chave Cheques Devolvidos e vinculá-la à conta Cheques devolvidos.

Clicar no botão Salvar informações para registrar as alterações.


3.5 Conta Corrente

É possível cadastrar contas correntes utilizadas pelo estabelecimento através do menu Cadastros > Tabelas > Financeiro > Contas Correntes. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:




Para informações referentes às configurações de conta corrente, acessar o manual de Cadastro de Tabelas, página 13.

3.6 Motivos de Movimentação

Para funcionamento das rotinas de cheques emitidos, será necessário cadastrar motivos de movimentação no sistema. Acessar o menu Cadastros > Motivos de Movimentação.

Será exibida a tela conforme imagem a seguir:




A seguir serão descritos os motivos de movimentação a serem criados.

Para mais informações sobre motivos de movimentação, acessar o manual Cadastros Gerais, página 86.

Para informações referentes às formas de pagamentos de cheques, acessar o manual Controle de Cheques, página 4.


Importante

Para todo motivo de movimentação de forma de pagamento criado no sistema, será necessário criar seu motivo de movimentação de forma de baixa


3.6.1 Cheques a Pagar

Para cadastrar o motivo de movimentação de Cheques a pagar, clicar no botão Novo e configurar os campos conforme imagem a seguir:


Preencher os campos:

  • Conta debitar: informar a conta Despesas (E);
  • Conta creditar: informar a conta Cheques a pagar (E).

Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.


3.6.2 Dados Cadastrais

Para cadastrar o motivo de movimentação de formas de pagamento de cheques, clicar no botão Novo e configurar os campos conforme imagem a seguir:



Preencher os campos:

  • Conta debitar: informar a conta referente a forma de pagamento;
  • Conta creditar: informar a conta Pontos de Venda (S).

Na opção Tipo movto selecionar a opção Forma pagamento.

Na guia Forma de Pagamento será possível definir a classificação de pagamento preenchendo o campo Classificação de Pgto com a forma correspondente.

Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.


3.6.3 Forma de Baixa

Para cadastrar o motivo de movimentação de formas de baixa de cheques, clicar no botão Novo e configurar os campos conforme imagem a seguir:


Preencher os campos:

  • Conta debitar: informar a conta Pontos de Venda (E);
  • Conta creditar: informar a conta referente a forma de pagamento.

Na opção Tipo movto selecionar a opção Forma Baixa.

Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.


3.6.4 Cheques Devolvidos

Para cadastrar o motivo de movimentação de Cheques devolvidos, clicar no botão Novo e configurar os campos conforme imagem a seguir:



Preencher os campos:

  • Conta debitar: informar a conta Cheques devolvidos (E);
  • Conta creditar: informar a conta Bancos (E).

Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.


3.6.5 BaixaChequeDevolvidos 

Para cadastrar o motivo de movimentação de Baixa cheques devolvidos, clicar no botão Novo e configurar os campos conforme imagem a seguir:



Preencher os campos:

  • Conta debitar: informar a conta Caixa (E);
  • Conta creditar: informar a conta Cheques devolvidos (S).

No filtro Tipo movto selecionar a opção Forma Baixa. Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.


3.6.6 Cheque Troco

Para executar as rotinas de cheque troco será necessário criar o motivo de movimentação Cheque Troco. Ao clicar no botão Novo, será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Preencher os campos:

  • Conta debitar: informar uma conta Caixa (PDV);
  • Conta creditar: informar a conta Cheques a Pagar.

No filtro Tipo movto selecionar a opção Forma de Troco. Na Opção Tipo movto marcar a opção Forma Troco.

Na aba Informações, no filtro Informações adicionais, selecionar a opção Cheque Troco, conforme imagem a seguir:



Após, clicar no botão Salvar para registrar as configurações.


3.7 Cargos e Funcionários

Geralmente o responsável pelos cheques emitidos no estabelecimento, é o gerente do posto. Portanto, será necessário criar o cargo em questão e vinculá-lo ao funcionário.

Acessar o menu Cadastros > Tabelas > Cargos, será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Para informações referentes as configurações de cargos, acessar o manual de Cadastro de Tabelas, página 6.

