Índice

Introdução 

Este material tem por objetivo auxiliar os usuários da Linx Sistemas na utilização da conciliação automática de cartões a receber. O processo de conciliação automática realiza a comparação das informações contida no ERP Linx com as informações enviadas pelas administradoras de cartões e instituições financeiras, por meio de uma analise aprofundada, a fim de encontrar possíveis divergências entre as partes e realizar as baixas dos cartões corretos automaticamente. Com o objetivo que tenha o mínimo possível de intervenção do usuário. Aproveite ao máximo essa apostila para descobrir as funcionalidades do sistema ou para tirar dúvidas que venham a surgir no dia-a-dia.

Cadastros básicos

Rede administradora de cartão - Contas a receber > 6. Tabela de apoio > 009092 Rede de administradora de cartão

A Rede administradoras são todas as operadoras utilizadas pela empresa, e que disponibilizam os arquivos para a conciliação.

As redes mais utilizadas são: CIELO, REDECARD, AMEX E HIPERCARD.

Administradora de cartão - Contas a receber > 6. Tabela de apoio > 095010 Administradora de cartão

A “Administradora de cartão” são todas as bandeiras utilizadas (aceitas) no frente de Loja da empresa. Nessa tela você poderá cadastra-las e parametrizar as regras de reembolso. 

Código Código da Administradora utilizado para as operações
internas do sistema. 
RedeSeleção de à qual REDE pertence a Administradora
cadastrada.
Taxa Adm Este campo é utilizado para informar o % da taxa cobrada
pela administradora, encima das transações realizadas. 
Dia AcertoCaso o parâmetro UTILIZA_ADM_PARA_VENC esteja
habilitado esse campo será utilizado para calcular o
vencimento da 1º parcela do cartão, caso ao contrário, será
utilizado o vencimento calculado na forma de pagamento da
Loja. 
Dias entre parcelas Este campo é utilizado para calcular o vencimento da 2º em
diante. 
Administradora no
TEF 
Este campo é utilizado para amarrar o cadastro das
Administradoras no Linx com o cadastro de administradoras
do TEF. 
Código bandeira Este campo é utilizado para a conciliação automática, para
realizar validação de bandeira na conciliação de venda. Deve
ser informado com o numero da administradora
correspondente. Tabela 2 
Aceita ParcelamentoEste campo indica se aceitara parcelamento para a
administradora cadastrada.
Parcela Mês fechado o Este campo indica se os vencimentos a partir da 2º parcela
serão para o mesmo dia do mês subsequente da 1º parcela. 
Inativo Este campo indica se a administradora esta ativa ou inativa
para o sistema. 
Indica vencimento
Fixo 
Este campo indica se terá um dia fixo para os vencimentos
Indica Calculo
Apresentação
Este campo indica se será utilizada a “Data Apresentação”
para calculo do prazo de reembolso de todas a parcelas.
(utilizado pela Cielo em algumas bandeiras) 
Detalhes por filiais Esta aba serve para detalhar as regras de reembolso por
filiais ou modalidade de parcelamento quando se tem %
diferente. 

Vinculo de conta corrente para conciliação auto - Contas a receber > 6. Tabela de apoio > 095095 Vinculo de conta corrente para conciliação Auto 

Nesta tela será definida a regra para os créditos na conta corrente das baixas realizadas pela conciliação automática de cartão. A regra pode ser detalhada por Matriz 
Contábil, Rede, Estabelecimento e Código Administradora

Ponto de atenção 
As alterações realizadas nos cadastros explicados acima, devem ser realizados com muito cuidado, pois pode impactar em outros processos e também na própria conciliação 
automática, ocasionando perdas de funcionalidades e de confiabilidade nas informações


Acessando a conciliação automática de cartões - Contas a receber > 5. Cartão > 2. Conciliação de Cartões > 009192 Conciliação automática de 
cartões. 

A função da conciliação automática é auxiliar o usuário no controle dos cartões receberem dês da validação da venda realizada na loja até o momento do pagamento e credito na conta 
corrente. Baseado nisso o sistema foi dividido em quatro etapas, que são: 
1. Conciliação do movimento de venda; 
2. Conciliação do movimento financeiro; 
3. Conciliação entre administradora e conta corrente; 
4. Conciliação de movimento de baixas automáticas.


Conciliação do movimento de venda

Nessa etapa da conciliação, a partir dos arquivos enviados pelas administradoras, o sistema baseado no numero de NSU (numero sequencial único) realizara a localização da venda correspondente no Linx, atribuindo ao cartão o numero de lote (guia de envio) e a verificação do cartão, como por exemplo, a taxa, parcelamento, bandeira e valor. 
A gravação do numero de lote é realizada para auxiliar a localização das parcelas na etapa de pagamento. 

