Conciliação de cartões - Auditoria venda a venda
A conciliação de cartões no Degust One retaguarda, visa auxiliar o franqueado no controle de suas receitas, podendo identificar inconsistências como: taxas e depósitos realizados incorretamente pela administradora.
A definição das receitas que entrarão no fluxo de conciliação será feita pela loja, através do cadastro da receita.
Configurando as receitas
As informações que são buscadas na Equals, alimentam a tela de "Conciliação de cartões" e de "Controle de reembolso de administradora"
Acesso aos módulos:
Conciliação de cartões: (Financeiro > Conciliação de cartões)
Controle de reembolso (Financeiro > Controle de reembolso de administradora)
Para configurar cada receita, será necessário acessar com perfil de "Franqueado" (loja), o menu (Cadastro > Financeiro > Configuração de receitas)
Devemos habilitar a flag "Receita Integração Equals". Desta forma, é possível desconsiderar receitas que não sejam retornadas pela Equals, facilitando a conferência.
OBS: A flag não será disponibilizada para a receita "Dinheiro", já que é recebida à vista na loja, sem qualquer intermédio de administradoras de cartões.
OBS(2): A tela de conciliação de cartões, somente servirá para consultar os registros importados na Equals e compararam com o Degust, não influencia em nada o fluxo financeiro do sistema.
Realizando a conciliação
Com as receitas configuradas, será possível realizar a conciliação dos cartões. Para acessar a tela de conciliação, deveremos acessar o menu (Financeiro > Conciliação de cartões).
Na tela de conciliação será possível "Consultar" os meses conciliados ou criar um "Novo cadastro" de conciliação.
Ao realizar um novo cadastro, serão exibidas as vendas presentes no Degust e as presentes no conciliador:
Vendas DEGUST: Traz as vendas contabilizadas no sistema Degust PDV configuradas para conciliação (realizando o filtro pela data caixa das vendas)
Vendas CONCILIADOR: Traz através do conciliador Equals, as vendas contabilizadas nas máquinas de cartão (realizando o filtro pela data de venda)
Detalhamento das colunas - Vendas Degust
- Campo (Tipo Transação): Cadastro de Receita campo "Tipo Eletrônico" (Cadastro > Financeiro > Receita).
- Campo (Taxa): Determinada na configuração de receita (Cadastro > Financeiro > Configuração de receita)
- Campo (Valor Líquido): É o valor Bruto - valor da taxa.
Regras de conciliação
- Regra para encontrar os registros:
- O sistema procura os registros que possuam NSU Rede iguais OU Cód. Autorização Iguais
- A = Conciliado automaticamente:
- Conciliações onde o sistema encontra um registro igual no Degust e no conciliador, em que a taxa, valor líquido e data também sejam idênticas entre ambos.
- D = Não conciliado - Divergente:
- Conciliações onde o sistema encontra um registro igual no Degust e no conciliador, porém em que a taxa, valor líquido ou data sejam diferentes entre ambos.
- Esses registros precisam ser conciliados manualmente
- N = Não conciliado - Não encontrado:
- Todos os registros que o sistema não encontrar um par no conciliador (geralmente são as vendas POS, pois não possuem NSU/Cod. Autorização).
- Esses registros precisam ser conciliados manualmente
Filtros
Existem alguns filtros que nos auxiliarão na realização das conciliações, como por exemplo os aplicados quando clicamos nos quadros: TOTAL GERAL, CONCILIADOS, NÃO CONCILIADOS.
Total Geral: Atualizará as tabelas com todas as transações, conciliados ou não.
Conciliados: Trará todas as transações conciliadas, manual ou automaticamente.
Não conciliados: Trará todas as conciliações não realizadas, seja por não encontrar uma correspondente ou por ter divergência de taxa.
Nos quadros são apresentados também os totalizadores de registros, para cada situação, detalhados na imagem abaixo:
Além dos filtros mostrados acima, teremos disponíveis todos os filtros da grid, podendo realizar uma consulta específica em cada um deles.
Conciliação manual e desconciliação
Quando uma conciliação não for realizada automaticamente (seguindo as regras), teremos que realizar a conciliação manualmente.
Dessa forma, será necessário selecionar no primeiro painel o valor no Degust e no segundo o valor no conciliador, então clicar em "Conciliar registros".