Após incluir o cargo, acessar o menu Cadastro > Funcionários. Selecionar o funcionário desejado e preencher o campo Cargo com o cargo criado, conforme imagem a seguir: 



Após, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.


3.8 Caixa ADM

Para funcionamento das rotinas de Recebimento de Lotes será necessário realizar algumas configurações no caixa ADM do estabelecimento. Para isto acessar o menu Configurações > Parâmetros > Caixa ADM. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

  • Novo permite adicionar configurações;
  • Editar: permite editar as configurações;
  • Excluir: permite excluir configurações;
  • Fechar: permite fechar a tela.

Ao clicar no botão Novo a tela a seguir será exibida:



Para informações referentes à configuração do Caixa ADM, acessar o Manual Caixa, página 7.


Importante

Será necessário vincular o gerente do posto na guia Responsáveis para poder realizar a rotina de Recebimento de Lotes.


3.9 Caixas Ponto de Venda

Para funcionamento das rotinas de Entregar Cheque Troco Para Operador de Caixa será necessário realizar uma configuração nos parâmetros do PDV. Para isto, acessar o menu Configurações > Parâmetros > Caixas Pontos de Venda. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Selecionar a conta PDV desejada e clicar no botão Editar. A tela a seguir será exibida:



Na aba Configurações, será necessário preencher o campo Conta cheque com a conta 1.9.5.1 Cheque PDV.

Para mais informações referentes aos parâmetros do Caixa Ponto de Venda, acessar o Manual Caixa - Visão Geral, página 7.


4 Funcionalidades


As rotinas do menu Cheques Emitidos permitirão a emissão e gerenciamento de cheques no sistema. Estas rotinas movimentarão diretamente o financeiro do estabelecimento e deverão ser executadas corretamente.

Para executar, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques Cheques Emitidos. Contempla as rotinas de emissão de cheques, cheque troco, recebimento de lotes, recolhimento do caixa e conciliação de cheques, que serão detalhadas nos capítulos a seguir.


4.1 Emissão de Cheque Para Pagamento

A rotina de Emissão de Cheque para Pagamento foi criada com o objetivo de emitir cheques para pagar fornecedores, deixando os cheques com a situação Aguardando Compensação. Acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos Emissão de Cheque para Pagamento. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os campos:

  • Conta corrente: informar a conta corrente;
  • Data emissão: informar a data de emissão;
  • Número: informar o número do cheque;
  • Valor: informar o valor do cheque;
  • Quantidade: informar a quantidade;
  • Nominal: informar a quem o cheque será entregue. 


Após cadastrar o cheque, clicar no botão Salvar, ao registrar o último cheque clicar no botão Fechar para que a tela com a relação dos cheques a serem impressos seja exibida. Informar a conta corrente, selecionar os cheques e clicar no botão Imprimir frente. Caso seja necessário imprimir o verso do cheque, clicar no botão Imprimir verso. Conforme imagem a seguir:

 


Após realizar a impressão dos cheques, clicar no botão FecharESC, o sistema questionará se deseja enviar os cheques para o financeiro: 



Selecionar a opção desejada para encerrar a rotina.


4.2 Emissão de Cheque Troco

Após realizar as configurações o sistema permitirá lançar cheques troco através do menu Financeiro. O sistema permitirá lançar cheques troco através do módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos>Emissão de Cheque Troco. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os mesmos campos descritos no tópico 4.1. 

Após cadastrar o cheque, clicar no botão Salvar, ao registrar o último cheque clicar no botão Fechar para que a tela com a relação dos cheques a serem impressos seja exibida. Informar a conta corrente, selecionar os cheques e clicar no botão Imprimir frente. Caso seja necessário imprimir o verso do cheque, clicar no botão Imprimir verso.

Ao clicar no botão Fechar o sistema questionará se deseja enviar os cheques para o gerente:


Selecionar a opção desejada para encerrar a rotina. 