Após a verificação da venda, será apresentado o status de cada cartão processados dos arquivos da administradora. A partir destes status o sistema fornecera as opções para o tratamento.

Conciliação do movimento financeiro

Nessa etapa da conciliação, ainda baseado nos arquivos enviados pelas administradoras, o sistema realizara a localização das parcelas referente aos pagamentos informados, à localização é realizado baseado no numero de lote (Guia de envio). 
A após a execução da conciliação financeira, será apresentado o status de cada pagamento processados dos arquivos da administradora. A partir destes status o sistema fornecera as opções para o tratamento. 
Para que esta etapa seja realizada com sucesso é indispensável à realização da etapa anterior.

Conciliação de administradora e conta corrente 

Esta etapa da conciliação não é obrigatória, porem recomendável, mas ainda baseado em arquivos os sistema realizara a verificação dos pagamentos informados pelas administradoras, com as informações fornecidas pelos bancos (instituição financeira), verificando então se o que administradora informou foi realmente creditado. 
Após a execução da conciliação da administradora com a conta corrente, será apresentado status de cada pagamento processado. A partir destes status o sistema fornecera as opções para o tratamento. 
Nesse momento não é utilizado nenhuma informação do contas a receber do Linx, e uma vez optado em utilizar a verificação na conta corrente a mesma se tornara indispensável, também é indispensável a realização das etapas anteriores. 

Conciliação do movimento de baixas automáticas 

Nessa etapa da conciliação, o sistema irá utilizar a informações das três fontes (administradora, Linx e Banco), caso o sistema não encontre nenhuma divergência nas 
informações, será realizada a baixa dos cartões associado aos pagamentos enviados pelas administradoras e verificado na conta corrente e Linx. 
 Caso ao contrario o sistema apresentara os status e fornecera as opções para o tratamento das mesmas. Para que esta etapa seja executada corretamente é indispensável a realização das etapas anteriores. 
No momento da baixa se o sistema encontrar uma diferença de valor, porem dentro do valor aceito, o mesmo irá realizar o lançamento da diferença em um conta de ajuste, 
definida na parametrização. 

Tratamento das divergências

Conforme comentado acima, quando o sistema executar a conciliação automática irá apresentar os status, existe status informando que o registro está 
correto e status informando que está com divergência. 
As divergências apresentadas poderão ser tratadas pelo menu “Ferramenta”, conforme imagem abaixo:


Verifique a seguir, o significado de cada status. 

Conciliação de movimento de venda 

O status de “informação ainda não conciliada” indica que o arquivo foi lido, mas ainda não foi realizada a conciliação automática, esse status ocorre logo após o processamento do arquivo ou na reversão de uma venda. 

Tratamento: Executar a conciliação automática ou utilizar o opção “Reconciliar divergência” do menu “Ferramenta".

O status de “informação conciliada” indica que foi realizada a localização da venda informada pela administradora no Linx e nessa venda não consta nenhuma divergência a ser tratada. 

O status de “Divergência de titulo” indica que não foi localizada no Linx a venda informada pela administradora, os principais motivos de ocorrer essa divergência é a falta de integração de venda da loja, venda em POS que não foi passado no sistema de loja e venda POS que a venda foi passada com o numero de aprovação errada.

Tratamento: Verificar se o caixa da loja já esta integrado para este dia, caso não esteja integrado, deve realizar a integração de caixa de loja e em seguida executar a 
conciliação automática ou utilizar o opção “Reconciliar divergência” do menu “Ferramenta”, caso o caixa já esteja integrado corretamente, deve utilizar a opção 
“Localizar títulos divergentes” do menu “Ferramenta”.

 O status de “Divergência de taxa” indica que a taxa informada no arquivo das administradoras esta diferente da venda localizada no Linx, o principal motivo de 
ocorrer essa divergência é parametrização de reembolso errada. 

Tratamento: Utilizar a opção “Corrigir pela taxa da administradora” ou “Corrigir todas pela taxa administradora” do menu “Ferramenta”. 


O status de “Divergência de valor entre adm/títulos” indica que o valor informado no arquivo das administradoras esta diferente da venda localizada no Linx, o principal motivo de ocorrer essa divergência são vendas POS passadas erradas no sistema da loja. 

Tratamento: Utilizar a opção “Marcar informação como conciliada” do menu “Ferramenta”. 

O status de “Divergência de parcelamento” indica que o parcelamento informada no arquivo das administradoras esta diferente da venda localizada no Linx, o principal motivo de ocorrer essa divergência são vendas POS passadas erradas no sistema da loja. 