O registro será alterado para conciliado "M", que significa "conciliado manualmente"
Para desconciliar qualquer registro, basta apenas clicar em "Desconciliar" na coluna de "Ações" em qualquer um dos painéis.
Não conciliado por divergência
No caso da transação não conciliada por divergência que é quando a taxa está cadastrada incorretamente, as informações batem com exceção do valor líquido, neste caso é necessário realizar a correção da mesma através do menu (Cadastro > Financeiro > Configuração de receita), ou também é possível confirmar a conciliação no botão "Confirmar transação", pois muitas vezes a diferença pode ser algum arredondamento da administradora.
Passo a passo resumido
Neste passo a passo, serão resumidas as informações para quem adquiriu conhecimento básico sobre o conciliador e deseja relembrar apenas o fluxo de configuração / operação de conciliação.
- Realizar a configuração das receitas que serão exibidas no conciliador, ativando a flag "Exibir a receita na conciliação de cartões" (Cadastro > Financeiro > Configuração de receita), lembrando que dinheiro não será exibido.
- Configurar a taxa correta, também na configuração de receitas para que a conciliação seja realizada corretamente.
- Acessar o conciliador através do menu (Financeiro > Conciliador de cartões).
- Conferir as conciliações não realizadas, considerando os seguintes motivos:
- Vendas realizadas no POS, pois não gera um código de autorização no sistema para comparação.
- Taxas incorretas, verificar se os dados de NSU e autorização são iguais e existe uma diferença no valor líquido, nesse caso será necessário revisar a taxa da administradora e corrigir no sistema Degust (Configuração de receita).
5. Concluir as conciliações manualmente após realização da correção de configuração de receita, o sistema não atualizará automaticamente para não afetar outras conciliações já realizadas.
Controle de reembolso de administradora
O outro módulo que será alimentado pela Equals, será o de "Controle de reembolso de administradora". Onde as receitas configuradas para utilizar a integração Equals, serão buscadas e importadas na tela de reembolso.
O primeiro passo para utilizar o reembolso por meio da integração Equals é solicitar que a franqueadora habilite no cadastro de loja a flag para utilização da integração. (Cadastro > Loja > Loja)
Caso a loja seja um varejo, o próprio administrador da loja poderá habilitar no cadastro de loja.
OBS: Ao habilitar essa configuração, todas as receitas que estiverem configuradas como "Receita de integração Equals" terão seus valores integrados via Equals e não serão mais geradas de acordo com os valores de vendas do Degust.
Com a configuração realizada no cadastro de loja, devemos configurar cada uma das receitas que será integrada com a Equals. (Cadastro > Financeiro > Configuração de receita)
Será necessário habilitar a flag "Receita integração Equals" e selecionar os campos: "Rede Equals", "Bandeira Equals" e "Transação Equals".
Esses campos servem para importar a receita de configuração equivalente na Equals.
Para que o Degust realize a busca por meio da integração, devemos:
- Acessar o "Controle de Reembolso de Administradora
- Selecionar o "Período" de busca
- Marcar a flag "Atualizar registros com a Equals".
- Clicar em consultar
O "Período de" selecionado também altera a forma como é realizada a busca no Equals, sendo:
- Depósito = Degust realiza a busca das informações pela data venda do Equals
- Previsão ou Efetivação = Degust realiza a busca das informações pela data pagamento do Equals
Os valores importados por meio da integração, serão os presentes na Equals (taxa, valor liquido, valor bruto).
Será exibida uma coluna na grid, informando se é registro Equals ou não.
Para que o controle seja feito da forma correta, devemos utilizar ou somente pela Equals, ou somente pelo Degust.
Teremos também na Grid, botões complementares para auxiliar no controle, sendo eles:
OBS: Os registros Equals integram valores de ajuste e antecipação
Verificar Receitas Integradas:
Este botão, exibirá as receitas cadastradas e se estão integradas ou não.
Essa informação auxiliará na realização da configuração correta, quando não estiver integrada, significa que não foram preenchidas as receitas de acordo com as informações presentes na Equals.
Visualização de calendário:
Este botão exibirá os totalizadores dos registros:
No registro diário de cada receita, também será possível visualizar informações como: lote, ajustes e antecipação.
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