4.3 Entrega de Cheque Troco Para Gerente

Ao registrar um cheque troco será possível emitir o mesmo ao gerente do posto, para realizar esta entrega acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques >Cheques Emitidos>Entrega de Cheque Troco para gerente. Será exibida a tela a seguir:



Esta tela possui os campos:

  • Número inicial informar o número do cheque que iniciará a consulta;
  • Número final: informar o número do cheque que finalizará a consulta;
  • Conta corrente: informar a conta corrente.

Ao informar os filtros clicar no botão Confirmar e então a tela a seguir será exibida:



Nesta tela será possível visualizar os cheques de acordo com os filtros informados.

Esta tela possui os botões:

  • Adicionar: permite adicionar cheques à relação;
  • Excluir: permite remover da relação os cheques selecionados;
  • Limpar: permite remover todos os cheques da relação;
  • Selecionar: para marcar e desmarcar todos os cheques da relação.


Ao selecionar os cheques desejados, informar os seguintes campos:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Gerente: informar o gerente que será responsável pelos cheques.

Após informar os campos clicar no botão Confirmar, a seguinte mensagem será exibida:



Ao confirmar a mensagem, o sistema exibirá a mensagem conforme imagem a seguir:



Selecionar a opção desejada para finalizar a rotina.


4.4 Gerenciamento de Cheque Troco 

Será possível gerenciar as informações relacionadas aos cheques troco, além de permitir editar, excluir cheques, entregar ao gerente e incluir cheques. Para utilizar esta rotina acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos Gerenciamento de Cheque Troco. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



A guia Parâmetros para exibição dos cheques possui os seguintes filtros:

  • Conta corrente: informar a conta corrente;
  • Gerente: informar o gerente.: A opção Sem gerente permite exibir os cheques que não possuem gerente vinculado.
  • Nr. cheque: informar o número do cheque;
  • Período emissão: informar o período de emissão;
  • Lote: informar o número do lote.

A opção Exibir permite selecionar as opções:

  • Todos os cheques: exibe todos os cheques;
  • Apenas os cheques em posse do financeiro: exibe somente os cheques: em posse do financeiro;
  • Apenas os cheques em posse do gerente: exibe somente os cheques em posse do gerente;
  • Apenas os cheques em posse do caixa: exibe somente os cheques em posse do caixa;
  • Apenas os cheques baixados (entregues a clientes): exibe somente os cheques que possuírem baixa; 
  • Apenas os cheques cancelados: exibe somente os cheques cancelados;
  • Apenas os cheques compensados: exibe somente os cheques compensados;
  • Apenas os cheques devolvidos: exibe somente os cheques devolvidos;
  • Apenas os cheques resgatados: exibe somente os cheques resgatados;
  • Apenas os cheques negociados/trocados: exibe somente os cheques negociados e/ou trocados;
  • Apenas os cheques sustados: exibe somente os cheques sustados;
  • Apenas os cheques extraviados: exibe somente os cheques extraviados;
  • Apenas os cheques que podem ser alterados manualmente: exibe somente os cheques que podem ser alterados manualmente.

Após preencher os campos, clicar no botão Preencher lista – F5.


Na tela Relação de cheques serão exibidos os cheques de acordo com os filtros preenchidos. Esta tela possui os botões:

  • Novo: permite realizar a emissão de cheque troco, conforme descrito no tópico 4.2;
  • Editar: permite editar as configurações do cheque troco selecionado;
  • Excluir: permite excluir cheques troco emitidos, exceto cheques que estiverem em lotes;
  • Entregar: permite registrar a entrega do cheque troco para o gerente. Só será possível entregar cheques com a situação Com o Financeiro;
  • Imprimir: permite imprimir cheques troco. Será necessário que a conta corrente possua um modelo de impressão definido, conforme descrito no tópico 3.5;
  • Reativar: permite reativar cheques que estiver com a situação Cancelado;
  • Alterar Situação: permite alterar a situação dos cheques que estiver com situação Aguardando compensação e Com o gerente;
  • Fechar: permite fechar a tela de gerenciamento.