Tratamento: Utilizar a opção “Corrigir parcelamento pela administradora” ou “Corrigir parcelamento pela administradora (todos)” do menu “Ferramenta”. 

O status de “Estabelecimento não localizado” indica que o estabelecimento em questão não foi cadastrado no ERP Linx.

Tratamento: Cadastrar o estabelecimento na tela 009092 – Rede de administradora de cartão, em seguida executar a conciliação automática ou utilizar o opção “Reconciliar 
divergência” do menu “Ferramenta” .

O status de “Estorno de administradora” indica as vendas que foram estornadas pela administradora, funciona apenas para a rede CIELO.

O status de “Divergência de bandeira” indica que a bandeira informada no arquivos da administradoras esta diferente da venda localizada no Linx, os principais motivos de ocorrer essa divergência são vendas POS passadas erradas no sistema de Loja e parametrização de TEF errada. 

Tratamento: Utilizar a opção “Alterar bandeira” do menu “Ferramenta”.

O Status de “Histórico” é utilizado para o usuário indicar todas as vendas que não serão tratadas pelo robô de conciliação, com isso será ignorada na etapa seguinte. 

Conciliação de movimento de financeiro

O status de “informação ainda não conciliada” indica que o arquivo foi lido, mas ainda não foi realizada a conciliação automática, esse status ocorre logo após o processamento do arquivo ou na reversão de uma venda. 

Tratamento: Executar a conciliação automática ou utilizar o opção “Reconciliar divergência” do menu “Ferramenta".

O status de “informação ainda não conciliada” indica que o arquivo foi lido, mas ainda não foi realizada a conciliação automática, esse status ocorre logo após o 
processamento do arquivo ou na reversão de um pagamento.

Tratamento: Executar a conciliação automática ou utilizar o opção “Reconciliar divergência” do menu “Ferramenta”.

O status de “Divergência de titulo” indica que não foram localizadas no Linx as parcelas pela administradora, o principais motivo de ocorrer essa divergência é a falta de conciliação de movimento de venda. 

Tratamento: Verificar na etapa anterior se o cartão esta conciliado, caso não tenha arquivo processado para essa venda, utilizar a opção “Localizar títulos divergentes” do menu “Ferramenta”. 

O status de “Divergência de taxa” indica que a taxa informada no arquivo das administradoras esta diferente das taxas informadas nas parcelas localizadas no Linx, o principal motivo de ocorrer essa divergência é parametrização de reembolso errada. 
Tratamento: Utilizar a opção “Corrigir pela taxa da administradora” ou “Corrigir todas pela taxa administradora” do menu “Ferramenta”.

O status de “Divergência de valor entre adm/títulos” indica que o valor informado no arquivo das administradoras esta diferente das parcelas localizadas no Linx, o principal motivo de ocorrer essa divergência são vendas POS passadas erradas no sistema da loja. 
Tratamento: Utilizar a opção “Marcar informação como conciliada” do menu “Ferramenta”.

O status de “Divergência de vencimento” indica que o vencimento informado no arquivo das administradoras esta diferente dos vencimentos das parcelas localizadas no Linx, o principal motivo de ocorrer essa divergência é parametrização de reembolso errada. 
Tratamento: Utilizar a opção “Corrigir vencimento pela administradora” ou “Corrigir vencimento pela administradora (todos)” do menu “Ferramenta”.

O status de “Estabelecimento não localizado” indica que o estabelecimento em questão não foi cadastrado no ERP Linx. 
Tratamento: Cadastrar o estabelecimento na tela 009092 – Rede de administradora de cartão, em seguida executar a conciliação automática ou utilizar o opção “Reconciliar divergência” do menu “Ferramenta” 

O status “Divergência na fase anterior” indica que todas as parcelas do pagamento foram localizadas no Linx, mas pelo menos uma delas está com divergência da conciliação de venda. 
Tratamento: Tratar as divergências das vendas desse pagamento na etapa anterior (Conciliação de venda), após isso executar a conciliação automática ou utilizar o opção “Reconciliar divergência” do menu “Ferramenta”. 

O Status de “Histórico” é utilizado para o usuário indicar todas os pagamentos que não serão tratados pelo robô de conciliação, com isso será ignorada na etapa seguinte.

Conciliação entre administradora e conta corrente


O status de “informação ainda não conciliada” indica que não foi executada a conciliação de ADM x CC ou não foi localizado nenhum registro na conta corrente para o pagamento em questão. 
Tratamento: Executar a conciliação automática ou utilizar o opção “Reconciliar divergência” do menu “Ferramenta”. Caso utilize a verificação de conta corrente e se o sistema não encontrar o registro no extrato, nessa situação vai continuar como “Informação ainda não conciliada”.