4.5 Recebimento de Lote

O responsável pelo cheque deverá registrar o recebimento do mesmo, para realizar este recebimento acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos > Recebimento de Lote. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os campos:

  • Número Lote: informar o número do lote;
  • Empr. Origem: informar a empresa de origem; 
  • Finalidade: exibe a finalidade do cheque;
  • Pessoa: exibe a pessoa que emitiu o cheque;
  • Hora Envio: exibe a data e hora de envio do cheque;
  • Cheques: exibe a quantidade de cheques e o valor total. 


Importante

Somente será possível receber lotes que estejam com a situação Envio para o Gerente. Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar. Caso o lote informado não for destinado ao usuário atual do sistema, será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Caso não deseja continuar com o recebimento, clicar no botão Não, caso contrário, clicar no botão Sim. Ao clicar o botão Sim, será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

  • Adicionar: permite adicionar cheques ao lote;
  • Excluir: permite excluir cheques selecionados;
  • Limpar: permite limpar todos os cheques da relação.

Após configurar os cheques, clicar no botão Confirmar. O sistema exibirá a tela conforme imagem a seguir:


Para confirmar, clicar no botão Sim. O sistema exibirá a mensagem conforme imagem a seguir:



4.6 Entrega de Cheque Troco Para Operador de Caixa

O responsável pelo cheque deverá realizar a entrega do mesmo para o caixa. Para realizar esta entrega acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos Entrega de Cheque Troco para Operador de caixa. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os campos:

  • Número inicial informar o número inicial de cheques;
  • Número final: informar o número final de cheques;
  • Conta corrente: informar a conta corrente;
  • Gerente: informar o gerente. Após informar os campos, clicar no botão ConfirmarF5.

Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

  • Adicionar: permite adicionar cheques à relação;
  • Excluir: permite excluir cheques selecionados;
  • Limpar: permite excluir todos os cheques da relação;
  • Selecionar: permite marcar todos ou nenhum cheque.

Após selecionar os cheques, informar os campos:

  • Conta: informar uma conta caixa (PDV);
  • Data: informar data de abertura do caixa;
  • Turno: informar o turno do caixa;
  • Operador: será exibido o atual operador do caixa. Após informar os campos, clicar no botão ConfirmarF5.

Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Clicar no botão Sim para confirmar a entrega dos cheques. O sistema exibirá a mensagem conforme imagem a seguir:



Após a confirmação, será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Para imprimir o comprovante de entrega clicar no botão Sim, caso contrário, a rotina será finalizada.


4.7 Devolução Para o Financiamento

O gerente do estabelecimento poderá realizar a devolução dos cheques para o financeiro. Para realizar a devolução acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos Devolução para o Financeiro. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os campos:

  • Número inicial: informar o número inicial de cheques;
  • Número final: informar o número final de cheques;
  • Conta corrente: informar a conta corrente;
  • Gerente: informar o gerente. Após preencher os campos, clicar no botão ConfirmarF5. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:




Esta tela possui os botões:

  • Adicionar: permite adicionar cheques à relação;
  • Limpar: permite excluir todos os cheques da relação;
  • Selecionar: permite marcar todos ou nenhum cheque.

Selecionar os cheques a serem devolvidos ao financeiro e preencher os campos:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Responsável: informar o responsável. Após preencher os campos, clicar no botão ConfirmarF5. Será exibida a mensagem conforme imagem a seguir:

Confirmar a mensagem, para que o sistema realize a impressão do comprovante de devolução de cheque troco para o financeiro.


4.8 Recolhimento do Caixa

Para realizar o recolhimento dos cheques do caixa acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos Recolhimento do caixa. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta janela possui os filtros:

  • Contas: informar uma conta caixa (PDV);
  • Data: informar a data do caixa;
  • Turno: informar o turno. Clicar no botão Preencher listaF4.

No painel Relação de cheques serão exibidos os cheques de acordo com os filtros preenchidos.



Esta tela possui os botões:

  • Adicionar: permite adicionar cheques à relação;
  • Excluir: permite excluir cheques selecionados;
  • Limpar: permite excluir todos os cheques da relação;
  • Selecionar: permite marcar todos ou nenhum cheque.

Após selecionar os cheques preencher o campo:

  • Gerente: informar o gerente. Clicar no botão ConfirmarF5. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:




Clicar no botão Sim para confirmar o recolhimento dos cheques do caixa.

O sistema exibirá a mensagem conforme imagem a seguir: 





4.9 Gerenciamento de Lotes de Cheques

Será possível gerenciar as informações relacionadas aos lotes de cheques através do módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos Gerenciamento de Lote de Cheque. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os filtros:

  • Finalidade: permite selecionar as opções:
  • Envio para o Gerente: exibe somente os cheques com finalidade de envio para o gerente;
  • Devolução para o Financeiro: exibe somente os cheques com finalidade de devolução para o financeiro;
  • Devolução para o Gerente: exibe somente os cheques com finalidade de devolução para o gerente;
  • Envio para o próximo turno: exibe somente os cheques com finalidade de envio para o próximo turno;
  • Envio para outro caixa: exibe somente os cheques com finalidade de envio para outro caixa;
  • Agendamento para o caixa: exibe somente os cheques com finalidade de agendamento para o caixa;
  • Envio para o caixa: exibe somente os cheques com finalidade de envio para o caixa;
  • Fechamento de caixa: exibe somente os cheques com finalidade de fechamento de caixa;
  • Emissão: exibe somente os cheques com finalidade de emissão;
  • Compensação: exibe somente os cheques com finalidade de compensação.


O filtro Base filtro permite selecionar as opções:

  • Origem: permite basear os filtros por origem;
  • Destino: permite basear os filtros por destino;
  • Qualquer: permite basear os filtros por qualquer opção, destino ou origem;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Pessoa: informar o funcionário;
  • Período: informar o período;
  • Nr lote: informar o número do lote.

Esta tela possui os botões:

  • Editar: permite editar as informações do lote de cheques;
  • Excluir: permite excluir cheques selecionados;
  • Imprimir: permite imprimir cheques selecionados;
  • Fechar: permite fechar a tela de gerenciamento.

Ao clicar no botão Editar, será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os campos:

  • Código: exibe o código do lote;
  • Finalidade: informar a finalidade do lote;

A guia Origem possui as opções: 

  • Empresa: informar a empresa;
  • Pessoa: informar a funcionário;
  • Hora envio: informar a data e hora de envio; 
  • Conta Caixa: informar a conta caixa (PDV); 
  • Data Caixa: informar a data de abertura do caixa; 
  • Turno: informar o turno; 
  • Operador: exibe o operador do caixa selecionado;

A guia Destino possui as opções:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Pessoa: informar a funcionário;
  • Hora Receb: informar data e hora de recebimento;
  • Conta Caixa: informar conta caixa (PDV); 
  • Data Caixa: informar a data de abertura do caixa; 
  • Turno: informar o turno; 
  • Operador: exibirá o operador do caixa selecionado.

A aba Cheques exibe os cheques que constituem este lote. Conforme imagem a seguir:



 Após preencher os campos, clicar no botão Confirmar. O sistema exibirá a mensagem conforme imagem a seguir:



4.10 Conciliação de Cheques

A rotina Conciliação de cheques tem como objetivo processar o extrato da conta corrente, registrar automaticamente a compensação dos cheques que foram entregues a clientes e verificar se as informações de compensação do cheque estão de acordo com as informações de emissão do mesmo, para utilizar esta rotina acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos Conciliação de Cheques. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Conta corrente: informar a conta corrente;
  • Arquivo: informar o diretório em que o arquivo repassado pelo banco referente a conta corrente solicitada.

Neste arquivo constarão os cheques recebidos e quais já foram compensados. Após informar os campos, clicar no botão Confirmar.

Caso o sistema encontro alguma crítica no arquivo, será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Para corrigir as inconsistências encontradas entrar em contato com o suporte do Linx Postos AutoSystem.