O status de “informação conciliada” indica que foi realizada a localização do pagamento na conta corrente e não existe nenhuma divergência a ser tratada. 

O status de “Divergência da fase anterior” indica que o valor da Administradora esta de acordo com o valor da conta corrente, mas o pagamento em questão esta com divergência na conciliação do movimento financeiro.
Tratamento: Tratar as divergências dos pagamentos na etapa anterior (Conciliação Financeira), após isso executar a conciliação automática ou utilizar o opção “Reconciliar divergência” do menu “Ferramenta”. 

O status de “Conta corrente não localizada, tela 009095” indica que não foi parametrizada nenhuma conta corrente para o perfil do pagamento em questão. 
Tratamento: Parametrizar a regra de credito em conta corrente na tela 009095 – Vinculo de conta corrente, em seguida executar a conciliação automática ou utilizar o opção “Reconciliar divergência” do menu “Ferramenta”

Conciliação de movimento de baixas automáticas


O status de “informação ainda não conciliada” indica que não foi executada o processo de baixa automática. 
Tratamento: Executar a conciliação automática ou utilizar o opção “Reconciliar 
divergência” do menu “Ferramenta”. Caso utilize a verificação de conta corrente e se o sistema não encontrar o registro no extrato, nessa situação vai continuar como “Informação ainda não conciliada”.

O status de “informação conciliada” indica que não existe divergência na conciliação da administradora com a conta corrente, fase anterior. 

O status de “Valor com baixa finalizada” indica que o pagamento foi baixado automaticamente pelo processo de conciliação. 

O status de “Divergência de valor entre CC/Títulos” indica que a somatória das parcelas encontradas no Linx não coincide com o valor creditado na conta corrente. 
Tratamento: Utilizar a opção “Liberar baixa dos títulos correspondente” do menu “Ferramenta”. Caso necessário o sistema também permiti realizar lançamento de ajustes antes na liberação. 

O status de “Títulos já baixados por outro processo” indica que o pagamento já foi baixado 100% por outro processo que não foi a conciliação automática.

O status de “Baixa liberada pelo usuário” indica que a baixa foi realizado pelo processo de conciliação automática, mas com participação(intervenção) do usuário. 

O status “Bloqueado para baixa” indica que o pagamento esta bloqueado para a baixa da conciliação automática, porque já existem algumas parcelas baixadas por outro processo.

O status de “Divergência da fase anterior” indica que o valor da Administradora esta de acordo com o valor da conta corrente, mas o pagamento em questão esta com divergência na conciliação do movimento financeiro.
Tratamento: Tratar as divergências na etapa anterior (Conciliação de administradora x conta corrente), após isso executar a conciliação automática ou utilizar o opção “Reconciliar divergência” do menu “Ferramenta”. 

 

 Opções de tratamento das divergências


A tela "Localização de Títulos" auxiliará na localização dos títulos divergentes. Por tratar-se de um assistente de localização, não possui um número de tela. Além disso, só poderá ser acessada por meio da tela 009192 - Conciliação automática de cartões.

A tela "Troca de bandeira" auxiliará na alteração de bandeiras. Por tratar-se de uma tela auxiliar, não possui um número de tela. Além disso, só poderá ser acessada por meio da tela 009192 - Conciliação automática de cartões.

Tabelas

Tabela 1 – Código rede 
00000 INDEFINIDA 
00001 TECBAN 
00005 REDECARD 
00006 AMEX 
00021 BANRISUL 
00082 GETNET 
00125 CIELO 

Tabela 2 – Código bandeira 


CIELO – CRÉDITO/DEBITO 

001 VISA 
002 MASTER 
006 SOROCRED 
007 ELO 
009 DINERS 
011 AGIPLAN 
015 BANESCARD 
023 CABAL 
029 CREDSYSTEM 
035 ESPLANADA 
064 CREDZ


REDECARD – CRÉDITO/DEBITO

 0 OUTRAS BANDEIRAS 
1 MASTER 
2 DINERS 
3 VISA 
4 CABAL 
5 HIPERCARD 
6 SOROCRED 
7 CUP 
8 CREDSYSTEM 
9 SICRED 


REDECARD - CREDITO 

0 OUTRAS BANDEIRAS 
1 MASTER 
2 DINERS 
3 VISA 
4 CABAL 
5 HIPERCARD 
6 SOROCRED 
7 CUP 
8 CREDSYSTEM 
9 SICRED












  • Sem rótulos