Após clicar no botão Confirmar, o sistema questionará se desejar prosseguir o processamento, conforme imagem a seguir:


Ao clicar no botão Sim o arquivo será processado e ao finalizar será exibido um relatório com as informações do processamento. Conforme imagem a seguir:






5 Relatórios

Os relatórios são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, o Linx Postos AutoSystem possui alguns relatórios que auxiliarão no controle cheques emitidos. Nos próximos tópicos serão detalhados os relatórios disponíveis para estas rotinas.

5.1 Gerenciar Cheque Troco

O relatório de Gerência de cheque troco exibe as informações referentes a emissão e situação de cheques trocos no sistema. Para visualizar, acessar o menu Financeiro > Relatórios > Controles Bancários > Gerência de cheque troco. A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os filtros:

  • Empresa: informar empresa;
  • Responsável: informar o responsável;
  • Situação: informar a situação;
  • Período: informar o período de emissão;
  • Número inicial: informar o número inicial de cheques;
  • Número final: informar o número final de cheques.

O filtro Modo permite selecionar as opções:

  • Analítico: exibe as informações de forma detalhada;
  • Sintético: exibirá as informações de forma resumida.

O filtro Agrupar permite selecionar as opções:

  • Conta corrente: exibe as informações agrupadas pela conta corrente;
  • Situação: exibe as informações agrupadas pela situação;
  • Conta caixa: exibe as informações agrupadas pela conta caixa (PDV).

Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar. O relatório será exibido conforme imagem a seguir:



5.2 Posição Geral de Cheques

O relatório de Posição geral de cheques exibe a localização e valores dos cheques troco emitidos pelo sistema. Para visualizar, acessar Financeiro > Relatórios > Controles Bancários >Posição geral de cheques. A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os filtros:

  • Conta Corrente: informar a conta corrente;
  • Período: informar o período.


Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar. O relatório será exibido conforme imagem a seguir:



5.3 Relação de Cheques

O relatório de Relão de cheques apresenta as informações referentes aos cheques recebidos ou emitidos para a conta selecionada. Para visualizar, acessar o menu Financeiro > Relatórios > Relação de cheques.



Esta tela possui os filtros:

  • Grupo empresa: informar o grupo de empresa;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Conta: informar a conta cheque;
  • Motivo: informar o motivo de movimentação;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Emissão: informar a data de emissão;
  • Turno: informar o turno;
  • Vencimento: informar a data de vencimento;
  • Titular: informar o titular do cheque;
  • Número cheque: informar o número do cheque;
  • CMC7: informar o número do CMC7 (Caracteres Magnéticos Codificados em 7 Barras);
  • CPF/CNPJ: informar o CPF ou CNPJ;
  • Banco: informar o banco:
  • Lote: informar o número do lote;
  • Observações: informar observações;
  • Placa: informar a placa do veículo:



O filtro Modo permite selecionar as opções:

  • Analítico: exibe as informações de forma detalhada;
  • Sintético: exibe as informações de forma resumida.

O filtro Agrupar permite selecionar as opções:

  • Não agrupar: exibe as informações sem agrupamento;
  • Emissão: exibe as informações agrupadas pela data de emissão;:
  • Vencimento: exibe as informações agrupadas pela data de vencimento;
  • CPF: exibe as informações agrupadas pelo CPF;:
  • Situação: exibe as informações agrupadas pela situação do cheque;
  • Funcionário: exibe as informações agrupadas por funcionário;
  • Data baixa: exibe as informações agrupadas pela data de baixa.

O filtro Ordenar permite selecionar as opções:

  • Emissão: permite ordenar o relatório por data de emissão;
  • Vencimento: permite ordenar o relatório pela data de vencimento;
  • CPF: permite ordenar o relatório pelo CPF;
  • Decrescente: permite ordenar o relatório de forma decrescente.

O filtro Situação permitirá selecionar as opções:

  • Todos: exibe todos os cheques em qualquer situação;:
  • Somente pendentes: exibe apenas os cheques pendentes;:
  • Somente baixados: exibe apenas os cheques que possuem baixa.

O filtro Exibir permite selecionar as opções:

  • Contas filhas: permite exibir as contas filhas.

Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar, será exibido um relatório conforme imagem a seguir:





  • Sem rótulos